Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog do Raul

LLX do Porto Brasil lembra MSI do Corinthians …

Postei em 18 de outubro do ano passado, um texto intitulado "Parece ‘Second Life’, mas Peruíbe pode ter um Porto!"https://blogdoraul.com.br/128/parece-second-life-mas-peruibe-pode-ter-um-porto/ -, comentando sobre o anúncio da construção de um moderníssimo porto no município de Peruíbe, a 70 quilômetros de Santos. Agora há pouco lia matéria de capa da revista Carta Capital, com o título "O Tropeço de Eike", contando sobre a investigação da Polícia Federal, denominada "Toque de Midas", que pode colocar em risco o sonhado salto de desenvolvimento econômico do Litoral Sul paulista, justamente porque com os negócios sob suspeita, as empresas do Grupo EBX perderam 10 bilhões de reais em menos de duas semanas.

De todos os comentários que já postei neste blog, esse de outubro passado foi o que provocou o maior número de comentários – 111 até às 22h20 de hoje. O tema é presente e polêmico, porque imagino que os internautas ao buscarem informações sobre o Porto de Peruíbe visualizam o meu post e reacendem os debates. Vejo a evidência deste blog, nesse assunto, com muita curiosidade, pois os desdobramentos desde o anúncio dos investimentos bilionários (em torno de R$ 5 bilhões), à perspectiva da geração espetacular de empregos (10 mil postos diretos de trabalho), aos estudos de impacto ambiental, à retirada de uma aldeia de índios Guarani, à mudança do plano diretor e de zoneamento costeiro da região de Peruíbe, até os questionamentos do Ministério Público Federal na Baixada Santista, como um alerta para a necessidade de acordar antes que o sonho se transforme num pesadelo irremediável.

A Operação Toque de Midas nos permite uma conexão com a história da desmoralizada e desmascarada parceria MSI/Corinthians. Faz quatros anos, o clube paulista recebeu um presentão duvidoso com investimentos aparentemente sem fim, gerenciados por um gerente iraniano Kia Joorabchian, que seduzia corintianos com a montagem de um verdadeiro time dos sonhos. Kia era tratado como um Deus, por uma nação torcedora que ama o clube e agora amarga disputas na segunda divisão do futebol brasileiro. Com todo o respeito, mas não soa estranho empresas ou organizações, aparentemente sem nome e sem sentido, identificadas por siglas que nada dizem respeito às suas atividades, como MSI, EBX, MMX, OGX, MPX, LLX, XPTO, PQP … ?

Peruíbe e a Baixada Santista não podem se tornar vítimas de um embuste. O velho ditado de quando a "esmola é muita até o Santo desconfia", cabe muito bem nesses casos de investimentos volumosos, cujas origens não são bem explicadas. E a primeira reação, quando se constrói uma análise crítica sobre a possibilidade dessa região prosperar, é rotular primeiro, de "turma do não", quem busca seriedade e responsabilidade para um desenvolvimento seguro, de verdade.

Na matéria da Carta Capital, escrita pelos jornalistas André Siqueira e Gilberto Nascimento, há uma definição do empresário Eike Batista, o Midas do Porto Brasil de Peruíbe, como alguém que carrega consigo a fama de transformar em ouro as atividades em que se envolve, como o célebre rei da mitologia grega: "Quem o conhece melhor diz que o verdadeiro talento de Eike não é o de extrair do solo o valioso metal. Ele ganha mais dinheiro ao vender o mapa da mina. E fez bilhões ao convencer grandes investidores e grupos … … de que é capaz de acertar em cheio os grandes veios de ouro, de minério de ferro, petróleo …" … portos faraônicos.

Investimentos, empregos e desenvolvimento são bem-vindos, mas não a qualquer preço. Ao visitar o site da LLX – www.llx.com.br – o leitor terá oportunidade de constatar um rol de intenções grandiosas para a região Sudeste do país, com a construção de dois super-portos – do Açu (São João da Barra, RJ) e Brasil (Peruíbe, SP) e um de porte médio – Sudeste (sem menção do local). Continua parecendo uma viagem ao site do Second Life, mas com uma carga especulativa, além da fantasia, nessa história. Quem vai comprá-la ? Será que a Baixada merece viver o risco de uma nova e explosiva decepção ?

Compartilhe

17 comentários em “LLX do Porto Brasil lembra MSI do Corinthians …”

  1. Mauro Haddad

    Amigo Raul, já q hoje o sr. reclamou que não tenho comentado seu blog, cá estou! Raul não acho q a baixada mereça uma decepção. por isso planejamento é fundamental. Participei da apresentação do projeto na AGEM / COndesb já faz um tempo. a empresa do grupo para petróleo e gás, OGX, foi o maior IPO (abertura de capital) da história do bovespa e isso não é pura e simplesmente expeculação. a empresa metalúrgica do grupo funciona bem e muito bem. a operação no litoral sul pode mudar definitivamente a cara da região. Estamos preparados? e se não vier o porto lá, temos o porto cá, em santos, com a ampliação em barnabé-bagres, a petrobrás, o boom imobiliários, obras de infra estrutura como as da sabesp, rodoanel e etc. a questão é: o q a baixada pretende?

  2. Claudio Alves de Amorim

    Amigo Raul, é só acessar o site da LLX, que verá que as empresas do grupo emitiu uma nota de exclarecimento público…

  3. Raul, não tenho proferido comentários em razão da falta de tempo. Nesta questão do porto em Peruíbe, creio que o tema é mais embaixo: afinal qual é a destinação econômica de todo o Litoral Sul de São Paulo. Há muito sabemos (e somos questionados) sobre o abandono dessa região: há muito são prometidos estudos e ações: há muito essas ações e estudos não se implementam. Qual o destino da região: turismo somente? aproveitamento energético com o Tijuco Alto? chá? palmito? banana? Nem o MST produz notícia da região! Sendo a região em boa parte objeto de preservação ambiental, alguma universidade deveria iniciar esses estudos e levá-los ao público e ao governo (federal inclusive, já que este atende sempre aos pleitos da “população mais pobre”). Estamos devendo e o Porto não irá solucionar essas questões.

  4. Fernando Barbosa-

    Srs. Somente hoje fui apresentado ao blog e, como morador de Peruíbe, gostaria de dar minha participação modesta. Participei de um concurso ha dois anos atras e fui o primeiro colocado para comandar o censo populacional e agrícola da cidade. Eu comandava 2 supervisores e 17 recenseadores. Muitas vezes, pelo prazo estar expirando, tive que trabalhar na rua, fazendo visitas e pude constatar que um dos principais problemas da nossa cidade, assim como de toda a região é a falta de investimento em empregos. Nossa cidade tem que se decidir! Se precisamos de indústrias para geração de riquesas, empregos e renda, ou ficaremos sempre sendo “A estância turística da lama-negra”…Como eu disse acima, tive a oportunidade de visitar inúmeras famílias, em quê seus membros foram embora da região por falta de emprego. Deve ser duro ver um filho de 15, 16 anos não tendo emprego, não tendo renda, sendo alimentado por sobras do Bolsa-Família. O Porto Brasil, se vier embassado em projeto protetor da natureza, será muito bem vindo. Agora, criar empregos, sem a contrapartida de responsabilidade ambiental e social, deve ser combatido com fervor. Já passou da hora srs, ou Peruíbe é uma cidade turistica, e deve dar toda sorte de investimentos para à área, como Faculdade, lazer alternativo, empregos na área turística, geração de renda, ou Peruíbe será em breve um polo portuário capaz de gerar os empregos que a indústria turística não foi capaz. Obrigado pelo espaço. Abraços

  5. Raul, a questão da Cidade de Peruíbe ter um porto para com isso criar emprêgos e mantenha seus filhos acentados, coisa que não acontece ,como está a Cidade. Vivendo somente do turismo, e seus filhos terem que partir para outras cidades a procura de emprêgo.ê óbvio, que a construção do porto é fundamental, agora, se os investimentos que se anunciam são de natureza suspeita, isso se deve apurar, pois o povo de peruibe não merece ter a decepção que tiveram os Corinthianos,
    O que na verdade acontece, para que os especuladores , e maus elementos se inflitrem para tirar proveito de projetos que poderiam dar certo, só que se fosse nas mão de pessoas honestas, coisa rara nesses últimos tempos, é simplesmente de responsabilidade dos governos até o momento de não dar o devido valor a região da Baixada Santista, e não poupo os governos do PSDB, pelo contrário, a começar por eles, pois a justiça deve comecar de casa senão vira injustiça!
    A ausencia do Estado causa esse tipo de situação que assistimos com relação a construção do Porto de Peruíbe.
    Abs.

  6. Caro Raul,
    Há tempos tentamos alertar sobre este golpe. nossa atuação contra o porto já nos valeu dois processos. O rei Midas pode ser chamado de, desculpe o termo chulo, de Rei Merdas, pois tudo que ele toca se transforma neste produto. Veja os inúmeros processos que sofre em TODOS os investimentos. A única excessão foi o Porto de Açu onde o ministro carlos PinC ou melhor Minc resolveu tudo no melhor estilo carioca.
    Porém aqui na nossa região eu peço a sua ajuda para interceder junto ao deputado Samuel Moreira para que ele diminua um pouco suas simpatias ao projeto.
    Quanto aos números do projeto, por favor, não se comprometa em divulgá-los, pois a cada exposição o empresário muda:
    30 mil empregos – 6 bilhões
    20 mil empregos – 4 bilhões
    1,500 empregos – 1,900 bilhão – é o último número.

    Você quer saber quem é a MSI dele? É um fundo de professores de Ontário – Eu disse oNtário, no Canadá.

    Veja a resposta singela que deram a um questionamento que fizemos sobre os inúmeros crimes ambientais cometidos com o dinheiro dos Ontários:
    Dear Mr. Melo,

    We are a minority shareholder in LLX . Please direct any concerns you have regarding the EBX Group to the company.

    Sincerely,

    Carol Dunsmore
    Manager, Investment Communications
    Ontario Teachers’ Pension Plan
    Tel: (416) 730-5302
    Fax: (416) 730-6338
    [email protected]

    Deborah Allan/OTPPB

  7. Guilherme Davi Hoch

    XCaro Raulx

    Chegamos em um tempo em que se necessita quanto antes arrecadar fundos internacionais, este grande homem, o Eike Batista, esta fazendo isto suficientemente bem para lhe crestarmos as asas deste jeito, não importa se ouve irregularidades na concessão da rodovia, pois esta mesma estava jogadas as traças quando ele a arrematou, trousse um grande cheque para a união, fortuna para ele e sua equipe, que farao girar mais dinheiro nas ruas tendo um maior numero de contratações de funcionario para atender estes novos empregados, tudo evoluindo, um pouco de corrupção as vezes e necessario , o bom servidor publico tem que calcular o valor de sua aao em detrataçao de sua fama, não adiata sair no jornal nacional dizendo que descobriu uma irregularidade para ficar famoso, sendo que aquela mesma irregularidade iria adiantar em 15 anos o progresso do brasil, tenho mais a dizer mas tenho que ir.

  8. Parabéns Guilherme.
    Seu texto é maravilhoso. Pena que você tenha mais o que fazer. ficaria horas lendo seus conceitos.
    Só não entendi uma frase. Você pode explicar? “um pouco de corrupção as vezes e necessario…”
    Como posso saber se é muita corrupção ou pouca corrupção? Tem algum medidor?

  9. E um desses MAPAS(LLX)está lançado em ações nas bolsas de valores!
    Pelo que a PF está constatando nas empresas do Eixe, digo, Eike, a muita corrupção aparenta ser NORMAL ao Eike e cia!
    Não se esqueçam que Peruibe é o que é, conhecida até internacionalmente, por seus bens naturais, lama negra, reservas ecologicas terrestres e aquaticas, fauna, flora, lindas praias. Foram feitos muitos investimentos em hoteis, moradias particulares(veraneio) p/ causa do grande potencial natural em Peruibe e ninguem, em sã conciencia vai querer residir ou passar temporada ao lado de um porto, gostas de porto, vai morar ao lado do porto de Santos!?…FALA SÉRIO!!!

  10. Parece que não mais vai haver porto. Peruibe voltara a ser a cidade dos fins de semana, pobre cheia de ladrões e quetais É triste a competencia dos ambientalistas dos grandes centros contribuindo pelo atraso pela falta de pensar grande.
    Pergunta: Quem esta ganhando,não é o povo com certesa quem sera.

  11. “Quem esta ganhando…???”
    ELEMENTAR MEU CARO “adilson”, TODOS NÓS EM QUALIDADE DE VIDA, ATÉ VCS QUE POUCO ESTÃO PREOCUPADOS C/ A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE PERUIBE, DO BRASIL E DO PLANETA, MAS QUEM SABE AS SUAS DESCENDENCIAS SERÃO MAIS SÁBIOS E CONSCIENTES E SABERÃO AGRADECER PELOS AMBIENTALISTAS DO PASSADO!?…

  12. o brasil estal tal qual uma criança com o doce na mão, cercado por malandros com fome, não é possivel que ninguem queira o progresso de nosso pais, não entendo como a ditadura, em nome do progresso, tornou esta nação em um ajuntamento de medrosos que ao primeiro estalo ja vai para debaixo da cama chamar pela mae, não me admira que a america do sul não tenha feito ainda um conluio para invadir o brasil, certamente sairiao vitoriosos, é com muito penar que eu sou obrigado a dizer isto, pelo simples fato de ninguem saber quem sou, é bom e é ruin.

    tenho dito
    unknownhoch

  13. brasileiro não, Paulista sim!

    Se o Brasil entrar em guerra eu deserto, mas se São Paulo entrar em guerra com o brasil eu vou na linha de frente!
    O Porto de Santos num aguenta mais, precisamos de outro porto em SP, pois não dá pra utilizar Paranagua. Com um porto (ecologicamente correto) no litoral sul de SP estaríamos propiciando progresso para a região mais pobre e esquecida de uma NAÇÃO chamada São Paulo.
    O Porto Brasil é muito importante, tão importante quanto Preservar a Cultura indígena e a Mata Atlantica da Região. Podemos ser inteligentes e fazer o porto e garantir o ecossistema da região. O Ribeira de Iguape poderia ter uma hidrovia, assim como no tempo da colonia portuguesa que utilizava o rio para tirar o ouro de Eldorado e arroz das margens. Podemos compensar aumentando a reserva de Jureia Itatins. Viva São Paulo, este é meu País!Obrigado pelo espaço!

  14. Gostaria q porto viesse sim para Peruíbe pois a idade está se desenvolvendo cada vez mais pois o Porto vindo para a nossa cidade,vai gerar bastante empregos em todas as áreas para os Jovens que acham q a cidade não tem nada a ofercer.Obrigado pelo espaço.

  15. BRASILEIRO, APENAS NOS DOCUMENTOS, POIS SOU OBRIGADO A ISSO! PAULISTA SIM E SEMPRE!

    Quero reiterar essas palavras de um conterrâneo PAULISTA!

    Se o Brasil entrar em guerra eu deserto, mas se São Paulo entrar em guerra com o brasil eu vou na linha de frente!

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *