Blog do Raul

Feliz 2010 !

Estou muito otimista em relação às perspectivas do novo ano. Em primeiro lugar para a Baixada Santista, que já recebe os primeiros sinais do interesse de investidores privados, com os anúncios das descobertas de petróleo e gás na Bacia de Santos e da atenção que o governo do Estado vem dando à infra-estrutura regional. Segundo porque vamos entrar num ano eleitoral e nessa situação as expectativas de mudanças são sempre maiores, embora a credibilidade da classe política brasileira esteja muito crítica. Quando você reflete sobre a renovação da esperança, tem em mente aquilo que não conseguiu até agora, para atender às suas necessidades pessoais ou coletivas e que acabam interferindo na vida de todas as pessoas. Mas não estou otimista apenas porque há motivos concretos econômicos ou político-eleitorais no cenário do Brasil.

Felizmente superamos em parte a crise econômica mundial por causa das bases do Plano Real e das medidas complementares adotadas pelo atual governo. Porém ainda há milhares de famílias brasileiras que amargam o desemprego de seus entres sem ver uma solução de curto prazo, apesar dos sinais emitidos principalmente pelos anúncios de empregos da Petrobrás, suas subsidiárias e prestadores de serviços em geral.

No entanto há caminhos a percorrer, principalmente com qualificação para esses futuros empregos. Ou imediatamente na área da construção civil, que já absorve milhares de trabalhadores nas obras habitacionais, de saneamento, duplicação de estradas, ampliação de vias urbanas e do Porto de Santos.

O grande problema a ser transposto é o da baixíssima execução do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC que, num balanço divulgado recentemente, indica que das cerca de 12.500 obras anunciadas pelo atual governo federal, 1.530 foram concluídas. Pouco mais de 10%. Sabemos que reverter isso não acontecerá da noite para o dia e a minha confiança estremece ao saber que o presidente da República, Lula da Silva, deseja realizar uma reunião em janeiro para discutir com os ministros da área econômica a ampliação de investimentos no país em 2010 e que entre os assuntos em pauta está uma segunda edição do PAC ou PAC 2, como os governistas já propagandeiam, sem ter cumprido 90% da primeira.

Por outro lado, o governador José Serra comentou recentemente a sua preocupação com o baixo valor atribuído à importância do planejamento, quando muitas cidades experimentaram e agonizam devido ao crescimento urbano desordenado. Ele se referia especificamente às perspectivas sonhadas pelas cidades que receberão dividendos das ditas descobertas no Pré-Sal, que carecem de se preparar para o que virá.

Logo, a iniciativa dos municípios de aprovar os seus orçamentos para o próximo ano, prevendo intervenções públicas em infra-estrutura, mostra que um sinal amarelo está intermitente sobre a prioridade do planejamento urbano, dados os péssimos exemplos de outras regiões que sofreram muito com o desenvolvimento desordenado.

Por fim, a travessia segura para o futuro se dará com a escolha de propostas e nomes políticos para todos os níveis de representação democrática no país, do deputado estadual ao presidente da República. Vejo que a sociedade dispõe hoje de todas as ferramentas necessárias para interferir e participar mais desse processo eleitoral, razão pela qual acredito que fará as melhores escolhas, porque é a sua opção concretizar um futuro otimista. Feliz 2010 !

Compartilhe

12 comentários em “Feliz 2010 !”

  1. Peter Walker

    Raul, um abraço e que seu otimismo além de bom para nosso país e sua querida Santos, seja bom para voce e sua família.
    E que mosso partido continue criando bons planos para o Brasil e que os usurpadores conseguem progandear que é deles.
    Exemplos: Austeridade financeira, LRF, bolsa famila, lei do antifumo, inspeção veicular.
    Um abraço, Peter

  2. luiz freitas

    Prezado Raul
    Forte abraço e tudo de bom no ano novo…é claro que no campo politico espero que seja feito a justiça e olhando com frieza….apesar dos muitos erros, o Sr. Lula ira se sair vitorioso mais uma vez contra o tucanado;
    Digo isso com olhar firme pelo “racha“ entre os pré candidatos que postulam a presidencia do PSDB, seria infantil acreditar na desistencia do Aécio pelo que conheço da parte dele.
    Mais uma vez o PSDB que tambem tem “telhado de vidro“ vai morrer na praia.Espero que não na de Santos (aliás esta muito ruim ….a CETESB de Serra não bate mais nos aliados da PMS ????E o povo como fica???) concluindo FELIZ ANO NOVO.

  3. fausto ivan

    Raul, lendo seus artigos ao longo do ano, vi sua preocupação constante com Santos e baixada. Aprendi a ter um carinho especial com a cidade e perceber que diversos amigos estão morando na baixada e exaltando a qualidade de vida. Pelo andar da carruagem (idade) estou candidatíssimo a ser “santista” em breve. Feliz 2010 a você, família e demais escribas.

  4. RAIMUNDO ROSA , BRASIL

    RAUL MEU AMIGO E IRMÃO QUE VOCE TENHA UM ANO ABENÇOADO , VOCE VAI TER O MEU VOTO E DA MINHA FAMILIA PARA DEPUTADO FEDERAL PORQUE EU ACREDITO EM VOCE .

  5. Amigo Raul Christiano.
    O seu idealismo político tem a base da sensatez das suas anlálises realistas da situação atual do Brasil. O seu otimismo político revela a sua outra face, comovente do grande poeta verdadeiro, que está adormecida, a não ser para os íntimos, eu imagino.
    Como um maduro aprendiz de poeta, eu cometi uma espécie de poema para lhe ofertar, por conta dos tempos em que o valor dos oposicionistas à ditadura políca de uma parcela
    dos militares e dos ideólogos da democracia capitalista perversa e corruptora, tinham em CONVERGENCIA SUAS AÇÕES, por um Brasil igualitário fraternal e livre. Os quadros políticos oriundos do MDB, da Ação Popular, e de todas as vertentes partidárias, na ocasião histórica, clandestinos,
    pela ideologia marxista do socialismo real, estavam dando
    forma e planejamento ao Brasil de hoje. O PT surgiu nessa matriz, o PSDB (você participou como liderança na ALESP) tinha os mesmos propósitos. Havia uma cumplicidade nos supremos interesses por um Brasil que iria ao futuro, a realizar a profecia do livro do “Stefan Zweig”, Brasil, o País do futuro. Os deputados estaduais e federais, dos anos oitenta, considerados de esquerda pelos direitistas beneficiários das verbas e investimentos ditatoriais, viam
    o saudoso Lara, o Waldyr Trigo, o Aloisio Nunes Ferreira, entre outros, a confabular rumos, com o josé Dirceu, com a Luiza Erundina, com a Telma de Souza. Era uma comunhão de idéias e princípios que deixavam a nós, os militantes, entusiasmados com os caminhos da Constituição Coragem, do Covas, do Lula, do FHC, entre outros notáveis Deputados Constituintes, e do Dr. Ulysses, é claro!
    DEU NO QUE DEU, SUBESTIMARAM MAIS UMA VEZ O CAPITALISMO GLOBAL E SUAS VARIÁVEIS DOS NEO LIBERALISMOS NACIONAIS, MOTIVO PELO QUAL, OUSEI POETAR ASSIM:

    VASSALAGEM À BRASILEIRA

    A vassalagem cultural é a produção atual direta da corrupção,
    a razão individual chega ás massas pela identificação das vantagens
    As instituições maquiadas no humanismo publicitário falam ao coração,
    pelas pompas e circunstâncias festivas, como reais e idealistas mensagens

    A miséria é a matéria prima da retórica nos discursos empolgantes,
    pululam falácias e sofismas dos “ingênuos” da mídia, bem remunerados
    A causa social da falta da força na segurança publica é matriz política dos arrogantes,
    a exclusão periférica nas cidades, sem ações habitacionais, são apenas estatíticos dados

    A novilíngua percorre os labirintos da vassalagem, a gambiarra da hora virou arte e ciência
    a educação se transfomou em mito religioso, a religião é o templo medieval do neo capitalismo
    Famílias são unidades do consumismo industrial, os fins justificam os meios da não consciência
    A Constituição é apenas um romance do Ulysses Guimarães, a Medida “Provisória” é o governismo

    Ora direis, deixe o Brasil das “leis”, celular à mão, ame o Flamengo, a Televisão, o Carnaval etc… e tal.
    Ivan Alvim – PSDB – GUARUJÁ – FELIZ 2010

  6. Milton Córdova Junior

    Caro RC e companheiros: tenham um GRAAANDE 2010.

    abração,

    Milton Córdova

  7. Ernesto Donizete da Silva

    A todos os “bloggistas” e ao Companheiro Raul, desejo que:

    “DEUS LHES DE MUITA PAZ, SAÚDE, AMOR E REALIZAÇÕES EM TODAS AS ÁREAS – JUBILOSO 2010 A TODOS.

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  8. …Caro amigo e companheiro Raul,

    Desejo à vc. e família um Ano Novo com Paz, Saúde & Harmonia e também sucesso em sua campanha.

    Quanto aos tucanos em geral: que façam oposição consciente, justa e respeitosa ao atual governo Federal. O mundo já reconhece a importância de Lula no contexto global, aqui ele tem 80% de aprovação, será possível o PSDB reconhecer finalmente estes dados comprovados? Realmente teve-se a ideia que a oposição queria mesmo que a crise mundial fosse aqui uma tsunami e não uma marola como foi, claro que o País não é uma maravilha ateóporque as elites econômicas insistem em continuar tendo lucros absurdos enquanto a população tem problemas, mas é impossível deixar de reconhecer que houve melhorias significativas.
    Ah, e que finalmente em Santos, os tucanos não sirvam de platéia para o atual governo municipal. Tem muita coisa errada aqui, será que poucos vêem isso? Ou o que prevalece é a aliança com o governo estadual?

    Forte abraço, amigo!

    David.

  9. Raul

    O eleitor tem que acordar e ter ciência, como vc muito bem frisou, que a base foi o Plano Real, pois se não tivessemos este sustentáculo hoje estaríamos arruinados pela crise.
    Vamos entrar 2010 com muita esperança de renovação com muita paz, confiança, perseverança e esperança de uma nação próspera. O Brasil tem muitos problemas a serem resolvidos mas com fé, com certeza, seremos um país com uma economia estável, principalmente com a redução dos gastos públicos e investimentos no social (não estou me referindo ao social do Bolsa Família, que virou carro chefe na campanha anterior e ainda será usado em 2010).
    ANO NOVO VIDA NOVA COM ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, GOVERNADOR E DEPUTADO ESTADUAL, BOA SORTE A TODOS OS CANDIDATOS E UM 2010 COM POLÍTICOS QUE REALMENTE TENHAM COMPROMISSO COM BRASIL.

  10. Raul

    2010 É O ANO DA MUDANÇA PORQUE ESSE NÃO É O BRASIL QUE QUEREMOS.
    ESSE BRASIL NOS ENVERGONHA.
    CADA BRASILEIRO SENTE ESPERANÇA PORQUE PENSA QUE HÁ OUTRO BRASIL IGUAL AO DA PROPAGANDA E QUE UM DIA TAMBÉM CHEGARÁ LÁ.
    VOCES PRECISAM MOSTRAR QUE O BRASIL DO VIZINHO É O MESMO QUE O NOSSO, ESTÃO TODOS SE ALIMENTANDO DE ESPERANÇA POR UM BRASIL QUE NUNCA CHEGA PORQUE A CORRUPÇÃO E A INCOMPETENCIA NÃO PERMITEM.
    PORÉM, O PSDB TEM UM GOVERNANTE COMO O JOSÉ SERRA QUE TEM MUITOS RESULTADOS PARA APRESENTAR E MOSTRAR QUE O BRASIL QUE REALIZA E QUE REALMENTE CUIDA DAS PESSOAS É POSSÍVEL.

    Se o marketing da fantasia funciona, vamos nós, também, “marquetear” e promover as pessoas de valor, como é seu caso, e que merecem todo o reconhecimento de nosso povo brasileiro.
    Seu blog está rompendo os limites do estado de São Paulo, pois as vezes eu apresento algum trecho de seus textos brilhantes em meus comentários em outro espaços que eu também costumo prestigiar.
    Desculpe-me por não pedir sua autorização, como eu fiz com a jornalista Roberta, mas eu creio que tudo o que tem qualidade deve ser propagado, porque a palavra bem colocada significa a luz que ilumina e ofusca esse festival de mediocridade e baixaria que o brasileiro, infelizmente, está se acostumando a ouvir.

    ………………………………..

    Querida Rose, fico feliz por ter contribuído de alguma forma através da minha humilde linha de raciocinio sobre a liberdade de imprensa. Ainda querida, complementando sobre esse assunto tão pertinente e importante, penso que nenhum de nós jornalistas temos a tão falada e discutida, “liberdade de imprensa”. Tudo se proibe na imprensa: é promotor que se esmera em denunciar crime de opinião, é criminoso menor, que tem direito de matar quem quiser e a sociedade não pode sequer saber seu nome, porque a imprensa é proibida de publicar. A autocensura a pior de todas as censuras, imposta pelas imorais indenizações por danos morais; a fraqueza econômica das empresas que as leva a censurar seus profissionais, etc.etc.etc.
    Quero deixar aqui o meu abraço a todos os jornalistas que incansávelmente executam com dedicação, coragem, competência e empenho suas funções que é a de informar, com exatidão, acerca do que está a suceder em cada momento. Escutar, ler, investigar, e fazer-se presente diante da sociedade com veracidade e sem nenhuma auto censura. E dizer-lhes também, que não aceite nenhuma auto censura, nenhuma limitação a seu labor de informar aos leitores, telespectadores, ouvintes etc. O contrário de tudo isto não é jornalismo…chama-se manipulação da opinião pública. Denuncie!
    Beijos à Todos!

    Por Roberta T. M. de Oliveira

    Querida Rose, já add o Blog do seu amigo Raul entre os meu favoritos. Por gentileza, transmita o meu abraço a ele e aos demais colegas de profissão. E fique a vontade caso queira postar o segundo texto acima escrito.

    QUE DEUS GUARDE VC E SUA FAMILIA NA PALMA DE SUAS MÃOS. BEIJOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *