Blog do Raul

Rubens Lara, por que tão cedo ?

Foto Arquivo

Lí certa vez que a morte de um amigo não é um fato jornalístico, mas um acontecimento existencial, que mobiliza camadas muito profundas de nossa personalidade. Permaneço em estado de choque pela morte de Rubens Lara. Amigo e companheiro sempre fiel aos ideais republicanos, que deixa um legado para todos nós que sonhamos com uma sociedade mais justa, menos desigual. Lara foi um educador do respeito aos princípios da res publica, coisa pública, para o bem comum, daquilo que é de todos, que ninguém pode dispor em benefício exclusivamente seu, em detrimento aos demais.

Hábil nos bastidores políticos, priorizava o planejamento estratégico, para evitar desvios de finalidades. Parceiro leal de tantas jornadas, Rubens Lara esmerava-se na conciliação e se mostrava previsível, porque sempre se destacou pelo seu caráter agregador em todos os sentidos da sua vida pública e privada. Creio que dos seus 64 anos de idade, quase 50 foram dedicados às causas coletivas e, principalmente, públicas. Que eu me lembre, Lara não era de surpreender os seus amigos e foi esta a primeira vez que ele não conseguiu controlar a situação.

Era um soldado dedicado e valioso do Partido. Seus amigos, correligionários, eleitores, simpatizantes e grande parte do PSDB de Santos agora sonhava vê-lo eleito ao lado de João Paulo Tavares Papa. Idéia que ele não descartava, apaixonado que era por sua querida Santos. Sua dedicação ao trabalho e à cidade nos torna duplamente órfãos, do companheiro político e do amigo solidário.

Rubens Lara nos deixou, prematuramente, no início da noite de hoje. Mas não me conformo com o acontecido, porque, recentemente, numa reunião em minha casa, confidenciou-nos (a Edmur Mesquita e a mim), que dispunha de pelo menos mais uns 20 anos de vida… Só nos resta o desejo de que, onde quer que ele esteja, continue a nos guiar, comandante que era dessa nossa luta!

Saudades, Lara, para sempre!

PS. Rubens Lara, para a surpresa de todos, faleceu na última quarta-feira (12), por volta das 20h00. Seu corpo foi velado no Salão Nobre Esmeraldo Taquínio, do Paço Municipal de Santos, desde às 23h45, e guardado no Cemitério Vertical Memorial Ecumênica de Santos, às 16h55 de quinta-feira (13), na presença dos seus familiares e amigos.

Compartilhe

75 comentários em “Rubens Lara, por que tão cedo ?”

  1. Homem de conduta ética, honesto, uma perda realmente irreparável.Que Rubens Lara possa, lá do céu nos acompanhar e nos dar bastante luz na vida política.Que Deus esteja sempre com sua família.

  2. João Carlos(Itariri)

    Caro amigo!!
    Neste momento é muito difícil falar algo,a não ser da falta que vai fazer o amigo e companheiro,conselheiro Rubens Lara.Saudações Tucanas.

  3. José Temistocles Neves Machado

    Boa noite,meu caro Raul;

    Bons tempos aqueles em que nos envolvíamos na saudável arte de fazer política com o coração.Agora vem a notícia a respeito do amigo Rubens Lara.Triste,mas certo de que ele cumpriu bem sua missão,com sua permissão,faço de você portador do meu sentimento…Grato!

  4. LAURIANO DOS SANTOS

    Querido Raul,
    Ontem escrevi no seu blog, mas como sou novato nessas coisas de informática, possivelmente não chegou até você. Não sabia qual a razão, mas eu estava emocionado. Comentei com um amigo que quando me refiro a você, sinto essa emoção. A emoção da amizade sincera, do irmão de verdade. Falei da nossa luta, do dia que nos conhecemos em Mongaguá, há 29 anos, da jornada política que empreendemos, com o grande sonho da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Falei da fundação do PSDB no Vale do Ribeira e que, em cada município tem os nossos rastros abrindo caminho para a Social Democracia. Você, Betão, Alfredo e eu, os quais sonhávamos juntos o sonho que não pode acabar, porque não é utópico, é meta para o homem que se despe de suas vaidades pessoais para incorporar o desejo da felicidade coletiva. Falei do caminho que tive de tomar, sem perder o rumo do ideal.
    Ao final rendi o meu tributo ao grande timoneiro da nossa jornada, que foi e é o grande Lara, o nosso Deputado, o nosso amigo, o nosso irmão. Da honra que você me concedeu ao me citar por algumas vezes no seu Livro “De volta ao Começo”.
    Horas depois recebi a notícia: o Lara morreu!
    Assim é a vida, assim é o processo natural de nossa existência. Morreu no auge de seu sonho, morreu participando, morreu querendo continuar. E continuará, porque os ideais são sementes que germinam em outros que crêem na justiça, no amor.
    Você, Raul, neste momento de lágrimas representa e representará para mim, o grande Lara.
    Choremos juntos a lágrima da saudade para respirarmos depois a certeza de que os bons não morrem.
    Que Deus ampare o nosso amigo, irmão de luta e de ideais.
    Obrigado Raul, meu irmão.
    Lauriano

  5. Catarina Furtado

    Raul,
    A partida prematura de Lara é uma perda muito grande para a cidade, apesar de não ser de surpresas nos surpreendeu e com esta saída repentina faz desenhar um novo cenário político. Existem pessoas que até mo ultimo momento é capaz de dar as cartas e de fazer história.

  6. Para a felicidade da politica paulista e nacional, a Cidade de Santos sempre foi muito pródiga em produzir uma alta estirpe de politicos, e isso remonta de uma historia mais que secular.
    No entanto, numa triste coincidencia, uma geração partiu muito cedo e de forma precoce.
    Minha memoria não pode deixar de lembrar de Esmeraldo Tarquinio e Mario Covas, e agora, de forma ainda mais inesperada e assustadora, Rubens Lara.
    Querido, amavel, afavel, educado, prestativo, abnegado, habil, firme e seguro sem perder um milimetro de docilidade, já nos faz falta e tras uma enorme lacuna no sentimento.
    Como pessoa publica e no trato pessoal imaculado e nada mais precisa ser dito e lembrado sobre o Lara.
    A lembrança e a ausencia por certo serão dolorosas, mas ainda mais calorosa e dura será o fato de sentirmo-nos ideologicamente e posturalmente órfãos.
    Mas DEUS sempre leva mais para junto de Sí, os melhores e aqueles que estão sentados a seu lado direito.
    São os designios de DEUS e quem somos nós para contestar, oxalá, a geração de pessoas publicas posterior e sucessora da geração de Esmeraldo, Covas e Lara, gente como Raul e Edmur, que seguem na mesma trilha, fiquem por mais tempo entre nós, apesar de que têm em comum o fato de serem tão especiais quanto seus antecessores.

  7. Além da imagem serena de homem poderado, quero lembrar de Lara como aquele senhor de cabelos já brancos,a distribuir “santinhos” na praça Independência nas últimas eleições municipais,liderando um grupo,com a vibração e disposição disposição de um jovem que acredita no que faz.
    Esse foi o nosso Lara. Tranqüilo, cerebral,mas quando preciso, mostrava: “estou aqui”!
    Com o exemplo da vida desse homem, vamos em frente, Raul!

  8. Lucas Tavares

    O Rubens Lara era daqueles poucos na política que você pode considerar amigo. Apesar de não ter tido grande vivência pessoal ao seu lado, percebi que era pessoa das mais confiáveis. Incapaz de perpetrar o mal, agia em nome do bem. Como fonte jornalística, era discreto e nunca – em meus tempos de colunista – lançou farpas ou frituras contra quem quer que seja. Jogava para apaziguar e evitar tensões e, por isso, as vezes, era criticado. Mas eis o Rubens Lara em sua principal qualidade: o estímulo à tolerância. Ele era um amortecedor de conflitos. Talvez por isso seu coração não tenha resistido. Que ele descanse em Paz. Esta, com certeza, numa dimensão superior.

  9. Na primeira ligação que recebi achei que era brincadeira, na segunda, desconfiei que era verdade, na terceira não queria acreditar.

    Lara se foi, mas seus exemplos ficam. Todos eles.

    O grande desafio é seguirmos esses exemplos.

    hoje lembrei que ele foi a primeira pesssoa com quem falei no partido da minha vontade de ser candidato a vereador em Santos. Ele era presidente do partido e virtual candidato a vereador. Me atendeu no mesmo escritório de onde fez suas últimas ligações.

    A liçà o que aprendi nesse dia: além do livro autografado que ganhei dele, a dica de que campanha se faz com 3 ‘esses’: suor, saliva e sola de sapato.

  10. PS, a repercussão de sua morte, as presenças no velório e no enterro e a quantidade / qualidade dos comentários no blog representam muito bem como o Lara era querido por muitos e respeitado por todos.

  11. Marco Antonio Soares Penteado

    Caro Amigo Raul,Fiquei sabendo do falecimento do nosso amigo Rubens Lara através do jornal Diario do Grande ABC,impossibilitado de comparecer ao sepultamento transmita meus sentimentos aos seus familiares em nome de todos filiados de Santo André,continuaremos a seguir seus ensinamentos um abraço.

  12. Edu Sanovicz

    Raul e amigos, fora da cidade há algum tempo, soube ontem a noite do falecimento do Lara e depois dos comentários no blog. Li muito do que as pessoas escreveram e me deu vontade, para não repetir companheiros que escrevem bem melhor do que eu, de dizer apenas que esta é uma linda maneira de reconhecer um companheiro cuja contribuição fica na história da luta democrática, muito além dos limites de nossa querida ilha…….
    Abraços a todos,

  13. Rodrigo Simonsen

    Estive com nosso amigo Rubens Lara neste último domingo, em um encontro perfeitamente representativo da relação que sempre tivemos. O papo fraterno, cordial, sereno, entre duas pessoas que se admiravam mutuamente mesmo que de modo distante – eu, pela figura honrada; ele, pelo jovem promissor -, em contato nos eventuais encontros políticos ou nas singelas trocas de presentes e mensagens eletrônicas. Deixo registrada a saudade e o abraço sincero à família deste homem bom que foi o Lara. Que Deus cuide de sua alma com especial carinho.

  14. Assim como as ondas do mar não pedem licença para chegarem à praia.
    Não nos cabe questionar porque Deus nos leva para sua proximidade.
    Cabe-nos apenas aprender com os legados deixados.
    LARA nos deixou muitos.
    Portanto paremos de nos lamentar e continuemos suas obras.
    Reflorestemos a Serra do Mar para que os Manacás, as Acácias e os Ipês floresçam.
    Assentemos os moradores das cotas para que eles tenham uma vida melhor.
    Ajudemos o governador a produzir o melhor para São Paulo.
    E aí com certeza manteremos LARA VIVO.

  15. Maria Emilia

    Raul,
    Falei para vc que não leria hoje, achei que amanhã me sentiria mais forte e conformada, mas não consegui. Li e foi muito bom. Bom, porque encarei a verdade. Rubens Lara partiu, foi descansar, merecidamente, mas muito cedo para nós! Cheguei a pensar “agora tudo acabou”, não! O Lara nos deixou mas continua junto de nós. Sua garra, sua vontade de viver, lutar, sempre pregando a verdade, com honestidade, decência e coerência estará sempre presente. Ele partiu sim, mas nós herdamos seus ensinamentos, unidos conseguiremos construir o que ele não teve tempo de fazer. Se ele aqui hoje estivesse estaria dizendo “vamos, vamos, vamos trabalhar, cartão amarelo para quem falhar”. Querido Raul, não estamos órfãos, tenha certeza que ele estará nos conduzindo, de mãos dadas, para um futuro melhor, com uma sociedade mais justa!
    Um grande beijo

  16. Raul, logo que recebi a notícia, veio na memória, após o choque. Lembrei quando no sábado, na reunião do Diretório, voces dois entraram no auditório, e eu me dirigi para comprimenta-los, e o Lara brincou conosco, perguntando para onde íamos e se tinhamos combinado.Só porque estavamos vestidos com camiseta da mesma côr, e ai começamos a rir, esse momento ficará guardado com carinho em minha memória.
    Quero externar os meus mais sinceros pêzames aos amigos e familiares do PROFESSOR Rubens Lara ,que prá muitos de nós foi e continuará sendo: Sinônimo de Humildade.
    Descanse em Paz PROFESSOR!
    sinônimo

  17. Raul,estava no Centro da cidade do Rio de Janeiro quando o celular tocou, era o Villela me perguntando se o Rubens Lara teria falecido, falei a ele que deveria ser algum engano mas que iria fazer algumas ligações e retornaria a ligação.Foi com muito pesar que se confirmou o passamento do nosso amigo e professor Rubens Lara .
    Descance em PAZ, professor, amigo e compadre Rubens Lara.

  18. Jose Luiz Guerrero

    Raul, o que posso dizer?
    Muito pouco o que dizer e muito o que lembrar. Lembrar, por exemplo do dia do meu casamento, em que o Larinha, sentado junto com vc. brincavam dizendo que ainda havia tempo de voltar atrás e sair dali. Lembrar dele dizendo de sua preocupação em me ver tremendo tanto, e dá-lhe risadas.
    Apesar do tempo que não tinha contato com ele, assim como com vc. Apesar de acompanhar apenas a distância, sem querer me envolver com política, ou políticos, algumas pessoas merecm meus respeitos e meu carinho.
    Rubens Lara, com certeza merecia minha mais profunda admiração e amor fraternal. Ele era digno, honesto, sincero, como poucas pessoas que eu conheço.
    Se ele tivesse que falar não, ele o fazia. Mas, sempre preferiu ajudar e dizer sim.
    Já faz tempo que eu não sinto dor com a morte de alguém, como tenho sentido nesses dias. Acho que com a morte de meu padrinho de casamento fiquei um pouquinho mais órfão.
    E assim vamos perdendo um pouquinho de nós em cada pessoa que amamos e perdemos para a morte.
    Lamento muito…

  19. Evandro Losacco

    Raul,

    Não pude prestar pessoalmente a última homenagem ao nosso querido Rubens Lara, pois estava em viagem de trabalho no interior de SP, mas os meus pensamentos se voltaram para que se ilumine esse novo caminho que irá trilhar e que ele ajude todos os seus correligionários nessa nova fase da sua existência, junto de Covas, Grama, Chubaci, Montoro, Paulo Kobayashi e Sergio Mota. A saudades fica, mas a alegria de ter podido conviver com ele nos consola.

  20. Fábio Lopez

    Raul,

    Assim como muitos, também me sinto órfão em virtude da prematura perda do mestre Rubens Lara. Não utilizo o título que antecede seu nome como referencia a qualificação profissional, mas sim por tudo que ensinou, e carinhosamente sempre o chamei assim. Conheci Rubens Lara pessoalmente nos bancos da faculdade de direito em 1.996. Lembro-me de sua paixão por políticas públicas, meio ambiente, e principalmente por nossa região. Suas orientações muito me ajudaram quanto exerci o cargo de Diretor Regional da Secretaria do Trabalho. Sem dúvida a lacuna deixada pelo mestre é enorme, porém devemos nos encorajar e continuar, dentro do possível, seu brilhante trabalho.

  21. Maurilio Tadeu

    Raul,
    Fiquei triste com a notícia, mas conformado quando pude ir ao Memorial e ver a quantidade de pessoas lá presentes; muitos amigos do nosso amigo Rubens Lara, solidários e tristes como eu. Claro, algumas presenças inusitadas, se eu assim puder dizer. Nos encontrávamos algumas vezes e ele, sempre, muito carinhoso, muito amável. Seu sorriso franco que eu nunca irei esquecer, seu modo simples de motivar e incentivar a todos. Rubens Lara era a imagem do conciliador, do conselheiro, do amigo. Como ser humano, como cidadão, como político, um exemplo a ser seguido. Lara estará sempre vivo em nossa lembrança.

  22. Querido Raul Muito triste a perda do LARA…Fará muito diferença sua ausência na nossa região… Torço para que, ele continue sua evolução ao lado de outros companheiros e que, faça muita ALGAZARRA por lá! Bons ventos a todos…todos!!!

  23. Raul

    Infelizmente perdemos, de maneira precoce, um grande líder, Companheiro, Irmão e Conselheiro. Não pude ir á última despedida mas meu pensamento, durante o tempo todo lembrava do amigo sempre presente. Lara foi uma grande alegria e um grande orgulho para todos nós. Deixa como legado o exemplo de como deve agir um homem público.

  24. Marília Bonavides

    O que mais dizer da lamentável perda do nosso Lara?
    Era um homem honrado, bom, amigo, sincero, dinâmico, entusiasmado,um político de exceção, inteligente, culto, gentil e, muito mais. Trabalhamos juntos na Comissão de Direitos Humanos da OAB. De Rubens Lara só tenho boas lembranças, bons exemplos e agora, infelizmente, muita saudade.

  25. alberto kolanian

    preciso falar contigo.
    assunto fundamental.
    peço me retornar.
    fone cel 96001209
    importante!!!!!!!!!!!!!!!!1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *