Blog do Raul

Social-Eleitoral !

O PSDB sempre se saiu melhor governando do que fazendo propaganda dos seus feitos. Essa é uma das principais explicações para a perda da paternidade de programas estruturantes do país, como o Plano Real de Estabilização Econômica, o Avança Brasil e a Rede de Proteção Social, para citar os principais, que segundo estudos divulgados pela pesquisadora Lourdes Sola indicam que essas realizações podem ser facilmente apropriadas pelo lulopetismo porque os tucanos acham que não é importante comunicar. Pior que isso, além da apropriação dessas ações, o PT é useiro e vezeiro em manipular e mentir dados estatísticos, transformando-os em uma verdade absoluta pela massificação da sua propaganda enganosa.

Normalmente debato ideias e projetos de governo, sem qualquer preocupação com as comparações entre os governos FHC e Lula, como pretendem os petistas para considerar que massacrarão com as suas diferenças. Acho que esse momento de luta política dependerá muito mais da forma com que as principais ideias para o Brasil serão transmitidas, enfatizando as suas perspectivas para o futuro a partir de janeiro de 2011, quando um outro governo sucederá o de Lula.

No último programa do PT nas emissoras de rádio e televisão houve o pré-lançamento da ideia de um projeto denominado "Consolidação das Leis Sociais". É evidente que as primeiras informações dessa esperteza estruturam um discurso de campanha, com o pretexto de imitar Getúlio Vargas celebrizado pela iniciativa da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas na década de 30. E em se tratando de comunicação mais eficiente com as pessoas acho excelente a idéia da CLS que, por outro lado e sem razões eleitorais, coincide com uma proposta que sempre defendi para a criação de mecanismos institucionais que regulem mais claramente e proíbam a descontinuidade de políticas públicas bem sucedidas.

Os avanços educacionais no período do governo FHC funcionam como um exemplo dessa natureza, por causa da interrupção ou da deformação de muitas das suas iniciativas pelo governo do PT. Mas fora isso, a CLS apropria a Rede de Proteção Social do PSDB, que originou do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, cuja validade expira em 2010 e ainda não teve uma decisão do atual governo e do Congresso Nacional sobre a sua prorrogação ou para a definição de novas fontes de financiamento de seus programas sociais hoje capitaneados pelo Bolsa Família.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) é autora de um Projeto de Emenda Constitucional que institui uma "Lei de Responsabilidade Social" com a finalidade de estabelecer metas macrossociais, de modo a permitir que o país construa uma política de assistência eficaz e determinante nas três esferas de governo, que também não vem sendo considerado seriamente no Congresso.

Vale mais para o PT o impacto da sua propaganda exorbitante, para esconder os antecedentes estruturantes da atual estabilidade econômica, do nauseabundo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e de todas as vertentes do Bolsa Família. Mas o governo do PT não se cansa de vociferar os resultados de hoje como suas conquistas, tentando aplicar no Parlamento a tática de um divisorde águas que fortaleça para a sociedade a ideia de que somente eles tiveram preocupações sociais.

É preciso dizer que o PT mente desbragadamente quando afirma que a ascensão social foi "insignificante" no governo do PSDB. A proporção de pobres na população brasileira caiu de 42% para 33% entre a primeira metade dos anos 90 e o ano 2000. A de indigentes (pessoas em situação de extrema pobreza) passou de 20% para 14% no mesmo período, como mostra o portal http://pautaemponto.blogspot.com/ que faz referência ao livro "A Era do Real", que traz um balanço das realizações da gestão tucana.

Nos anos Lula, o Brasil continua sendo apenas o 75.o melhor país do mundo para se viver, segundo o ranking de desenvolvimento humano da ONU. De acordo com esse levantamento, o Brasil ainda permanece entre os dez países mais desiguais no mundo. Então, que embalagem o lulopetismo pretende para esse discurso político social-eleitoral ?

Qual a resposta para os 28 milhões de aposentados, dos quais 8 milhões, que ganham mais do que o salário mínimo, insistem em receber reajuste salarial acrescido da proposta governamental de dar ganho real de acordo com a evolução do PIB e relativamente acima da inflação ?

As chances do Brasil ter um governo que corresponda mais ao futuro, diante das perspectivas que estão se abrindo no campo econômico e que poderia levar o seu povo à emancipação social, como menor grau de dependência do Estado, me preocupam. Justamente porque o Estado precisa ser melhor acionado para gerar mais empregos, renda familiar e oportunidades da vida, com educação e saúde de melhor qualidade.

Além de tudo isso é preciso limpar a área da corrupçào, das mazelas administrativas e, sem hipocrisia, pautar o debate da competência e de maior seriedade e honestidade no trato da coisa pública. O social-eleitoral perde força, quando os programas passam a ser avaliados e mostram resultados emancipatórios. Para esse debate comparativo o PT está despreparado.

Compartilhe

19 comentários em “Social-Eleitoral !”

  1. Ernesto Donizete da Silva

    Ainda bem que o PSDB está Ã frente em todas as pesquisas: tanto na esfera federal, quanto na esfera estadual – São Paulo.

    Sem dúvida alguma, teremos muito a comemorar no ano que se inicia. Esperemos que “a corrupção” nunca antes vista na história deste país, seja combatida e não incentivada como no governo petista.

    A “coisa pública” é de todos. E todo o povo brasileiro é seu dono. Chega de tanta roubalheira neste país. Esperemos que o PSDB faça sua parte e inicie uma mudança nestes aspectos tão negativos na política brasileira.

    E que o PSDB, perceba a importância dos seus filiados e militantes e tornem as diretrizes tucanas uma realidade, inclusive e principalmente com os seus.

    A todos o desejo um FELIZ NATAL, com muita alegria, paz e muito amor nos corações. Que as bênçãos do Criador recaiam sobre todos.

    Acorda Povo Brasileiro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  2. Raul
    As suas observações sempre lucidas e esclarecedoras, pena que nós do PSDB não conseguimos divulgar todas as ações que foram desenvolvidas pelos nossos governantes. O lulopetismo apropria de todas as boas açoes e sem pudor divulga como sendo suas. Precisamos aprender botar os ovos e cacarejar.
    Feliz natal e um 2010 com muitas vitorias.
    Takashi

  3. Ana karenina

    Voto nos PSDB, mas nao concordo que a paternidade do Plano Real seja deste partido de tantas e fundamentais contribuições. O Plano foi todo ele executado por uma equipe que ja havia trabalhado com o Sr. Fernando Collor. Este sim, na minha humilde opiniao, o maior politico e o maior fenomeno da politica nacional da historia contemporanea. Nao, o “Lula laó” , não é um fenomeno, pois esta ai ha decadas e sempre com o mesmo discurso demagogico que toca o o coração das classes menos favorecidas. O mesmo discurso que alias muda com o sabor deo ventos.
    O Plano Collor ate onde fui informada tb nao tinha o objetivo de confiscar nada. O confisco ate onde li (chao que na Wikipedia) foi ideia da assessoria do PMDB. Etc,e tc. É inegavel que o PC revolucionou o pais, com vontade politica de um jovem, que a despeito de seus defeitos humanos demasiados humanos, é a unica pessoa diretamente responsavel por nos termos hje uma Lei de Informatica decente, um celular, competitividade da industria, Internet, tv a cabo e todos so meritos que a historia registrou, mas que não é devidamente reconhecida. Fizesse o atual presidente um milionesimo da revoluçaõ corajosa (como diria Bresser Pereira) e espetacular do jovem Collor e seria canonizado.

  4. Milton Córdova Júnior

    Uma das grandes falhas do Governo FHC – não do presidente FHC – foi justamente isto: não “tocar o bumbo”, como tantas vezes o próprio presidente Fernando Henrique pediu. Lembro-me que em várias ocasiões enviei críticas e observações – bastante construtivas – não apenas a lideranças nacionais do PSDB, mas a integrantes de primeiro nível do governo, no Planalto. Nessas observações, apontava a preocupação de que estávamos com grandes feitos em andamento, mas o povo não tinha conhecimento deles. De um daqueles integrantes ouvi uma “pérola”, mais ou menos assim: “não é preciso dar tanta divulgação aos feitos, pois o povo haverá de reconhecer as boas obras”. Quanta ingenuidade! Ou seria total desconecção com a realidade, do que ordinariamente acontece no dia-a-dia? Em resumo: é preciso “tocar o bumbo”, como o presidente Fernando Henrique tanto pedia, nos idos de seu extraordinário governo, que revolucionou a História deste país. História que pode ser dividida em A.FH e D.FH (Antes de Fernando Henrique e Depois de Fernndo Henrique).

  5. Orlando Moreno

    Caros Amigos , estou dando uma passada pelo Blog para desejar a todos um Feliz natal e um Ano Novo super legal!
    Quanto ao assunto em pauta o que posso dizer é que há 2009 , quase 2010 anos atrás um homem se fez ouvir sem rádio, sem jornal e sem tv e suas idéias se propagaram até hoje com a força do sol e a clareza da lua …É certo que alguns buscam apenas as estrelas e não conseguem vê-la, mas outros sim olham em busca de paz e compreensão e estes são os dias em que ela está clara e cheia para todos…sem exceção . Vamos Construir um país e uma terra com a clarividência dos sábios e a jovialidade dos meninos…Novamente a lua nos ensina que não há lado esquerdo e nem direito só o lado da luz da sabedoria e o lado que não recebe luz , lá está a obscuridade, a ignorância de quem não consegue ver um palmo a frente do nariz e como vovó já dizia “O pior cêgo é aquele que não quer ver”

    Orlando Moreno

  6. Evandro Losacco

    Caro Raul,

    Vc tocou no grande desafio do PSDB, que é mostrar à população que os nossos governos pensam nas futuras gerações e não nas eleições, mas que para melhorar as futuras gerações o projeto tem que ter continuidade. São Paulo é o maior exemplo disso, vamos completar 16 anos no poder e, com certeza, chegaremos a 20 anos.
    O que o PSDB fêz em São Paulo é reconhecido pela população paulista, cabe observar que com muitas falhas, também, na comunicação.Portanto, baseado na experiência paulista, precisamos definir uma estratégia de comunicação para o futuro Governo Serra, aprendendo com os erros do Governo FHC.

  7. Tenho o orgulho de trabalhar junto ao Governo de SP desde 1998 (atuei na ALESP e na SESSP, sempre com Informática e, mais recentemente, Informação propria// dita) e realmente o PSDB vem se mostrado fraco em divulgação de feitos – que não são poucos, sendo que justa// estes me levaram à filiação. Só na Saúde, SP(leia-se PSDB) dá um banho em todos os outros Governos.
    Bom, junto ao fato da fraca propaganda temos a fraca oposição (nível federal), que, em última análise, é algo que reflexivo (fraca propaganda | fraca oposição); basta vermos a postura do partido de Presidente Tupininquim, o PT: eles eram ótimos de oposição e estão se mostrando ótimos de propaganda (o fator “veracidade” não está aqui em discussão). São tão bons, que muitos eleitores consideram a estabilidade econômica como fruto independente do atual Governo, como que se o Plano Real dele fosse; assim como ignoram a origem tucana de algumas figuras do atual STAF, Meireles, por exemplo. E isso eu verifico no dia-a-dia pelas ruas e metrôs.
    Um outro ponto importante a ser observado é a identificação nas ruas do PSDB para com a direita (no arcaico conceito, aliás), que é alimentada/divulgada pela turma da estrela. O PFL soube sabiamente cambiar esta imagem trocando o nome da legenda para DEM (muito mais palatável, inclusive) e com isso o “povão” passou a aceitá-los melhor. Já está acontecendo o inverso com o nosso Partido.
    É quase que consenso que está mais do que na hr de a cúpula tucana repensar sua “postura propagandística”, descer dos tronos e ouvir a massa de filiados e a massa nas ruas. Há muito a ser mostrado de SP e, acredito, de MG. Se falhamos na oposição(Gov.Federal) que consigamos mostrar nosso êxito na posição(Estados).

    RGF
    PSDB/SANTOS

  8. Só para encerrar, fica a velha máxima:

    “A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO”

    Feliz Natal a todos, tucanos ou não.

    RGF
    PSDB/SANTOS

  9. Sou do conceito: faça a sua parte que os louros virão.
    Mas, neste país com povo de pouca memória, manipulado e imediatista, o PSDB deve repensar sua conduta de campanha diante do próximo ano eleitoral.

  10. Brasil um pais que distribui a renda

    O Brasil e um país muito grande para continuar com projetos descontínuos, todos tem que ser contínuos. Bem divulgado para chegar aos interessados dar os palpites de melhoramento

    Ficar reivindicando a paternidade desses ou daqueles projetos como pai ou mãe, e coisa para criança brincar, sendo que isso no conjunto e uma composição com os direitos autorais reservados a todos brasileiros sócios e verdadeiros donos de todo patrimônio publico alem do seu? Se tiver se não e só o publico

    Como que os políticos e todos que trabalham para a população que geram os recursos como empregados ou empresários, querem ser, os detentores dos direitos autorais que pertence ao povo em nome do Brasil

    Essa próxima eleição vai ter uma das maiores variação, darem suporte a educação não e um favor muito menos esmola e um direito que esta na constituição, para isso existe o sistema, governar para todos e preciso distribuir, a renda ao nascer, encerar ao falecer

    Tudo começa decolar a favor do povo em Brasília, mas a obrigação e de todos, saber fazer o que aprendeu para cobrar de quem conquistou o cargo

    Brasília, se a cidade assistiu ontem o musical da Record com o tema do evento, um mundo melhor

    E o que cada artista no breve relato disse, antes de cantar e preciso pensar por eles serem poetas compositores têm por si só

    Uma exposição forte perante seus fãs, que e essa massa que vive desfalcada a procura de um sonho

    E o que todos torcem, em Brasília esta todos que podem se querem dar a partida para um Brasil melhor

    A soma das decisões de cada País caminha na direção de um mundo melhor

    Porque todos morrerão, ate o dia do fim da morte chegar

    Chega e leva, por vários motivos razões, as vezes porque a pessoa mesma faz tudo para ser levada forçando a barra por ignorar todas as causas que podem levar ao óbito

    Ontem a tarde um comerciante do centro de São Paulo, teve um mal estar foi socorrido levado ao pronto socorro, lá não resistiu à parada cardíaca e veio a falecer, tinha o futuro todo pela frente, pois foi muito novo em torno dos 33 anos

    Uma vez um delegado disse tem gente que se pressiona tanto que dos 100% da vida Poe em risco 100% 30% pela falta de formação 70% uma parada fulminante

    Ai se nos não fizermos por nos vamos fazer por quem, se ate abandonamos o clima desmatando tudo, matando aos poucos ainda assim não abrimos mão de nada, e achamos que temos direito a tudo, em quanto à maioria não tem nada, precisa começar a ter ai

    Em Brasília esta os todos que a população depositou o voto de confiança, para todos viver um mundo melhor

    http://www.youtube.com/user/Telepovo#p/u/33/jSwLAwtEi3s

    Reginaldo Gadelha disse: 22/12/2009 as 13:37Ao Paulo Ilmar

    O que delegados entendem de parada fulminante ?

    Afinal, o que vc quis dizer em seu comentário ?

    A resposta

    Se os delegados não entendem como vão socorrer alguém em apuros, caso for preciso, no mínimo todos nos devemos ter o básico sobre primeiros socorros, que se aprende, desde o jardim de infância com brinquedos

    Com avanços nos bancos de dados de todas as informações referentes ao comportamento das pessoas, que nos somos que já foi feito tem como qualquer pessoa sugerir a prevenção pelo modo de absorver as coisas, agora imagina uma pessoa comum pode saber disso, delegados muito mais e melhor para o povo

    Esta exposta à interpretação, afinal o que quer dizer, isso vai estar numa das historias dos roteiros em produção da ficção, mais para uma das três, Bruxo de Benjamin Constant, Ouro Negro, ou a ficção

    Se um dia chegar a concluir, o fim de cada

  11. Célia Fontes

    A desafiadora amplitude que se abre diante de um mandatário no topo hierárquico torna cruel a tarefa de estabelecer prioridades para a resolução dos problemas que se multiplicam a cada segundo.
    De qualquer forma, que, em 2011, o Presidente do Brasil consagre obstinado empenho à educação de nossos jovens, tão importante no discurso de toda a sociedade.
    Deus permita que vença o mais inspirado para tal missão. E que Ele presenteie você, Raul, com noite de Natal muito alegre e um Ano Novo pleno de vitórias.
    Um abraço.

  12. Quem segue à risca o discurso religioso de que devemos ser modestos e discretos quanto as nossas obras, comete vários equívocos.
    Primeiro, isso pode ser uma atitude altruísta para o cidadão comum, que não precisa prestar contas de seu trabalho. Não é o caso do político, que lida com verba pública, portanto, tem a obrigação de divulgar onde nosso dinheiro está sendo aplicado.
    Segundo, de que lado estão os religiosos que criticam os abusos da propaganda e a vaidade? Estão do outro lado, daqueles arrogantes que se exibem o tempo todo, mesmo com poucas obras.
    Terceiro, a comunicação é a arma do guerreiro do século XXI, que trocou o arco e flecha, as armas de fogo e a violência de modo geral, pela sabedoria e a estratégia, tal qual pessoas como você, o governador José Serra e alguns ilustres senadores.

  13. maria de lourdes santana fernandes

    O PSDB não tem projeto social nenhum ! acaba de provar isto com os educadores ..Fora estes neo-liberais que não sabem o que fazer sobre projetos de saúde habitação , educação e tantas áreas sociais , que requer apoio do Estado ! O PSDB , não tem compet~encia para ser Estado !! FORA SERRA ..E SUA CORJA DE NEO-LIBERAIS !!!

  14. Raul, bom dia.
    Por favor, se meu post anterior por alguma misteriosa razão não pode ser publicado, gostaria de saber qual(is) motivo(s).
    No aguardo. Obrigado.
    RGF
    PSDB/SANTOS

  15. aNTONIO cEZAR

    OPORTUNO ESTE SEU COMENTÁRIO A RESPEITO DA PATERNIDADE DE PROGRAMAS SEQUESTRADOS PELO PT. SOU O MAIOR BATALHADOR NESTE ASSUNTO. ENVIEI E ENVIO E-MAIL A INÚMEROS MEMBROS DO PSDB ( O ÚLTIMO, EM 19/12, FOI PARA O SENADOR ÁLVARO DIAS.)REINVIDICANDO UMA POSTURA MAIS AGRESSISVA A RESPEITO DAS COISAS BOAS CRIADAS PELO GOVERNO FHC,E EXPROPRIADAS PELO LULISMO.
    PLANO REAL , BOLSA FAMÍLIA, PROER, LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL,LEI DO PETRÓLEO, A QUAL ENSEJOU A DESCOBERTA DO PRÉ-SAL, SÃO ALGUNS ARGUMENTOS QUE O PSDB TEM OBRIGAÇÃO DE REPETI-LOS EM TODOS OS CANTOS DO PAÍS ATRAVÉS DAS CÂMARAS DE VEREADORES, ASSEMBLÉIAS LEGISTATIVAS, ESTADUAIS E FEDERAL E SENADO. OUTRA BALELA QUE DEVE SER DESMENTIDA É O VALOR DA DÍVIDA EXTERNA.ELES CANSAM DE FALAR QUE ASSUMIRAM O GOVERNO COM O PAÍS NO CAOS.MAS, NÃO EXPLICAM O PORQUE.
    FICAR OUVINDO O PT LADRAR E FICAR QUIETO. NÃO É A MELHOR MEDIDA.O ALKIMIM É QUE O DIGA. O LULA FALAVA QUE O PSDB IRIA ACABAR COM A BOLSA FAMÍLIA E OUTRAS MENTIRAS, E O ALKIMIM ATACAVA-O COM SEM RESPONDER AS MENTIRAS.FOI A MORTE.
    PORTANTO, CRISTHIANO, TENTE CONVENCER OS MEMBROS DO PARTIDO.A PARTIR DO RETORNO DO RECESSO, OS FILIADOS DO PARTIDO, DEVERÃO REPETIR OS FEITOS DO GOVERNO FHC, DIARIAMENTE, EM TODOS OS CANTOS DO PAÍS.CASO CONTRÁRIO, VAMOS AMARGAR MAIS UMA DERROTA, E, DESTA VEZ PARA UMA CANDIDATA INEXPRESSIVA.SERÁ VEXATÓRIA PARA UM POLÍTICO DO PORTE DE JOSÉ SERRA.

  16. PAULO MATOS

    RAUL, ESTOU RECOMEÇANDO A LER “ELOGIO À LOUCURA”, DE ERASMO DE ROTTERDAN DEPOIS DESTES RECADOS E DA CORRIDA PARA EMBARCAR NO SUCESSO, LANÇO MEUS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM BOM 2010 SEM CHORO PELO LEITE DERRAMADO. SNIF!

  17. jose carlos

    Prezado Raul, enquanto o PSDB busca um país melhor e mais justo o Presidente Mula está de joelhos para o PMDB, deixando o seu próprio partido na mãos !!!!!Porque isto não é explorado?????? é realmente não sabemos explorar os fatos!!!!!!
    Parábens e um feliz 2010!!!!

    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *