Blog do Raul

… e foi-se Chalita !

Faz dois meses e o vereador de São Paulo, Gabriel Chalita, foi lançado candidato ao Senado num encontro com alguns tucanos da Baixada Santista em Santos. Com todo o respeito que ele sempre mereceu, esse acontecimento não repercutiu no PSDB porque foi um ato isolado e de motivação aparentemente pessoal. Com o desfecho da novela "Chalita" e o seu destino assemelhado à infidelidade e à traição, estou ainda mais convicto que, ao contrário das suas pregações filosóficas e literárias, ele jamais demonstrou qualquer afeto ao PSDB, excetuando os seus laços com a família de Geraldo Alckmin e a recém-revelada paixão pelos exemplos democráticos de Franco Montoro e Mário Covas.

O professor que recitava poemas e cantava melodias de auto-ajuda com os professores em todo o Estado de São Paulo passou a construir e a executar, desde o seu "lançamento em Santos", uma estratégia de negação das oportunidades confiadas por Geraldo Alckmin, durante quase cinco anos ininterruptos nas secretarias da Juventude e da Educação. Pior que isso: ao se dizer frustrado em não poder realizar o seu "sonho de educador" nos governos do PSDB, deseja passar ao largo de uma gestão educacional marcada por muitas dúvidas administrativas – ainda sem os devidos esclarecimentos.

De uns tempos para cá, o projeto político pessoal de Chalita virou um prato cheio para colunistas sociais e de política, nos jornais, revistas e portais na internet. Todos destacaram os seus flertes com outras legendas partidárias, deixando a impressão de que era apenas mais um político seguindo a temporada de troca de partido, comum no mês de setembro, em ano que antecede as eleições.

"Vítima" do PSDB que não lhe dera a oportunidade de "sonhar com uma ação política que privilegie o ser humano", o intelectual bem educado demonstrava a sua consistência ideológica e ética ao trocar José Serra por Dilma Rousseff ou Ciro Gomes, Geraldo Alckmin por Kleber Bambam ou Rita Cadilac, sem contar o grau de seus compromissos com o manifesto e o programa do PSDB.

Para muitos, essa movimentação parecia uma estratégia arquitetada apenas para chamar a atenção do partido para os projetos comuns de suas alas. Mas, sem argumentos que pudessem convencer a estrutura do PSDB em todo o Estado e impaciente com o debate interno, Gabriel Chalita não mediu e não escondeu seus vôos e articulações com os principais opositores do PSDB no cenário nacional.

Numa manhã de domingo, no Twitter, testemunhei Chalita interagindo com militantes virtuais do PSDB, conhecendo melhor as suas impressões do processo de saída anunciada. Achava, até aquele momento, que tais articulações externas se resumiam às notas na imprensa e que ele não moveria peças no xadrez partidário sem o consentimento de Alckmin. Ledo engano!

Alertei Gabriel Chalita para que ele procurasse a direção do PSDB e manifestasse o seu interesse em se candidatar ao Senado em 2010. Respondeu que do PSDB ele tinha apenas a saudade da democracia de Montoro e Covas, batendo os pés com a justificativa de que a sua candidatura serviria à realização do seus sonhos e num partido mais democrático.

Realmente, Chalita, vá logo e tenha uma boa sorte!

Compartilhe

75 comentários em “… e foi-se Chalita !”

  1. Luiz Paulo Neves Nunes

    Olá Raul

    Fui testemunha da sua “converça” no twitter com o Chalita, pois na época acompanhava ambos. Realmente, a gestão dele na Secretaria de Educação foi muito questionada, mas ele com a sua falácia pseudo-psicológica didático-pedagógica deixava sempre a impressão que as críticas eram uma forma de dizer que se odiava o aluno.
    Mas isso já passou, felizmente. Existem quadros no PSDB que são absolutamente desconexos da prática e da história dos tucanos. Gabriel Benedito Isaac Chalita era um exemplo.
    Esse foi o preço que o PSDB pagou e paga por ser grande, por ter conquistado a presidência do Brasil duas vezes e o Governo de São Paulo por quatro vezes. Esse gigantismo, que faz crescer esses “excesso de pele” já aconteceu em outros partidos, e no nosso caso, só servirá para ilustrar que ele não obteve o seu espaço por não haver espaço para pessoas com a postura e prática política dele no PSDB.
    Deixa o menimo sonhar: é notório que mesmo com o Skaff, o PSB não vai tirar votos do PSDB, e sim do PT, ainda mais com o Ciro Gomes transferindo o domicílio eleitoral para SP.
    Egos muito inflados, fogueira das vaidades, é isso que o Márcio França terá que administrar. Mas isso não me diz respeito. O Importante é que temos ferramentas para articular a nossa militância (o site tucano.org) e manteremos o Governo de SP e retornaremos à Brasília, e triunfal marcha, com o Serra entregando a Copa do Mundo em 2014 para a selação Campeã e se tudo ocorrer como esperamos, abrindo os Jogos Olímpicos do 2016.
    Quem? Gabriel o quê?… Será apenas uma nota de rodapé na história do PSDB.

  2. Ricardo Zanoni

    “Chalita é morto. Não serve para senador pelo PSDB! Viva o Qúercia, do PMDB, para pleitear este cargo com o maciço apoio tucano. O mesmo e velho Qúercia, que, no passado, lá pelo fim dos anos 80, o tucanato dizendo não mais suportar a corrupção quercista, deixava o PMDB para fundar o PSDB”. Que coisa, não ? Mudou o Quércia ou mudou a turma do bico grande ?

  3. João Márcio Silva (Santos)

    Nascido em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista (SP), Gabriel Chalita é educador, escritor, palestrante e apresentador de rádio e TV.
    Professor e doutor em direito e em comunicação e semiótica, mestre em sociologia e em filosofia do direito, assina uma obra que soma 45 títulos publicados e cerca de 9 milhões de exemplares vendidos.
    Ex-secretário estadual de educação e ex-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), é membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras.
    Falar de Gabriel Chalita e uma pessoa fenomenal apesar não conheço pessoalmente,,o PSDB perde uma pessoa de grande peso no estado de São Paulo,sentiremos uma grande falta como ele vai ser dificil encontrar por ai.
    Mas espero q saiba pra onde vai tenha a coragem mostrar tudo o que aprendeu aqui entre a gente,qualquer sabe nos procurar a porta está sempre aberta pra um filho amado,vou deixar um recado que ele vai gostar disso..

    ” SEJA FELIZ SEMPRE ”

    Ame, como se ninguém nunca houvesse feito sofrer…
    Trabalhe, como se não precisasse do dinheiro…
    Dance, como se ninguém estivesse olhando…
    Cante, como se ninguém estivesse ouvindo…
    Viva, como se fosse no paraíso!
    Curta o que de melhor a vida lhe oferece com toda intensidade, como se fosse o último de sua vida …
    A vida muitas vezes é curta, mas mesmo assim seu caminho é longo.
    Nela aprendemos a sorrir, chorar, amar, sofrer e a renascer, para amanhecer e termos um lindo dia…
    Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje…o ontem já passou… e o amanhã…talvez não chegará…
    Seja feliz Sempre (autor desconhecido)

    Abraços,

    João Márcio.

  4. Caro Raul

    Chalita tem uma biografia e tanto…mas nunca foi tucano, assim como muitos que aí estão, então….

    Abs e vamos para a frente

  5. Claudio Gaiarsa

    Raul,
    Outro dia já falamos a esse respeito, mas vale aqui a socialização da discussão. Esse caso é apenas mais um daqueles que chamo da “personalização” da politica. A politica no Brasil gira em torno de nomes (coronéis, capos, bandidos, radialistas, cantores, atores, etc, etc, etc)e não em torno de idéias o princípios. O Chalita não defende nada, como tantos outros não defendem nada, a não ser a sua propria fama, a sua propria projeção, como se fossem estelas de cinema, ou artistas de que arte for.
    O brasil precisa de tres coisas: programa, fidelidade, e lista. Isso quer dizer, para ser de fato um partido político é necessário ter um programa, e em torno dele giraria a vida do partido, e de seus lideres e militantes. A fidelidade, é para que se um dos representantes no poder legislativo defender algo que vá contra opartido, o partido deve expulsá-lo. E para comletar devemos votar em listas fechadas, e acabar com essa indigência que e ficar votando em pessoas, em nomes, ao invés de propostas. OK dá para adaptar essa minha proposta para parlamentarismo, voto distrital, distrital misto, e algumas variantes. Fora disso é a miséria, é a indigência política, é o atraso. Qual é a sua posição a respeito? Forte abraço.

  6. Prezado Raul,

    Se o Chalita se foi, por vontade própria ou outros quesitos não cabe a mim julgar. Mas apoiar Kassab, Quercia ou outro qualquer em detrimento de alguém do partido considero também uma traição.
    Desavenças devem ser resolvidas dentro do partido, pois nenhum casamento é perfeito, mas esta publicidade exarcebada me deixa muito na dúvida sobre posições dentro do próprio partido.

  7. Thiago Ertoni

    Caro Raul

    Lamentalvemente o PSDB é partido de alguns que decidem tudo e querem passar que os militantes aceitem suas decisões. Aonde ja se viu o PSDB apoiar Quércia que junto com Fleury ambos do PMDB, destruiram e acabaram com o Estado de São Paulo, o PSDB que equilibrou as contas. O Chalita fez bem em sair pois muita gente e igual ele no PSDB mas não tem coragem de tomar atitude. Ta na hora do PSDB ficar mais democratico, não so na teoria mas na pratica. Boa sorte Chalita.

  8. O PSDB PERDE UMA PESSOA DE GRANDE PESO, NÃO SÓ EM SÃO PAULO MAS EM TODO BRASIL.FEZ ELE MUITO BEM TER SE RETIRADO DESSE PARTIDO ULTRAPASSADO QUE NÃO LHE DAVA NENHUM APOIO. GRAÇAS A DEUS QUE ELE NUNCA FOI TUCANO.
    TUCANOS ESPEREM PRA VER QUEM É O GABRIEL CHALITA DAQUI ALGUM TEMPO!!!!NÃO SE ESQUEÇAM QUE ELE FOI O VEREADOR MAIS BEM VOTADO EM SÃO PAULO E NO PAÍS(E QUASE SEM FAZER CAMPANHA)E MAIS: ELE É MUITO QUERIDO NESTE PAÍS.

  9. ACHO UM ABSURDO O ESCRITOR GABRIEL CHALITA ESCREVER LIVRO INFANTIL, ELE É GAY, É VIADO, E TEM ESCRITOR (A) INFANTIS QUE SÃO MAIS INTERESSANTES DO QUE ELE E NAO EM CHANCE DE IR A UMA BIENAL DO LIVRO, SABE PORQUE? PQ VIADINHOS COMO ESSE CHALITA TOMA O LUGAR DESSAS PESSOAS!!! ISSO SEM FALAR NO MAURICIO DE SOUZA QUE NEM É ESCRITOR!!!!! É UM ABSURDO!!!!!!!!!!!! E SE O GABRIEL CHALITA NAO É GAY ENTAO A CANTORA MADONNA É VIRGEM!!!!!!!!!!

  10. SE O GABRIEL CHALINA NÃO É GAY, ENTAO A CANTORA MADONNA É VIRGEM!!!!!!!!!!!!! SAI DO ARMARIO CHALITA, PEGA CARONA COM O RICK MARTIN… O RICK TAMBEM SEMPRE NEGAVA QUE ERA GAY E SE DIZIA HETERO, NAO TEM MAL NENHUM ASSUMIR O QUE É.. NO CASO DO RICK AINDA DÁ PARA DISFARÇAR, MAS VC CHALITA NAO TEM COMO DISFARÇAR.

  11. GABRIEL CHALITE É GAY!!! GABRIEL CHALITA É VIADO!!! SE O GABRIEL CHALINA NÃO É GAY, ENTAO A CANTORA BRITNEY SPEARS É VIRGEM!!!!!!!!!!!!!.

  12. Já foi tarde.

    Esse estrelinha precisa entender que todo Super Homem um dia já foi Batman.

  13. Nossa, Sr. Antonio, que falta de respeito para com o ser humano. Não sei se estou equivocada, mas me parece que o assunto é a troca de partido que o Prof. Chalita fez e não o tipo de literatura que ele escreve ou escreveu. Perdão se não consegui me expressar melhor.

  14. Tenho muita admiração pelo Chalita , seus pais chegaram em um navio de imigrantes …. assim ,como os meus !
    Que pena ! Eu me arrependo por ter dado o meu voto a ele !!!
    Que ele repense e continue sendo um exemplo para os jovens…que acreditam nele, na “ÉTICA e CIDADANIA ”

    Esse é um trecho de uma carta que escrevi aos jovens ” Brasileiros ”

    Infelizmente, também nunca se viu tanta falta de ética e imoralidade política como as que têm ocorrido no Governo Lula, tanto no seu primeiro mandato como no segundo, vou citar alguns : a corrupção montada por Marcos Valério, conhecida como “Valerioduto”, “Fortuna no Armário – 2002”, “Propina nos Correios – 2005”, “Dinheiro na Cueca”, “Propina na Sacolinha – 2006”, “Os Aloprados de Lula – 2006”, “Propina na Meia”, “Propina na Cueca”, “Propina na Bolsa”, “Propina no Bolso”, “Propina na Mesa”, “A Oração da Propina”, “Dízimo Milionário” etc…
    Será que isso tudo é normal. Ainda está valendo o rouba, mas faz.
    Resolvi escrever para vocês jovens brasileiros , sim brasileiros que se orgulham ao vestir sua camisa, do nosso país e gritam ” BRASILLLLLLLLLL ” seja nos estádios de futebol , nos esportes , e em outros países onde vivem . Somos um povo alegre que canta e luta por seu país com tanto orgulho dessa terra , do Norte ao Sul de suas belezas naturais , suas matas, suas praias e nossa floresta amazônica.
    Por isso meu jovem, não podemos permitir essas imoralidades. Elas demonstram verdadeira falta de ética . Mesmo que você não goste de política, não seja omisso . Dê preferência àquele candidato que tem a casa em ordem, descubra como ele ou ela vive em família , independente do ” ibope ” Vá e vote livre e consciente . O seu voto é um direito de cidadania , capaz de melhorar o nosso País.
    Eu acredito na capacidade e compreensão dos jovens .

    São José dos Campos, nesta data 05 de outubro de 2010.

    Fátima Miguel Sampaio

  15. Chalita o novo PTralha 171, apareceu novamente no programa papo aberto. Ficou claro a posição da canção nova no contexto político atual de um governo corrupto e incompetente. Aqui na região de Campinas está nescendo um movimento chamado: CORRENTE DO BEM (DOS BEM ENGANADOS PELO CHALITA), onde pede-se uma veemente ação de esclarecimento de como o Chalita com aval da canção nova enganou os eleitores da igreja católica e para que os sócios evangelizadores parem com sua contribuição, direcionando essa contribuição para a Aliança da Miscericórdia ou para a Fazenda da Esperança em Guaratinguetá. Dezenas de ex-sócios evangelizadores já fizeram a mudança cadastral.
    Allencar Rodriguez

  16. FUI ALUNO DO GABRIEL CHALITA NA FACULDADE SANTA TEREZA – USC TRABALHEI NA CAMPANHA DE DEPUTADO ESTADUAL 1994 E ELE PERDEU , ELE E UM CARA INTELIGENTE E TEM QUE BUSCAR SEUS IDEAIS SO QUE NA POLITICA TEM QUE FAZER , NA GRANDE VERDADE ATE AGORA ESTAMOS NAS MAOS DE EX. PERSEGUIDOS DA DITADURA E SO VEJO CORRUPÇAO O , GABRIEL CHALITA VEEM CRESCENDO NA POLITICA QUEM SABE , ELE PODE SER A MUDANÇA QUE O PAIS PRECISA , NUNCA OUVIR DIZER DE ROUBOS SOBRE O MESMO E SE ELE NAO E CASADO , QUAL O PROBLEMA , CRISTO TAMBEM NAO ERA . DEIXA ELE CRESCER E ELE VAI MAIS LONGE ESPEREM , O JOSE SERRA TEE O QUE MERECEU TINHA QUE PERDE PORQUE JA FICOU MUITO TEMPO NA POLITICA TEM MESMO QUE MUDAR NAO SOU FA DA DILMA , EU ACREDITO NO CHALITA VAI MEU PROFESSOR BRIGUE COM ESTES CARAS CRIE PROJETOS , FAÇA PARA O POVO PORQUE O DINHEIRO E DO POVO E NAO E DESSE OU DAQUELE PARTIDO.

  17. FUI ALUNO DO GABRIEL CHALITA NA FACULDADE SANTA TEREZA – USC TRABALHEI NA CAMPANHA DE DEPUTADO ESTADUAL 1994 E ELE PERDEU , ELE E UM CARA INTELIGENTE E TEM QUE BUSCAR SEUS IDEAIS SO QUE NA POLITICA TEM QUE FAZER , NA GRANDE VERDADE ATE AGORA ESTAMOS NAS MAOS DE EX. PERSEGUIDOS DA DITADURA E SO VEJO CORRUPÇAO O , GABRIEL CHALITA VEEM CRESCENDO NA POLITICA QUEM SABE , ELE PODE SER A MUDANÇA QUE O PAIS PRECISA , NUNCA OUVIR DIZER DE ROUBOS SOBRE O MESMO E SE ELE NAO E CASADO , QUAL O PROBLEMA , CRISTO TAMBEM NAO ERA . DEIXA ELE CRESCER E ELE VAI MAIS LONGE ESPEREM , O JOSE SERRA TEVE O QUE MERECEU TINHA QUE PERDE PORQUE JA FICOU MUITO TEMPO NA POLITICA TEM MESMO QUE MUDAR NAO SOU FA DA DILMA , EU ACREDITO NO CHALITA VAI MEU PROFESSOR BRIGUE COM ESTES CARAS CRIE PROJETOS , FAÇA PARA O POVO PORQUE O DINHEIRO E DO POVO E NAO E DESSE OU DAQUELE PARTIDO.

  18. Tem ideais filisóficos!!! Pricisamos de mais pessoas na nossa politica para mudar a “cara” e o cenário da casa de legislação deste país. SO´assim saberemos que a ética e o respeito ainda existem neste país. ELE DESCOBRIU QUE O PSDB, DIGO O GRUPO QUE FORMA O ATUAL PARTIDO SÓ MUDOU A LEGENDA, MAS NÃO MUDOU O JEITO DE FAZER POLITICA DESCENTE, E COM RESPEITO QUE O POVO DESTE PAIS MERECE, RESPEITO.

  19. deus nos ama, e é por isso que somos perdoados a ca da momento principalmente quando criticamos, apontamos os outros e nem olhamos para nós, amigo eu amo Gabriel ele é filho do céu, muita paz em seu coração amigo.

  20. Suzana pimentel

    Primeiro quero parabenizar o Chalita por este trabalho maravilhoso que ele tem, a cada dia que passa me apaixono mais por o trabalho deste homem acho incrível este trabalho que ele tem voltado para a ética, pois este trabalho é um grande exemplo para os jovens de nosso país, no entanto para ser o que ele é hoje encontrou várias pedras no caminho e nem por isso desistiu parabéns acredito muito que será um político diferente. Sucesso e um grande bjoo

  21. Teve palestra com ele na minha faculdade ontem, e eu comentava com meu colega: SE ESSE CARA NÃO É VIADO, ENTÃO NINGUÉM MAIS É… o cara com mais de 35 anos, sem nenhuma aliança, bonito, cabelo bem feito… e ex seminarista!!! O que mais vocês precisam????

  22. Fabio de Melo

    É isso aí. Parabéns Gabriel Chalita, pelo excelente trabalho e conteúdo. Um grande profissional. Os homossexuais estão no mercado de trabalho mesmo. Só faltou sair do armário, né?
    HONESTIDADE é tudo! Ah, e você não é padre…

  23. Posso garantir que o Chalita não é gay, pois eu já fiquei com ele, ele é muito homem, muito mesmo, lindo e maravilhoso, um galã mesmo.

  24. Sou de MG e não entendia como um homem tão inteligente como Chalita compactuava com uma politíca educacional tão angustiante como é do PSDB a educação de SP é horrível e Mg está no mesmo caminho. O meu conceito sobre Chalita subiu muito quando ele teve coragem de sair do Psdb não combinava com um homem inteligente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *