Blog do Raul

Militância polí­tica virtual em 2010

Chegamos ao futuro com a Internet. Orkut, Facebook, LinkedIn, MySpace, Windows Live, Twitter, Blogs, Flickr e muitas outras ferramentas foram criadas e formam as chamadas redes sociais, que ampliaram a comunicação humana e são responsáveis pela integração global, com as suas formas de produção, distribuição e consumo do conhecimento. O Brasil registra número crescente de internautas e acessos, e neste ano a Internet vai experimentar essas ferramentas com maior liberdade nas eleições. Os exemplos e resultados positivos com a vitória de Barack Obama na campanha americana animam especialistas brasileiros em marketing eleitoral, partidos e candidatos em todos os níveis.

Essa experimentação ocorre com atraso, porque as regras em nosso país sempre foram muito rigorosas, dado que legisladores e o Judiciário não dispunham de referências de segurança para o uso político e eleitoral. O debate no Congresso Nacional revelou a preocupação com limites que são praticamente impossíveis de identificar no mundo virtual global. Houve quem defendesse uma isonomia dessas novas regras com os limites dos meios de comunicação tradicional. Esse paradigma mudou quando houve interatividade dos parlamentares com os eleitores, convictos pelo seu uso livre.

Os candidatos potenciais em 2010 se movimentam e tentam aproximar as suas ideias dos eleitores e os eleitores para as suas próprias campanhas. Contudo, a experiência eleitoral de Barack Obama ainda não serve totalmente ao Brasil, porque os americanos têm hábitos muito diferentes na Internet. No caso de Obama, os seus simpatizantes produziram vídeos manifestando apoio ao candidato, independentemente do partido ou da sua campanha. No Brasil, embora cerca de 37 milhões de usuários estejam conectados, em casa ou no trabalho, que somam 64,8 milhões quando consideramos os acessos em lan houses, bibliotecas, escolas e telecentros, os conteúdos políticos ainda têm interesse restrito.

A audiência na Internet configura hoje numa das maiores em comparação com os demais meios de comunicação, somando todos os tipos de veículos. Isso aumenta a relevância desse instrumento pela classe política, que necessitará muita criatividade para mobilizar o eleitorado na Internet no seu dia a dia. Internautas e eleitores não restringem o exercício da interatividade crítica somente no período de quase 90 dias das campanhas. Os conteúdos farão a diferença na percepção desses eleitores, que rejeitam as obviedades dos contatos pelos mecanismos tradicionais de comunicação.

O eleitor virtual vai ser atingido pelo político e pelas suas redes de militância virtual, desde que o uso da Internet observe uma comunicação em via de mão dupla e, ao mesmo tempo, convençam que as suas mensagens são também individuais, pessoais e abertas à troca de informações, ideias, propostas. Não acredito na massificação das mensagens eleitorais, justamente porque hoje há uma verdadeira repugnância às toneladas de lixo eletrônico e propagandas intrometidas. O sentido da propaganda eleitoral virtual, do emissor ao receptor, como a “entrega” de um panfleto eletrônico, sem interatividade e chance de contribuir para os conteúdos é um indicativo do fracasso nesse meio.

A Internet fará diferença nos custos das campanhas, que reduzirá materiais e agregará valor aos que compreendem a força de instrumentos virtuais. O seu uso adequado e inteligente mesclará eleitores que acreditam na política como meio de transformação da sociedade e a comunidade que busca conscientemente, credibilidade, confiança e envolvimento para mudar.

Compartilhe

8 comentários em “Militância polí­tica virtual em 2010”

  1. Bom dia Raul,

    De fato, os políticos terão que saber usar essas novas ferramentas, pois ninguem tolera mensagens automáticas,sem conteúdo.

    Parabéns pelo artigo.

    Alexandre de Souza

  2. “O BRASIL DE VERDADE não passa na gloBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

    Sou professor da rede estadual paulista e sofro com o PSDB ” pior salário do Brasil ” Gostaria de dar aula em uma única escola, gostaria de poder fazer poós graduação a noite depois das aulas, gostaria de dar maior atenção ao, meus aluninhos para q tenham uma melhor nota no IDESP, queria queria queria……Por isso Votamos Dilma.

  3. salve
    Queria um porta voz para transmitir o que tenho ouvido nas ruas:
    Essa confusão do vice, a muvuca e a desorganização que o PSDB passa ao eleitor vai custar muito caro na hora da votação.

  4. Luiz Paulo Neves Nunes

    Olá Raul

    Sou um grande entusiasta do uso dessas ferramentas tecnológicas, no entanto, não são todos os políticos que “postam” o conteúdo. Você, o Xico Graziano e o Serra são pessoas “verdadeiras”, mas tem muito ghost writer por aí.
    Sei que isso, dependendo do caso, é necessário, afinal quando uma autoridade fala do que não sabe e de improviso, a tendência é “meter os pés pelas mãos” como o Presidente Lula faz “tão bem”… então é essencial que exista uma equipe de assessoria que auxilie nos discursos, falas, entrevistas. Mas é essencial que o “chefe” dê as diretrizes do discurso, que ele oriente sobre o que quer defender ou atacar.
    No entanto, essas ferramentas tecnológicas deveriam aproximar os eleitores dos políticos, e não dos assessores.
    Desculpe a grosseira sinceridade, mas isso é discutir sobre as moscas, e não sobre o que fertiliza o campo.
    A sensação de abandono que os eleitores sentem não vêm apenas do pouco contato com os seus representantes, com aqueles a quem foi delegada a representação. Por mais que se façam Audiências Públicas, o cidadão não se sente participando da política. Mesmo os Conselhos (Municipais, Estaduais e Nacionais) acabam sendo dominados pela vontade dos governos, uma vez que metade deles é composta por integrantes dos poderes públicos, e a outra metade, que vem da sociedade civil organizada, que não tem “faltas abonadas” ou qualquer coisa do gênero, para participar das reuniões que são, via de regra, durante a semana, no horário comercial.
    O Modelo da Democracia Representativa está cada vez mais exaurido, e o modelo da Democracia Participativa é envenenado no berço.
    Precisamos resgatar a bandeira do Parlamentarismo, presisamos fazer valer a Lei da Ficha Limpa, urge gastarmos menos e melhor o dinheiro público.
    Porque os “blogueiros”, “twiteiros”, “orkuteiros”, e simples usuários da internet, habituados as pesquisas no Google podem até indicar uma febre, mas são uma parcela muito pequena do “corpo social” que está com “Não-acredito-mais-em-políticos-zite” aguda.

    Tucanamente

    Prof. Luiz Paulo Neves Nunes
    PSDB – Guarujá

  5. Análise perfeita do professor Luiz Paulo
    O que o PSDB está fazendo na rede é muito grande, é magnífico. Tenho participado de alguns movimentos e são realmente empolgantes.
    Apesar disso, como diz o professor, a GRANDE maioria, aquela dos índices das pesquisas, não entende nada de compromisso e responsabilidade, estão muito mais preocupados com o circo ridículo que passa diariamente nos noticiários e as fofoquinhas de comadre, essas lançadas por criminosos, protegidos pelo chefe poderoso sob o manto batizado de aloprado.
    É triste assistir a verdadeira sociedade organizada, participando ativamente com ideias e sugestões, porém, subjugadas por lideranças que encabrestam milhões de brasileiros, muitos com os benefícios dos programas sociais, alguns com os privilégios bancados pelo trabalhador, que nem percebe porque se ilude e se distrai com a propaganda.
    Seguindo, ainda, na esteira do comentário do professor, vocês têm que criar uma série de movimentos, que envolvam a população, como o Ficha Limpa, e que façam cada cidadão sentir a necessidade de servir para evoluir.
    Ocupem espaços.
    Onde se organizam eventos artísticos, culturais e até religiosos, lá estão os militantes do petismo, atuantes e determinados.
    Onde estão os tucanos?

  6. Bôa pergunta.
    onde estão os tucanos?
    Com certeza não estão no pulsar das ruas< e nem muito menos amassando barro para agaranhar votos.
    Talvêz nos gabinetes ?????????????????
    Mistério !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Insisto
    Não há mais espaço para brincadeira.
    Tratam as ações criminosas do governo como piada e deboche, enquanto eles avançam e rompem todos os limites da lei.
    O presidente já alegou que os juízes atrapalham.
    Todos os bandidos pensam assim, agora têm um guru de peso para justificar seus atos contra a população.
    Viva a malandragem e a violência!
    E não há um “outro lado” para orientar o povo que segue qualquer onda e para equilibrar as forças que tendem a engolir os poucos que ainda se interessam em questionar e a refletir antes de embarcar nessas ondas que surgem de um lado só.
    Essa mentira de presidente do povo é a mais cabeluda da história.
    A comunicação deles tem mão única, os discursos são imposições, não há troca como o que vocês estão fazendo.
    O seu blog, twitter dos candidatos e os sites e blogs que estão mobilizando milhares de internautas são exemplos de ligação com a população que devem servir como referência.
    Nós, cidadãos anônimos e comuns, temos o direito de participar e contribuir, isso somente os tucanos fazem, somente vocês nos incluem de verdade.

    E ISSO DEVE SER DIVULGADO E ENALTECIDO.

    Os petistas nao oferecem espaço ao contraditório porque são autoritários.
    Quem ousar discordar ou criticar é, no mínimo, excluído, quando não sofre represália. Tem um senador “bonzinho” que se atreve a telefonar para a residência de quem envia críticas aos jornais.
    Esse tipo de intimidação não pode ser permitida numa democracia.

    Do lado do PT, as lideranças não ouvem nem leem o que o povo quer, os blogs não são democráticos porque têm moderação dos comentários.
    Uma liderança de um movimento importante, que idolatra o lula como a maioria dessas pessoas, foi indagada por um jornalista num programa de TV se o lula os recebia, disse que não, mas sabem que o presidente os apoia.
    Sabem como?
    Se fossem espertos deveriam saber que são enganados e não percebem porque o envolvimento emocional não lhes permite enxergar com a razão. Digo isso porque, mesmo não concordando com os princípios dessa ONG, senti sinceridade na senhora que a preside e nem todos devem receber a farta distribuiçao de grana para aderir ao projeto de poder do PT.

    Vejam trechos da matéria de O Globo que trata desse tema que me preocupa tanto.
    Aborda o Ficha Limpa, que deu certo, mas que servirá como pretexto para que coloquem em prática outros projetos envolvendo a população. Esta, empolgada e anestesiada, corre o risco de cair em armadilhas sem ter noção do estrago. Foi assim que o povo alemão aderiu ao nazismo.
    Esse tipo de pressão as cegas coloca em risco a democracia porque exclui os demais poderes de decisões importantes, que ficarão a mercê de quem lidera essas massas cooptadas pelos discursos e pelo que lhes oferecem.

    deu em o globo
    Reforma partidária

    De Merval Pereira

    O anúncio de que o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) volta a se mobilizar para enviar ao Congresso um novo projeto, desta vez sobre a reforma política, é um sinal de vitalidade da sociedade, mas precisa ser visto com cuidado.

    Formado por diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) que se mobilizaram para colher assinaturas para o projeto de ação popular que desaguou na lei da Ficha-Limpa, o MCCE agora quer defender a adoção do financiamento público de campanha e o voto em lista fechada como maneira de mudar a política partidária brasileira.

    Sobre a Constituinte exclusiva – infelizmente esse instrumento, assim como as consultas populares, foi distorcido pelos governos de tendências ditatoriais da região, e acabou virando uma arma para os que querem usar métodos democráticos para anular a democracia.

    A candidata do PT Dilma Rousseff passou a defender a tese da Constituinte exclusiva por orientação do PT, o que pode significar a tentativa de uma escalada autoritária de um eventual governo petista.

    Sendo assim, uma ação popular que deságüe no Congresso a base de milhões de apoios, assim como aconteceu no caso da Ficha-Limpa, pode dar início a um debate sem fins ideológicos….

  8. GERALDO COSTA

    EU ADORO O GOVERNO E A POLITICA DO LULA. NEM PRECISO TRABALHAR… GANHO 3 BOLSA FAMILIA QUE É MUITO BOM. FICO EM CASA CURTINDO FUMANDO UM, JOGAMOS TRUCO SEMANA E OS OTARIOS VAO TRABALHAR. HAHAHA. DILMA VAI VENCER PRA GENTE CONTINUAR BEM! E EM 2014 TEM COPA DO MUNDO … E CARNAVAL TODO ANO! E VOCES TRABALHEM MUITO NA CAMPANHA DA DILMA PORQUE EU QUERO CONTINUAR RECEBENDO TODOS OS MEUS DIREITOS E AINDA NAO TRABALHAR! POR ISSO EU SO PT ATÉ MORRER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *