Blog do Raul

Serra leva o Brasil a sério !

Lí e recomendo a leitura da última edição (37) da Revista Piauí, que traz um dos mais completos perfis do governador José Serra, "Serra na hora da decisão", em reportagem da jornalista Daniela Pinheiro. Nos últimos 15 dias acompanhei comentários de colunistas, blogueiros e twiteiros, que extraíram partes da matéria, utilizando-as de maneira pejorativa na rádio peão, para tentar denegrir a imagem daquele que é, sem dúvida, a maior expressão política da oposição ao PT e ao lulopetismo. Valho-me da resumida introdução da jornalista, que escreveu: "O espelho, as duas almas, os três Eus, as pesquisas, as implicâncias e os critérios que o presidenciável levará em conta para resolver se, de fato, será candidato ao Planalto", como ponto de partida para desconstruir algumas das expressões manipuladas pelas vozes e textos de aluguel do mundo virtual e algumas colunas que se autoproclamam reacionárias ao PIG – Partido da Imprensa Golpista.

Por uma questão ética não vou expressar o quê penso desses "colegas", que em muitos momentos passados contavam com o meu respeito pelo talento e capacidade de influência na opinião pública. A comunicação contava com o testemunho e a visão desses jornalistas, para dar a dimensão das notícias e da sua interpretação para formar conceitos e até para mobilizar multidões em torno de bandeiras sociais, políticas e econômicas. Não havia a facilidade de hoje no acesso às informações, portanto muitos desses profissionais concentravam mais admiração e respeito, dados os níveis da descoberta de fatos e acontecimentos de interesse público.

Um perfil revelador de José Serra, como esse publicado pela Revista Piauí, desnuda para a sociedade brasileira, a história pessoal de alguém que tem todas as condições de dirigir o país nos próximos oito anos, pós-Lula. Uma história construída desde a sua origem humilde, filho de imigrante italiano, feirante no Mercado Municipal da Cantareira, onde tinha uma barraca de frutas, pobre, só estudou em escola pública e aprendeu a ser muito correto, rígido e trabalhador: "Num país de enorme desigualdade social, ele veio de baixo e se fez sozinho, não tem culpa ou responsabilidade pela pobreza", avalia Fernando Henrique.

Egydio Bianchi, ex-presidente dos Correios no governo FHC, que conheceu Serra aos 14 anos e estudou com ele na adolescência, relembrou que moleques da Mooca se referiam a Serra como aquele que queria ser presidente do Brasil e que desde cedo lia e estudava bastante. Outros amigos e familiares atestaram na matéria que ele faz diferença sobre outras pessoas e políticos, porque "pesa contra ele" o fato de escancarar suas implicâncias, enquanto a maioria as silencia.

Na rádio peão ou nas "leituras" e orelhadas emplacaram de maneira falsa que a Revista Piauí mostrou um Serra "mulherengo", quando na verdade explicita que ele foi "uma criança cercada de mulheres que o paparicavam. E é fato que a sua vida foi marcada pela interlocução feminina. A madre Cristina foi essencial na formação dele. Conversava bastante com a Maria da Conceição Tavares e a Liana Aureliano, sempre falou mais com a Ruth do que comigo – não reparou como ele ficou destruído quando a Ruth morreu? -, com a Marta Suplicy, com a Soninha, com a Cosette Alves, com a Verônica", discorreu FHC.

Por essas mesmas vias de informação, resumiram que FHC afirmara que "Serra não formulava nada e que era apenas um gestor", quando na realidade Fernando Henrique disse que "o Serra é um ótimo gestor e ponto final. Mas acho que ele é mais administrador e economista do que formulador. É mais pragmático que imaginativo". O próprio Serra responde a essa assertiva, na própria matéria: "Andei pensando sobre aquilo de eu ser mais gestor do que teórico e não concordo. Acho que formulação e execução são inseparáveis".

Jamais ouviríamos Serra repetindo Lula, quando em 2002, durante a campanha perguntaram o que ele queria para o Brasil. Lula disse querer que "todo brasileiro tenha dinheiro para tomar uma cervejinha depois do trabalho", enquanto Serra respondeu a mesma questão, querendo "que os jovens tenham emprego e perspectiva de futuro".

Enfim, ao Serra também jamais caberia uma estratégia marqueteira de transformá-lo num "Serrinha paz e amor", porque tudo com Serra é sério e o Brasil está mesmo precisando de um governante assim!

Compartilhe

17 comentários em “Serra leva o Brasil a sério !”

  1. entrevista no estilo JOÃO MOREIRA SALLES:
    ótima abordagem mostra lado humano, demasiado humano dum homem público que lê Machado de Assis com argúcia:
    o conto óóO Espelhoóó~tão citado por Serra , me inspirou usar epígrafe do meu primeiro livro editado pela óó 7 LETRASóó: óóMARALTOóó…. Serra já havia me surpreendido por ler Elias Canetti, agora prova ser um óómachadianoóó
    visceral… outro grande momento é visão de CULTURA do governador quando ele diz que um estadista fica por obras nesse setor, ao se referir a SALA SÃO PAULO, marca de MÁRIO COVAS… ENTREVISTA HISTÓRICA, TOCANTE , ALÉM DO IDEOLÓGICO OU POLÍTICO…
    FLÁVIO VIEGAS AMOREIRA
    tão somente um escritor antenado ao cubo.
    http://www.cronopios.com.br
    http://www.meiotom.art.br
    http://www.revistapausa.blogspot.com

  2. Muito bom, Raul! Você disse o que muitos gostariam de falar. Apenas reafirmo: Serra é o políco mais preparado, mais especial que o Brasil tem hoje! E o Brasil precisa de um presidente diligente que nem ele…Bjs

  3. Luiz freitas

    Raul
    Não cometa suicidio…..não deixe o serra tomar banho de mar quando for à Santos.

  4. …Caro Raul,

    Louvável a sua defesa do governador Serra, sim, um homem correto, sem dúvida. Mas como é interessante o fato dele ter estudado na excelente escola pública, algo que foi destruído e nenhum governo resolveu isso, incluindo aí, os tucanos, tanto em São Paulo como no País quando foram governo. Quem pode pagar escola particular, ótimo, quem não pode, que se dane! A saúde pública é outra história triste neste país, incluindo aqui a nossa Santos, onde um morador só pode ir na políclinica do seu bairro, exames levam meses p/ serem feitos, faltam medicamentos nos ps, etc…A violência tem aumentado e nem tucanos ou petistas resolveram, tanto em SP como no resto do País, como bem demonstram a mídia em geral.

    Então, qual a solução? As promessas de sempre? Não se dizia que com as privatizações sobrariam mais dinheiro p/ saúde, educação, segurança, lazer, etc., etc., etc. Por acaso houve melhora nessas áreas? É bom lembrar que a maioria das privatizações só ajudaram o capital privado, que inclusive contaram com dinheiro público via BNDES p/ comprar as empresas construídas com dinheiro de todos nós durante décadas.

    Oito anos me parece um sonho longo, longo demais…Há urgências em todos os setores, meu amigo.

    Repito: é necessário uma democracia participativa, com forte participação popular, não representativa, onde na maioria das vezes, só quem tem um bom financiamento chega ao poder, daí nunca mudarem os candidatos, onde está a renovação? São sempre os mesmos atores nessa peça onde a única função da platéia, do povo, é aplaudir sempre…

    Oremos!

    Abs., David.

  5. Antônio Vinícius Fernandes

    Li a matéria, também achei bacana, mas continuo com a mesma impressão que já tinha, ele não pode e não deve ser presidente deste país.
    Por que ele é um bom gestor? Na matéria não diz, só fica nesse fala-fala de que ele é mas sem mostrar os motivos dele ser esse bom gestor que tanto dizem. Um bom gestor não se fecharia a Polícia Civil e a professores, por exemplo. Só citando Cardoso de Mello:
    “O autor de O Capitalismo Tardio considera, porém, que Serra tem uma visão fiscal ortodoxa. ‘Ele tem mania de não dar aumento para funcionário público, para não desequilibrar as contas públicas’, disse. ‘Aí, teve greve de delegado querendo 500 merréis de aumento. Dá o aumento, porra. Imagina o custo social de uma greve de delegado? Mas ele não dá!'”
    Isso é ser bom gestor?
    E a reportagem também explicíta o que já se percebia em todo canto, que ele é protegido(não sei se essa seria a melhor palavra, mas o sentido fica por aí) pela imprensa por ter melhores relações que outros, como o Lula. Tu percebe isso quando ocorre um escândalo em SP e o caso fica relativamente abafado, mas eis que em outro canto do país em um governo “canhoto” ocorre a mesma coisa e lá vai bomba atrás de bomba.

    Enfim, não vou me prolongar mais, mas certas idéias sobre o Serra são jogadas sem explicação e de tão repetidas muitos encaram como A VERDADE, carecem demais de um exame.

    Não deve adiantar muito essa minha opinião contrária aqui, afinal pelo que já percebi quem vem comentar já concorda com tua opinião, mas não pude deixar de me expressar.

  6. …Observação:

    Oportuna a colocação do missivista, Antonio Vinicius Fernandes. É um absurdo delegacias fecharem a noite, como se o crime tirasse folga, cumprisse horário comercial, 8/18 hs. E os salários dos professores? piada! E tudo isso no governo tucano…

    Abs., David.

  7. PAULO MATOS

    Parabéns pelo difícil laudatório. Só creio que ficar chamando a atenção para os adversários do noctívago que inundam a Internet seja uma boa estratégia para os que o apoiam, o que não é meu caso. Ele mesmo ou sua assessoria não rebate as barbaridades que escrevem sobre ele na rede, missão impossível tais as dimensões do ataque. Falando de estratégia, é isso. Sim, você viu o Iberê em Guarujá? O que será que será…

  8. Raul,

    Lia essa entrevista. Atacar e distorcer as colocações e fatos ali relatados, é próprio das figuras que tão bem conhecemos.
    É coisa de maus profissinais e dessas figuras que vivem a vida de maneira odiosa e amarga.
    Acho que cada um tem o direito de gostar ou não gostar.
    O que ninguem tem direito é de negar a história de ninguem, seja esse personagem Serra ou Lula

  9. fausto ivan

    Vi Serra Secretário do Governo Montoro (1983/86) quase zerar o deficit público. Vi Serra no Parlamento desenvolver projetos importantes e conduta irrepreensível. Vi Serra no Governo FHC e como Ministro da Saúde ser eleito o melhor do Planeta. Dá prá contestar? É por isso que está bem nas pesquisas, o povo sabe. Não tem prá ninguém, maktub – Serra será Presidente.

  10. A oposição tem a obrigação de se comprometer com uma candidatura única e consistente, que represente a vontade da população, é o caso do governador José Serra, que tenha credibilidade e condições de conduzir esse país a outros patamares, muito além dessa mediocridade em que vivemos.
    Não é possível que o objetivo principal de um povo seja apenas o de garantir alguns trocados para sobreviver.
    Isso é primitivo!
    Quanto ao costume de relevar as agressões de certas lideranças precisa ser revisto, pois esse pessoal não respeita ninguém. Muito pelo contrário, como dizia a senadora HH, eles querem destruir seus adversários, e eles tentam de todas as formas, com dossiês, mentiras, calúnias e uma série de abusos à margem da lei.
    Isso é muito mais sujo e cruel do que uma simples disputa política, que permite a crítica, mas jamais a delinquência.
    Portanto, não merecem consideração.

  11. Em primeiro lugar, todos estão de Parabéns pelo trabalho social

    “Jamais ouviríamos Serra repetindo Lula, quando em 2002, durante a campanha perguntaram o que ele queria para o Brasil. Lula disse querer que “todo brasileiro tenha dinheiro para tomar uma cervejinha depois do trabalho”, enquanto Serra respondeu a mesma questão, querendo “que os jovens tenham emprego e perspectiva de futuro”.

    A melhor resposta seria dar garantia a todos descendentes ter direito a escola na hora certo da vida

    Assim como Suplicy criou a renda mínima devia ser renda máxima, para sobrevivência de todos, renda para quem não tem renda, para quem tem renda, em troca de todos benefícios num só, o dia de entrar no ar vai chegar

    Ai adeus para os vampiros sugadores, só ficaram os vampiros da historia do bruxo de Benjamim Constant

    Ate as pessoas que nascem com defeito sem defeito precisam de concerto, e com esse concerto que a política precisa ganhar visibilidade credibilidade respeito perante população, além do previsto vai contratar muito mais gente para assessorar todos de ambas as partes

    Criar o tele solução para os moradores de rua, no link da ficção

    http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/

    Parte 20 tem uma sugestão para projeto Shopping da Ressocialização, os núcleos crus com terrenos cedidos pela prefeitura custeada pelo governo, e os beneficiados construindo seus futuros endereços de solução fácil

    Para todos entrar nessa corrente de solução positiva indicando esse caminho multiplicador de solução para os que precisam de um lugar para morar, só, ou com toda família

    Programa minha casa minha vida e a COHAB devia incluir todos no maior portal de esperança para muita gente de rua que precisa conquistar o seu lugar, ter sua casa

    Onde as prefeituras podem doar os terrenos para construir um bairro inteiro em parceria com o governo federal, isso esta no estatuto vindo como uma obra prima para movimentar a economia gerando emprego na construção de moradia, construindo toda infra-estrutura social anexo sobre qualquer coisa que encaminhe todos no caminho da solução

    Exemplo: o que a prefeitura de São Paulo, fez a doação de dois terrenos, e o governo vai custear a obras isso foi via o Teleton transmitido pelo SBT

    Agora os programas sociais precisam da força da sociedade da política das autoridades do políticos necessário para fazer o mesmo para por no ar vários núcleos, convidando os beneficiados com o projeto cru para eles mesmos construírem o seu lugar, como fez o Gugu com o morador de rua e uma solução individual, e esta sugestão e coletiva construir varias moradias num mesmo lugar com toda infra-estrutura de formação necessária

    Isso as prefeituras e o governo podem fazer, tem os eleitos se quiserem basta começar para ficar por muito tempo na memória de todos, o que todas as televisões vão querer mostrar

    As cidades sendo cuidadas pela sua população, colocando o povo na rota da solução

  12. Com todo o respeito ao senhor Fernando Henrique, o grande e verdadeiro responsável pelos programas sociais e econômicos copiados pelo atual governo, que eu chamaria de pós-FHC, pois não acrescentou nada, mesmo com a maré favorável. Porém, estamos há décadas estacionados no quesito infraestrutura.
    Tirem São Paulo do mapa, o resto do país está em ruínas.
    O que se comenta sobre as ações de Serra e Kassab pode ser feito no país inteiro.
    Mas não com esse time que está aí, que teve todo o tempo e dinheiro do mundo (literalmente) e não fez absolutamente nada.
    O que passa na propaganda não bate com a realidade, basta fazer uma comparação entre os índices que se divulga e os noticiários. De um lado temos personagens que representam uma peça de ficção e do outro seres humanos que representam a realidade, o cotidiano sem os truques dos marqueteiros.
    Se alguém acha que está bom assim, meus pêsames.
    Provavelmente está tudo muito bem nos palácios e mansões, mas nas ruas sabemos que não está.

  13. Heitor Sertão

    Li e gostei,vai ser o melhor presidente do Brasil !!!

    Um abraço

    Heitor Sertão

  14. Sim, Raul. Serra merece e será o nosso Presidente, desde que a oposição saiba atacar os pontos fracos do governo lula, que são tantos. As mentiras estão aí, para serem desmascaradas.

    Se ficarem colocando panos quentes sem falar ao povo de forma que ele entenda, ou seja, em linguagem popular e desenhada, os petistas que dominam essa arte, vão deitar e rolar.

    Estejam preparados para a avalanche de boataria que jogarão na internet e nas ruas e preparem-se para atacar.

    Se isso não ocorrer, corremos o risco de ficarmos apenas defendendo Serra, que é o que eles querem. Porque não inverter essa história?

  15. Para criticar os inúmeros erros do desgoverno lula não precisa de uma avalanche de boataria, é só mostrar a verdade.

  16. Nilton cezar

    O Brasileiro tem mania de grandeza – deve ser por causa da dimensão territorial -, mas dizer que o Jose Serra foi considerado o melhor ministro da saúde do mundo é brincadeira! Como ele consiguiu isso? O Brasil é um país em desenvolvimento e tem a suas caracteristicas que difere dos demais países e cada país tem as suas peculiaridades! O pior… tem muito censo comum que fala mau do Lula e acredita nisso!!! Não é senhor Fausto Ivan! Que povinho! Vamos parar de ser senso comum!! Vamos pensar além!!

  17. Eu admiro, os homens competentes e inteligentes e que procuraram estudar, para melhorar a sua vida como o nosso futuro presidente, pois nada justifica alguem principalmente a 40 anos atraz dizer que e analfabeto por não ter tido chance pois as escolas públicas da épocas eram superiores as particulares.
    Eu por exemplo sou da cidade de Ilheus Ba nunca paguei escola, e vir para SPaulo a 35 anos atraz e hoje sou bacharel em direito, pois pobre nunca foi proibido de estudar, se um certo torneiro mecânico fala que o pai proibiu de estuda-lo como é que não o proibiu de fazer greves terríveis contra a Grandes Fábricas do ABC, eu tenho um irmão com a mesma idade do atual presidente e não quer nem ouvir falar no seu nome pois sabe qto ele prejudicou tantos homens inocentes que perderam empregos porque o seguiram em grandes greves, e o mais me admiro que esse cidadão fazia greve, e hoje ele tem uma aposentadoria de aproximadamente R$ 5.000, porque a greve? eu não entendo e vou morrer sem entender!!!!!!!!!
    qual era de fato seu objetivo, ele era esperto mais que todos alí que o acompanhavam, pergunte onde eles estão agora, se que tem algum vivo.Pensem nisso, os malandros as vezes se dão muito bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *