Blog do Raul

Eleições com Internet, em livro !

O uso da Internet como ferramenta eleitoral no Brasil será posto a prova em 2010. Posso dizer que ficamos atrasados em relação a isso, porque tanto legisladores, quanto a Justiça Eleitoral impunham muitas restrições, talvez por causa do desconhecimento do assunto em estágio bem avançado em outras democracias no Mundo. A experiência vitoriosa de Barack Obama nos Estados Unidos tornou-se um referencial para as campanhas eleitorais e ainda há pouca bibliografia em livro com os seus exemplos. Essa foi a minha primeira justificativa para escrever “Militante Virtual – Eleições com Internet”, colecionando o novo marco legal eleitoral em nosso país, estratégias, modelos de campanhas e a vontade de usufruir de meios mais acessíveis, baratos, transparentes e eficientes para mobilizar um novo tipo de cabo eleitoral.

Fui candidato a deputado federal por São Paulo, obtendo 83 mil votos, e a prefeito de Santos, terminando a disputa no primeiro turno com 13%. Posso dizer que a organização de uma campanha na forma tradicional ou com os meios virtuais é tudo. No entanto, a vantagem de um competidor em relação ao outro na maioria das vezes se dá pela capacidade de investimento financeiro na produção de peças publicitárias, infra-estrutura de comitês e meios de transportes, além da produção dos programas de rádio e tv, contratação de lideranças sociais e de cabos eleitorais para a propagação das suas idéias ou simplesmente do seu próprio nome.

É frustrante para o objetivo de vencer ter apenas uma idéia e um violão. Com recursos suficientes apenas para atender ao básico numa campanha tradicional e com a limitação anterior imposta para o uso da Internet, os resultados foram óbvios: muita gente nem soube da existência da minha candidatura e os votos conseguidos foram insuficientes para me eleger. Por isso, na minha visão, com a Internet livre nas campanhas, as condições dos candidatos serão menos desiguais, principalmente quando você está familiarizado com antecedência das ferramentas disponíveis.

“Militante Virtual – Eleições com Internet” não será uma receita para vencer eleições em um novo cenário. Mas posso dizer que corresponderá a um manual de experiências exitosas ou não com a web, servindo de base para adaptar técnicas de marketing e publicidade eleitoral em toda a rede de relacionamentos entre pessoas, ideias e votos. Com o novo livro compartilharei descobertas e reacenderei procedimentos que alimentam a interatividade entre quase todos os incluídos digitais.

Para escrever esse livro, há dois anos venho pesquisando em todas as mídias sobre o tema. Nas livrarias de Santos, São Paulo e Brasília, e em livrarias virtuais de publicações de universidades brasileiras, adquiri 65 títulos de livros sobre o uso das ferramentas da web em diversas atividades, em especial nas áreas de marketing, vendas e educação. Também salvei na memória do meu laptop 3 mil páginas de textos e referências sobre o tema, além de 600 links e cerca de 800 matérias e notas em revistas e jornais brasileiros e estrangeiros.

O livro deverá ser lançado na primeira quinzena de abril deste ano, por uma editora que será definida e anunciada brevemente.

Compartilhe

13 comentários em “Eleições com Internet, em livro !”

  1. Valdinéa Borba

    Caro Raul,

    Parabéns por mais esta conquista!

    Seu entusiasmo, dedicação, labor e seus conhecimentos políticos, adquiridos através das pesquisas e da prática, poderão ser compartilhados conosco e ficarão registrados para a posteridade em forma de mais um livro!

    Obrigada, sempre!O Brasil e o mundo precisam de políticos como você!

    Sucesso!
    Valdinéa Borba

  2. Ernesto Donizete da Silva

    Parabéns Raul, por mais está atitude. A internet é sem dúvida nenhuma a grande responsável pela mudança de paradigma em várias facetas do nosso cotidiano. Hoje em um mundo globalizado, a internet é uma ferramenta indispensável e como tal não poderia ficar de forma arcaica ficar renegada ao segundo plano no cenário eleitoral.

    É uma ferramenta democrática, pois todo e qualquer candidato e/ou militante,desta pode fazer uso e o seu custo é muito baixo, quando comparada aos demais meios “tradicionais” de se executar uma campanha.

    Lamento que tenhamos adotado esta medida, somente após o sucesso do Obama. Mais uma vez, “copiamos” ao invés de inovar – no entanto, mesmo assim é benéfico o uso da rede mundial nas eleições do nosso Brasil.

    Estivemos junto ao companheiro tanto na sua campanha para Deputado Federal, quanto na campanha pela prefeitura de Santos com o Bruno Covas, como seu vice. Sabemos portanto o quanto a Internet é valiosa. Assim, como de costume Raul, você se destaca mais uma vez por AGIR ao invés de apenas “FALAR” – afinal, “uma ação vale mais que mil palavras”.

    Se continuar assim, logo estará como membro da Academia Brasileira de Letras!

    Sucesso em mais este livro e sucesso na sua candidatura como Deputado Federal!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  3. Grande Raul,

    Esse livro dará uma contribuição significativa para os jovens que almejam se candidatar (seja a vereador, deputado ou prefeito) com espírito de renovação mas que não tem grandes recursos econômicos e financeiros.

    Aguardo ansioso pelo lançamento desta obra.

    Parabens, amigo!

  4. PAULO MATOS

    Parabéns por abordar tema dos mais importantes e essenciais.

  5. A internet e um caminho só de ida, para tudo

    Encurtando distancia, entre nos ficando num lugar como se estivesse em todos os lugares ao mesmo tempo

    Se o mundo colocar os políticos brasileiros criativos nesses lugares de conflitos pelo mundo afora, com os mesmos salários dos voluntários soldados americanos

    Ate vou pra lá, para por no lugar das guerras milhares de internet de acesso livre 24 horas, para todos no mundo se conectarem para discutir livremente o que e melhor para nos, que somos os sócios de todo universo

    Depois de cursarem todos os cursos básicos, e um curso técnico profissionalizante, nas horas vagas vou escrever a parte da ficção internacional

    E a continuação dos estudos com direito a bolsa família, e a continuação com o resumo do futuro no projeto felicidade para todos

  6. Raul, parabenizo-lhe antecipadamente pois tenho certeza que será de excelente qualidade.
    Gostaria de receber informações quando já tiver definição do lançamento.
    Forte abraço!

  7. Estou no aguardo da data e local! Ou aqui ou no Twitter, assim que confirmar vamos à etapa de divulgação! Abs

  8. marcelo luis de souza

    O uso da Internet como ferramenta eleitoral no Brasil será posto a prova em 2010 é um tema muito interessante.
    Raul, suas linhas de pensamento são corretas, porém, vejamos: Como pode influenciar a internet em nosso processo cultural, muito, mas de que forma. Em um processo eleitoral como um escritório político virtual muito poderoso. A quem pode beneficiar……
    Aos que possuem recursos financeiros ilimitados, temos o exemplo do torpedo enviado pelo celular, mais rápido e eficiente; aos intelectuais que criam proposições e mais proposições; e ao povo que mal tem o que comer e um radinho de pilha tem um valor muito maior que um computador.
    Na minha opinião a negação de que uma nova tecnologia pode favorecer a todos provoca medo naqueles que são públicos.
    A velocidade da informação quer positiva ou negativa é virtual e sem fronteiras.
    Hoje o governo quer controlar os meios de comunicação criando uma polêmica sem precedentes na história democrática.
    Pode no Brasil com nossa cultura eleger alguem….. é uma dúvida cruel que ainda não possui precedentes.

    Um bom aperto de mão ultrapassa fronteiras muito mais rápido que qualquer meio virtual em nossa cultura.

    Para o PSDB ou qualquer outro partido a exposição é necessária pois deixa mensagens virutais disponíveis a todos.

    Abraço, e parabéns pela iniciativa.

    Marcelo Luís de Souza
    PSDB de Rbeirão Preto, SP

  9. Plínio Melo

    Acabei de responder a sua enquete sobre a credibilidade dos polícos.
    Externei a minha posição de descrença, pois acabei de saber que um deputado muito bem votado no Vale do Ribeira acabou de contratar um vereador cassado por crime de estelionato.
    É uma pena que o deputado faz valer a máxima de que O CRIME COMPENSA!
    Certamente o condenado será pago com dinheiro público.

  10. Parabéns pela pesquisa e pelo livro.

    Acho que a internet é uma ferramenta indispensável para o exercício da política no Brasil, país de grandes extensões e muitas limitações econômicas.

    Também a modernização do exercício da política, especialmente no quesito comunicação com o cidadão é uma coisa deveras desejável e contribui para a democracia.

  11. Rondon Ferreira Rezende

    Gostaria de ser informado quando este livro estiver a venda….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *