Blog do Raul

O “apagão” de Lula !

O apagão elétrico que deixou sem luz 18 Estados brasileiros na noite desta terça-feira reacende muitas dúvidas e especialistas do setor descartam que tenha sido provocado apenas por problemas naturais. Muitos dos argumentos usados pelo PT durante o governo FHC foram atualizados agora com a demonstração técnica de que um problema natural não seria capaz de provocar um apagão com essa extensão, fragilizando o currículo de ações da ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, mãe do PAC da energia, inclusive. Se os lulopetistas não se cansam de espezinhar o tucanato com o apagão de FHC, como eles se explicam agora, se propagandeiam tanto os investimentos no setor e eles não evitam apagões ? Ou vamos acreditar que estamos vulneráveis a ataques de hackers, conforme pré-anunciou o programa "60 minutos", da emissora norte-americana CBS, ao exibir uma reportagem contando que dois "apagões" no Brasil nos últimos quatro anos teriam sido causados por ataques de hackers ?

No "apagão" de FHC havia condições adversas da natureza, com a falta de chuvas e longas secas, criando dificuldades para a movimentação das hidrelétricas nacionais e binacionais. Essa condição não se repete hoje e o próprio presidente da Itaipu Nacional, Jorge Samek, atestou uma ameaça do gênero passa longe graças aos elevados índices pluviométricos em todo o Brasil. Como todo brasileiro fui surpreendido com esse fato novo. Principalmente porque, duvidando da capacidade do governo Lula em dar a atenção devida ao sistema elétrico brasileiro, por causa dos baixos índices de execução do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, que mais parece um programa de aceleração da campanha eleitoral da candidata desbravada do PT, não percebi alterações naturais no clima em São Paulo. Pelo menos entre São Paulo e Santos.

E esse apagão sob as bençãos do lulopetismo foi longo demais. Resisti o quanto pude e as baterias do meu celular e laptop, tentando saber os motivos de iluminar minha casa com luz de velas. Twitei bastante madrugada adentro, até com humor, diante de opiniões de notívagos virtuais e dos questionamentos do meu filho caçula, que me perguntou sobre o tal apocalipse de 2012… e se a escuridão poderia ser um prenúncio dele (?). Respondi que campanhas antecipadas ocorrem somente por ação e obra do PT, de Lula e Dilma, por exemplo.

Os jornais chegaram atrasado pela manhã. O primeiro a chegar foi a "Folha de São Paulo", com destaque para a "mediação" de Lula sobre o jogo de empurra entre Furnas e Itaipu. No portal do UOL lí que a imprensa paraguaia expunha o evento com a responsabilidade de São Paulo ! Oras, pensei, será que o PT vai partidarizar esse apagão de novo e culpar a oposição ? Curiosamente, durante a madrugada, por coincidência, a maior parte dos Estados afetados eram aqueles governados pela oposição ao PT, inclusive por alguns raros lulopetistas do momento.

Não temos até agora uma resposta fundamentada sobre o assunto. E o senador Arthur Virgílio, líder do PSDB, está apresentando no Senado requerimentos de convites a Dilma e o Edison Lobão (ministro de Minas e Energia) para falarem sobre a falta de luz no país. Sei bem que depois da luz acesa o tema esvazia na agenda nacional. Mas aguardo o resultado da reunião de emergência de Lula e seus ministros para redigir a versão oficial, que pode resultar numa cadeia nacional de rádio e tv à noite, talvez com Dilma explicando melhor quem é mais patético na história deste país !

Compartilhe

25 comentários em “O “apagão” de Lula !”

  1. Entrevistas em rádios paulistanas com prefeitos das regiões supostamente atingidas desmentem versão oficial de ocorrência de temporais nessas áreas, e que justificariam o apagão.
    Muito grave.
    Nunca antes neste país se viu uma coisa dessas…

  2. Sílvio Amado Gonçalves

    Neste exato momento o Presidente,não sabe a exata causa do apagão, o qual deixou nada menos do que 18 estados no escuro, e provavelmente terá até o final da tarde uma resposta, Ã nação. Será? Provavelmente, estaresmos assistindo o Presidente, naqueles seus inflamados discursos lançando mão e indicando a Natureza (raios, ventos e trovãos) como os culpados pelo apagão, ético e moral dos aquardelados no “Puder”, ou os amadores alí instalados. Até, 2005, a atual Ministra e Candidata do Governo Dilma Rousseff, foi Ministra das Minas e Energias, e em seus discursos sempre paudados na arrogancia deixava transparecer que não teriamos mais apagões. Vamos, aguardar o que dirá o nosso “Guru” esperitual, provavelmente em rede de rádio e tv. A conferir.

  3. Ernesto Donizete da Silva

    Muito interessante, o Sr. Inácio, ao invés de dar respostas ao problema atual, de sua gestão, de sua responsabilidade, se preocupou mais em relembrar de maneira tagiversada e tendenciosa o apagão ocorrido em 2001. Dando uma versão totalmente descabida e sem atentar para os detalhes técnicos e científicos envoltos na questão.

    Uma assertiva é “clara”: Nunca antes na história deste pais, tivemos um apagão tão longo e tão extenso como o do PT. A “mãe” do PAC, também, infeliz, teve resgata uma entrevista dada há duas semanas atrás, na qual em alto e bom tom relata que: “Não existir, nenhuma possibilidade de um apagão, dado a gestão eficiente do governo” (balela).

    Já o Ministro de Minas e Energias, vai a publica, e no bom estilo falacioso do Governo Lulopestista, ao invés de dizer a verdade, mencionando que ainda não havia sido detectadas as causas do grande acidente; disse aos inúmeros jornalistas e a sociedade brasileira que o problema havia sido causado meramente por problemas atmosféricos.

    É a instituição da incompetência, do discurso falacioso, da irresponsabilidade de discursos prometéicos, os quais se perdem no vazio, dentre tantas metáforas e analógicas infelizes.

    Neste episódio lamentável, o que os três protagonistas acima mencionados podem fazer, e silenciar, pois como diz um grande filósofo Wittgeinstein e que deveria ser seguido: “Do que não se sabe, guarda-se silêncio”.

    Na madrugada de um hoje, um apagão deixou as escuras nosso país, da mesma forma que está a nossa população as escuras de uma postura assistencialista, implementada pelo Governo do Inácio. Nesta a maioria do nosso povo, é colocado numa situação de submissão as vis benesses conseguidas pelos inúmeros cartões, quiçá o último deles: o cartão celular. Absurdo!

    Que a luz do conhecimento ilumine as razões embotadas de uma boa parte do nosso povo.

    Acorda Povo Brasileiro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/Santos

  4. Pedro Cavalheiro

    Nunca antes na história deste país, ocorrido um problema técnico em eletricidade, localizou-se e consertou-se o problema sem, no entanto, saber sua causa!(?)

    Deve estar dando um trabalhão elaborar uma “causa” tecnicamente verossímil, mas que não prejudique a(s) candidatura(s) do governo para 2010…

  5. Paulo Ritta

    Tarso Genro fala em microincidente. Metade do País sem luz, 60 milhões no escuro e ele chama isso de microincidente?

  6. Daniel Teixeira de Lima

    Se trata de um MICROincidente de um MICROgoverno que goza de uma MICROcompetência…

  7. fausto ivan

    Estava no trem da Cptm indo pra casa.10 km antes da estação Mogi parou. Aguardamos 1 hora até que 2 funcionários trouxeram uma escada e todos tivemos que descer, andar pelos trilhos e pedras, jovens, velhos e crianças, até atingirmos uma pinguela estreita e depois passarmos por um buraco no muro e chegar numa rua, tudo na maior escuridão. Depois de muitos quarteirões, cada um por si, uns a pé outros de onibus. Estranho, no caminho, lembrei minha infância, velas, espiriteiras e lamparinas, meu tio, saindo a noite com o bornal, o bujão de carbureto e o tridente, para caçar rãs. Pois é, como diz seu texto Raul, as vezes a escuridão nos mostra o lado claro dos falastrões, e, as vezes, nos deixa poetéticos.

  8. Fafi Pontes

    Raul,
    faz tempo que não blogo por aqui.
    Impensável perder a oportunidade.
    Cá na roça Caraguatatubense, já é uma esuridão só, graças ao DEm Aguilar que não colocou mais postes no bairro.
    Com o apagão, Ã luz de velas, pudemos conferir a ‘verdadeira’ qualidade de vida que as companhias de luz nos trazem.
    Pernilongos foram expulsos com a tocha de laranjinha, todos os copos, potes disponíveis viraram lampiões.
    Penduremos perto do portão para facilitar a vida dos passantes, já que a hora era de saída de escolas e faculdades.
    A conta da luz, pela Bandeirante de ‘energia’ subiu uns 8% este mes…nos fornecemos de graça, afinal a solidariedade nunca falha, principamente qdo anónima e franca.
    Os cães, forneceram a segurança, já que o guarda-noturno não acharia nem a ponta do nariz.
    Vizinhos de comunicavam com sinasi de celulares, para mostrar que estavam aso portões!
    O Boris Casoy se esfalfava para manter a população informada e com as sobrancelhas subindo e descendo dava seus pulinhos…pena que perdi o CQC de ontem…mas, na segunda com certeza, os bonitinhos terão mmuuuiito a contar.
    O Lulismo? Ah!!!! Últimas notícias que correm cá nos caraguatás é que um ovni pairou sobre as torres de energia e ‘sugou’ a força causando um apagão.
    A tese é defendida com ardor no Palácio de Sir I don’t know, e ao que se saiba Fox Mulder já foi chamado a agir.
    outra tese, argumentada aos berros no Rio de Baleiro é que Madonna e Jesus Luz, juntos a fazer caridade aos pobres foi demais para a terrinha de Vera Cruz…
    Tantas teses, mas como sempre o Sir I don’t know dirá ‘…eu não sei de nada’….
    Durma-se com um escuro desses ou destes???
    Sim aí ao Fausto Ivan: louvo-lhe a coragem!!! e o tio, que de luz de carbureto exercia a sadia caça as rãs…pena que a técnica não se preste a outro tipo de bichos…senão, tio do fausto neles!!!
    Mas, que a escuridão nos proporcionou momentos poéticos, lá isso foi…mas fala baixo, senão ‘eles’ terão a idéia de cobrar consumação artística!
    Já sabem: próximo apagão, velas para a morte anunciada de nossa fargílima política de ‘oposição’, ou no dizer de raul: Polilulapetismo.

  9. Fafi Pontes

    Careço de mais um comentário:

    papai lídimo cirurgião, já falecido, adoraria a tese de consertamos mas não sabemos a causa.
    Douta tese! Agora que os amigos alternativos confirmaram que foi um problema de transplante de células-tronco.
    S. Paulo fez de tudo: o Metro voltou a funcionar, Governador e Prefeito trabalharam juntos e foi que foi, estado e cidade.
    O Rio?….. continua lindo e em Brasília são 19:00 hs!

  10. É minha primeira vez no seu blog. Adorei.
    Legal saber que o senhor foi do MDB. Eu também. Bons
    tempos aqueles. Eu pertencia aos “autênticos”. Nem sei se o senhor se lembra das divisões. Hoje parece tão sem sentido falar disso. O PMDB é outro. Parece que perdeu o rumo.
    Naquela época mostramos a eles que podíamos. Sem armas e estardalhaços. Saudosismo mdbista, desculpe.
    Tenho 55 anos e sou mineira de BH. Abraço Thuya

  11. Apagão e como, a economia apaga

    Eleição 2010, convocar a Dilma, e como fazer campanha para todos candidatos

    E na praça têm especialistas dizendo, que se gasta só 10% dos recursos programados para manutenção, de muitos lugares

    Esse apagão e misterioso pode vir outros, porque a tecnologia tem dois lados, um que leva tempo investindo para por no ar, outro que simplesmente vem para testar sua imaginação criando programas que chegaram a causar efeitos sobrenaturais

    A própria energia vai chegar a ponto de ter vida própria um dia chegara a esse ponto surpreendendo seus criadores na medida em que vão desenvolvendo
    O momento de tudo esta se aproximando, naturalmente para o concerto, isso também cura o clima e suaviza a paz

    “Faturamento das empresas cresceu 37% na década” aonde esta os recursos para pagar as contas dos concertos
    “O faturamento das empresas brasileiras no período acumulado de 1999 até junho de 2009 apresentou crescimento real de 37,4%, segundo mostra o estudo Desempenho das Empresas no Brasil, feito pelo Serasa Experian. A indústria e as prestadoras de serviços tiveram grande contribuição na perda de fôlego do índice: a indústria cresceu 30,6% e os serviços tiveram aumento de 29,8% no período, enquanto o comércio obteve um desempenho superior, de 65,1%, bem acima do patamar atingido pelas empresas em geral.”

    Isso não e nem uma novidade, sempre que a população aumenta tudo cresce proporcionais, algumas coisas, não, ai vem o apagão, na energia na educação nas favelas na miséria, e no aumentando dos aposentados, e na media calculada

    Agora se o nível de formação fosse igual será num futuro próximo

    Com a entrada do resumo do futuro no projeto felicidade para todos, que vai eliminar todos os benefícios pagos por um só em vida

    Nasce recebe indo para o fundo motivador educacional, fez a faculdade ganha parte 01/03 fez especialização 02/03 doutorado 03/03, não quer estudar começa receber depois dos 50 anos, morre acaba enterrando a burocracia, junto

    Porque estamos ignorando os dados reais por dados ficcionais, em vez de seguir a imaginação que vira teoria se incorporando, na realidade do modo que cada elemento acha sua definição

  12. Luiz freitas

    Vamos aguardar : Com a palavra os técnicos.

    MUITO ESQUISITO …..vamos esperar.

    nota: foi o governo que mais investiu nos ultimos trinta anos em sistema elétrico e transmissão.(SIC)

  13. Caro Raul,

    Desculpe, mas culpar a Natureza quando houve o apagão nos tempos da sua excelência, FFHH, não dá…Sabemos que na época sucatearam o setor energético p/ vendê-lo barato aos grupos nacionais e estrangeiros ( ah, como eu queria que o BNDES financiasse o povão como financiou o grande capital na época tucana e tudo isso com o nosso dinheiro…!), aqui na Eletropaulo, deixaram faltar medidores de energia no estoque com o falso argumento que não havia dinheiro em caixa p/ comprá-los, um absurdo, pois dinheiro havia sim!
    O apagão de agora é diferente, mas gostaria de lembrar que aqui em Santos, em 2005 ou 2006, não me lembro agora, faltou energia várias horas e sabe o que foi alegado? Um transformador defeituoso na Rua Carvalho de Mendonça, sendo que faltou energia em metade da cidade, ou seja, foi falta de manutenção das “privada” CPFL. O certo é que não há investimentos no setor há tempos, desde as privatizações, porque o capital privado só quer que o governo entre com o dinheiro, eles, só querem os lucros. A Aneel não fiscalizava nada no governo FHC e nem agora. E a situação só não está pior porque os militares, com todos os seus erros cometidos contra os opositores do regime, fato lamentável, sem dúvida, fizeram Itaipu e outras hidrelétricas. A iniciativa privada não tem pessoal qualificado p/ a manutenção das transmissões ( só lembrando que a transmissão em São Paulo é privada, feita por uma empresa testa de ferro de um grande grupo americano…). Culpar o PT é uma saída bem tucana, da liderança tucana. O maior erro é não investir em energia eólica, barata e que não falha. Todo o resto é batalha política que não leva a nada, é isso!

    Obs: a Inglaterra é um dos países mais atingidos pela crise econômica, sabe pq.? Porque vendeu tudo, inclusive a estrada de ferro e assim como a Islândia sofre com a falta de empresas controladas pelo Estado onde o lucro não vai p/ as matrizes estrangeiras. A França é assim, veja que a EDF, empresa de energia elétrica é estatal e dá lucro, sim senhor! Veja se a França sofreu com a crise…

    Abs., David.

  14. Artur Domingues Pinto Filho

    Com pensamento puramente técnico, penso que não devemos politizar e, muito menos, culpar privatizações ao que aconteceu. Qualquer que tenha sido a causa, o gerenciamento da crise deve sempre ser melhorado e o é. A cada novo incidente aprendemos um pouco mais. O sistema interligado que temos é, realmente, cada vez mais complexo e a nossa matriz, majoritariamente hidroelétrica, exige linhas de transmissão longas e vulneráveis.

    Baseado no que disse acima, achei que a religação do sistema, pela extensão do desligamento, que foi ocasionado por algum motivo ainda não totalmente por nós conhecido (se é que algum dia será divulgado), foi dentro dos padrões internacionais.

    Considero muito pior que o apagão e o seu religamento, o fato observado por mim, em São Paulo, de que por pelo menos vinte minutos ficamos com uma fase a menos e as outras fases não desarmaram como deviam. Em qualquer lugar que diz ter um sistema tão sofisticado (segundo o Ministro, entre os melhores do mundo), na falta de uma fase, as outras duas são desligadas por sistemas de proteção obrigatórios as fornecedoras de energia (que se não obrigatório aqui deveria sê-lo, como o é nos E.U.A.), evitando que equipamentos trifásicos em operação (como bombas, ar-condicionados, etc…) sejam danificados. Isto não ocorreu e, assim, tivemos um desligamento totalmente anormal e muito perigoso, que deve ser investigado em detalhe pelos técnicos, para que isto não volte a acorrer no futuro.

    Um grande abraço a você, Raul, e pode tranquilizar seu filho de que as chances de termos outros apagões são bem maiores do que a do apocalipse de 2012.

  15. Peter Walker

    A chamada está errada.
    “Apagão” do Lula está errado, pois não tem como apagar o que não existe. Não sabe nada, nunca viu. Já declarou que não sabe nada do assunto, falou que tem água(energia),investiu em linhas como ninguém e não ia falar mais nada (não sabe nada para falar).
    O apagão de fato é da Dilma,pois é engenheira eletricista, declarou que não haveria mais apagões e agora apagou-se…
    Não tem a corgaem de aparecer, blindada e apagada pela sua turma….
    Jiornal de Campinas fêz bela charge, de um lado da charge em 1879-Edison(Thomas Alva acende a lâmpada e em
    2009- Edison(Lobão) apaga…
    Jornal Hoje, Globo, INPE diz que raios não afetaram as três linhas pois os raios mais próximos cairam a mais de 2km das linhas. O que poucos sabem que pode acontecer qualquer fato ( descarga atmosférica, erro de operação de disjuntores, cair uma torre etc…)há maneiras técnicas de alternativas de remanejamento de linhas e usinas(afinal todas cheias) para que não houvesse o apagão da Dilma.

  16. Peter Walker

    Corrijo-me: Dilma não é engenheira eletricista, foi Ministra de Minas e Energia.
    Desculpem-me

  17. Daniel Glaessel Ramalho

    Parece que a imensurável sorte do Presidente Lula está no final, torço muito para que realmente seja o caso. E já estava na hora!
    Não dá para crer que alguém tão incompetente, por deficiência técnica sua e também dos auxiliares diretos pelo mesmo escolhidos, possa ter a sorte de navegar tanto tempo só com mar calmo e com vento freqüente.
    Eu já estava começando a duvidar daquele dito popular repetido a exaustão, de que “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Esses últimos 7 anos da história do Brasil vinham sepultando definitivamente essa “máxima”, mas agora parecem estar realmente surgindo as primeiras tempestades no caminho de S. Excelência. Que estas marolas aconteçam com mais freqüência, pois por menores que sejam se prestarão ao necessário papel de levantar os tapetes, cheios de sujeira e de mentiras escondidas.
    “Nada como um dia após o outro”, não é Raul?
    Um grande abraço!

  18. A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, publica um Atlas da Energia no Brasil.
    Pode ser consultado aqui.

    http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

    Vejam as páginas 33 e 34 e comparem as informações verdadeiras com as mentiras dos discursos.

    Na página 33, mostra um gráfico das linhas de transmissão licitadas, autorizadas e efetivamente construídas no país.
    O recorde em construção é de 2003, obviamente reflexo de projetos de 2002, ou seja, na cota do governo FHC.
    Em 2003, foram colocadas em operação mais 4.980 km de linhas de transmissão.
    Em nenhum ano do seu governo, Lula superou este número.

  19. PAULO MATOS

    JORNALISMO BEM INFORMADO

    DESCOBERTA A CAUSA DO APAGÃO:
    A CULPA FOI DO ESTAGIÁRIO

    O Jornal Nacional da Rede Glob acaba de revelar ao país as verdadeiras causas do apagão que atingiu 18 estados brasileiros e o Paraguai. A culpa foi do estagiário que vai embora da usina após os demais funcionários que, obediente e zeloso, fez questão de cumprir a risca as determinações para APAGAR TUDO quando fosse embora, o que fez. O episódio foi cercado de sigilo para que não caia nas mãos da oposição, que está procurando chifres em cabeça de cavalo pra criticar Lula E DEMITIR O ESTAGIÁRIO, QUE SE ENCONTRA SOB PROTEÇÃO DA POLÍCIA fEDERA EM BRASÍLIA, sob ameaças do PSDB, do DEM e do PTB.

  20. Luiz Carlos de Almeida

    Raul,o castigo tarda mas aparece,us cunpanheirus bulivariano Chavistas isso demonstra o quanto estamos vuneraveis para qualquer atentado e que o Grande Arquiteto nos proteja.Com a grandiosidade do nosso país por 5 horas ficamos com as calças na mão, quem é o culpado? Como sempre não sei , não vi , é culpado passado. Uma coisa não entendo: São Paulo E., queiram ou não é o coração do Brasil , onde esta localizado o maior parque industrial da NAÇão , Temos em todo estado varias uZinas de porte grande espalhadas de ponta a ponta, Rio Parana, rio Tiete e porai a fora. Qual a razão de não termos um sistema independente( Não se guarda os ovos num só ninho)Ao que parece toda energia esta nas mãos de Itaipu, e que por sinal faz fronteira com Bolivia e Paraguai que não podemos confiar. Esse sistema de um só , deveria ser de uns tres, onde um ajudaria o outro numa emergencia.Existe um filme bastante antigo onde um ET não consegue convencer autoridades da existencia deles. Para provar ele criou um apagão mundial para provar sua existencia. Um fraternal abraço Luiz Carlos de Almeida

  21. Humberto Carlos Muccilli Filho

    Dilma é a gestora do programa

    FALTA LUZ PRA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Lula-lá em 2010!

    APAGÃO DO NADA… MERECE UMA INVESTIGAÇÃO DA PF, ISSO TÁ CHEIRANDO É SABOTAGEM PESSOAL…

  23. Antes da reeleição do Lula eu já dizia que haveria outro apagão. Não sou vidente, sei fazer contas. O atual governo não fez nada em relação (inclusive) no que se refere a energia, logo, apagão!
    Ainda segundo as minhas contas, pode escrever, a próxima tragédia será na aviação. Repetéco do acidente da Gol de 2006. Soube-se à época que os radares e toda a parafernália obsoleta e pessoal despreparado e insuficiente.
    Alguma providência foi tomada?
    Eu sou da turma da “urucubaca”, mas não gostaria de ver mais vidas sacrificadas pela incompetente gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *