Blog do Raul

Cuil, outro Google ! E cuil.com.br ?

Nasceu no Vale do Silício, na Califórnia, um site de busca rival do Google, denominado Cuil – www.cuil.com – que, segundo os seus criadores, terá um número de páginas indexadas três vezes maiores que as catalogadas pelo site que tem a marca mais conhecida do Mundo. Naveguei um pouco para conhecer esse novo mecanismo de busca e logo achei uma versão brasileira da nova descoberta – www.cuil.com.br – que também afirma dispor de tecnologia que permite a indexação de milhões de páginas de informação, com a missão de oferecer a todos o melhor sistema de busca de informações para nosso País, mas parece propaganda enganosa. O domínio Cuil no Brasil é da Microkids Informática, de Mairiporã. O americano pertence a ex-funcionários do Google, vizinhos da Microsoft. Essa história pode render alguns dólares aos brasileiros, mas atrasará uma versão ".com.br" com as inovações dessa nova ferramenta global.

O Cuil (pronuncia-se "cool", expressão em gaélico que significa "conhecimento") foi criado pelo casal Tom Costello e Anna Patterson, ex-funcionários do Google, com a ambiciosa estratégia de superar a marca histórica de 1 trilhão de links para páginas na web. Por enquanto sobressaem as intenções dos idealizadores, que apontam também a vantagem do seu novo sistema em vasculhar regiões da internet não alcançadas pelo Google, tendo indexado 122 bilhões de páginas da internet, supostamente três vezes mais do que o número coberto por seu concorrente de maior porte.

Tentei algumas buscas de assuntos e personalidades nacionais, mas o Cuil como toda ferramenta nova apresentou mensagens de erro e panes. Ele é totalmente em inglês e, dependendo do tema, nos leva a sites de imagens sem uma porta de saída. Mas os resultados buscados aparecem na tela organizados em três blocos, como uma enciclopédia Barsa.

No próprio Google, quando o internauta digita Cuil, logo aparecem 3.220.000 resultados e os primeiros comentários sobre o oportunismo de brasileiros que nem bem souberam da novidade pela televisão, ontem à noite, e já se apressaram em registrar o domínio e a piratear uma versão nacional. Ao pesquisar a quantidade de domínios em nome da Microkids Informática, que aparece como a detentora do Cuil ponto com, ponto br, no site www.registro.br , ela somava 358 sobre os mais variados assuntos. Como disse no início, a Microkids publicou a "versão nacional" do Cuil, mas a capacidade de pesquisa não condiz com o quê se apresenta. Fica a certeza de que essa empresa nacional, que não domina o próprio microkids.com.br, agiu como tantas congêneres que sobrevivem do comércio de domínios, por causa da ineficiência no controle dessas concessões.

Experimente o Cuil – www.cuil.com .

Compartilhe

2 comentários em “Cuil, outro Google ! E cuil.com.br ?”

  1. Juliana Fernandes

    Acredito que o novo site de busca tem grande potencial e muita ousadia. Pelo pouco que naveguei fiquei espantada com a quantidade de conteúdo que há nele.
    No entanto, no Brasil, ele não fará tanto sucesso momentaneamente devido ao seu idioma exclusivamente inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *