Blog do Raul

Brasil a frente com Serra Presidente !

A contragosto de muitos analistas políticos e de convivas do lulopetismo espalhados pelas redes sociais, os resultados das pesquisas pré-eleitorais confirmam a liderança do governador José Serra (PSDB-SP) para a presidência da República em 2010, sem que ele tivesse se apresentado como candidato, desfrutado do mesmo índice de exposição da candidata do PT (Dilma Rousseff) ou contasse com um cabo eleitoral como Lula. Os últimos números divulgados pelo Ibope, de levantamento realizado entre os dias 6 e 9 de fevereiro, apenas atualizam a percepção de que Serra irá para o segundo turno ou, na hipótese de Ciro Gomes receber outra missão do presidente Lula, Serra vencerá o pleito logo no primeiro turno.

Esse cenário comporta análises óbvias de otimismo do PSDB por uma vitória que resgata o seu modo de governar para o país, e de celebração do PT com a justificativa de que a sua candidata ainda sem ser caracterizada como “a Cara” do Lula avança rumo ao empate técnico antes da campanha “começar”. Mas vejo que o PT aposta na impunidade da sua campanha antecipada e se mostra equivocado quando torce pela comparação entre os dois últimos governos do partido, com os dois comandados por Fernando Henrique Cardoso, mesmo consciente que a sua candidata está prestes a alcançar o seu patamar de votos, em torno de 30%. Serra, FHC, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Tasso Jereissati, Beto Richa, lvaro Dias, Teotônio Vilela, Velozo Lucas, Arthur Virgílio, Yeda Crusius, Sérgio Guerra e muitos outros tucanos, por exemplo, não têm medo de comparar ações e resultados.

Os atuais 25% obtidos por Dilma na pesquisa Ibope não lhe pertencem, porque é um percentual conseguido única e exclusivamente pela transferência de prestígio do presidente Lula, que surfa na mesma popularidade que não foi suficiente para reeleger Marta Suplicy prefeita de São Paulo em 2004 ou para a sua última tentativa em 2008. Pelo contrário, o governador José Serra desponta e se sustenta na liderança dessas pesquisas eleitorais porque é o político mais conhecido no Brasil, dentre os atuais concorrentes, e detém o menor índice de rejeição de todos eles.

Mas o governador José Serra tem biografia e um currículo recheado de idéias, ações, experiência e resultados políticos e administrativos. Se a comparação for a partir desse ponto, rejeitada pelo lulopetismo, independentemente das candidaturas postas no cenário nacional, a vantagem pertence indiscutivelmente ao candidato do PSDB. Não tenho dúvida que ele será o candidato e que a partir do momento em que estiver desincompatibilizado das tarefas que programou no Governo do Estado de São Paulo, Serra exercitará o seu poder de articulação para definir o arco de alianças políticas, ditos palanques regionais.

Não há eleição ganha por antecipação. Esse processo prevê expressão nacional das candidaturas, campanha, debates, comparação de visões, modos de fazer e feitos pelo Brasil. Assino embaixo do artigo de FHC, reconhecendo que com o seu legado político, econômico, social e administrativo, não temos que temer o passado estruturante do presente com Lula. Daqui a 61 dias, esses ingredientes serão postos para todos os brasileiros. Erram agora os precipitados e também aqueles que apostam numa Nação dividida e sem rumo.

No que toca o PSDB, vale a pena lembrar dos alertas para não se apequenar em qualquer situação, como escreveu certa vez o saudoso ministro Sérgio Motta, porque o Brasil exige energias renovadas, disposição, capacidade e competência para responder as suas expectativas com um governo de verdade !

Compartilhe

17 comentários em “Brasil a frente com Serra Presidente !”

  1. Evandro Losacco

    Raul,

    Essa pesquisa mostra que o uso intensivo da máquina do Governo petista para impulsionar a Dona Dilma não está dando resultado. A população brasileira tem mais discernimento do que pensam os lulopetistas.

  2. PAULO MATOS

    É claro. Vocês tem lido o professor Ariovaldo? Na marcha das pesquisas, como no jogo do bicho a invertida as vezes sai na cabeça, mas é difícil quando um desce e outro sobe, no caso dos dois disputantes. Se nada de novo ocorrer, o resultado será aquele que a aritmética indica, é só fazer um pouco de progressão. Entendeu? Eu acho mesmo que o Raul merecia coisa melhor, ah, isto eu acho!

  3. LULA, GANHOU A ELEIÇÃO, PORQUE OS TUCANOS, JOGARAM UM CANDIDATO FRACO – NA EPOCA – CONTRA ELE….
    AGORA, O PT COMETE O MESMO ERRO…..
    NÃO SEI SE O POVO GANHA OU PERDE….
    NÃO CONCORDO, QUE JOSÉ SERRA FOSSE O NOME CORRETO DO PSDB – ERA MAIS NEVES MAS, A MAIORIA VENCE SEMPRE….
    PELO MENOS, NAS PRELIMINARES….
    ESPERO QUE SEJA A ESCOLHA CORRETA….
    SE EU RESOLVESSE, SERIA O GOVERNADOR MINEIRO.
    ACHO SIM, QUE O PSDB, TEM TODO DIREITO, A VAGA PRESIDENCIAL….
    NÃO EXISTE OUTRO PARTIDO, PARA ENFRENTAR A MAQUINA DO LULA, NO MOMENTO….
    MAS ACHO QUE O NOME, NÃO SERIA JOSE SERRA…..
    NÃO VEJO JOSÉ SERRA, COMO UM BOM NOME PARA A PRESIDENCIA EMBORA, NÃO DESCARTE SUAS QUALIDADES…
    FALTA NELE, ALGO QUE NEVES TEM, E LULA TAMBEM….
    CARISMA PESSOAL, O LEVAR A MASSA….
    CONSIDERO O GOVERNADOR, HOMEM DE GABINETE, NÃO DE CANTEIRO DE OBRAS, NÃO DE MASSA…
    E ISSO, VAI PREJUDICAR SERRA E OS TUCANOS, POIS O POVO, NÃO É BURRO….
    SE PERCEBER QUE NENHUM DOS LIDERES, TEM O QUE ELE QUER, PARTE PARA A BUSCA, E FAZ SUBIR ALQUEM DE BAIXO….
    É UM PERIGO….
    ACHO PREMATURO, CANTAR VITORIA…..
    CEDO DEMAIS…..

  4. Ernesto Donizete da Silva

    Por enquanto não há o que se preocupar em relação a D. “ESTELA”. Ela que já faz campanha desde o ano passado, está com o percentual esperado, para o momento. E devemos considerar que muito chão ainda será percorrido na sucessão presidencial.

    O que devemos atentar é sobre a questão da d. Estela (um dos codinomes utilizados por Dilma),e suas ações ardilosas, mentirosas e fraudulentas. Entre muitos casos, menciono a da inclusão na plataforma LATES, de títulos acadêmicos como mestrado e doutorado atribuídos a D. Estela, mas que NUNCA FORAM CURSADOS.

    Estes dados foram incluídos e após terem sido descobertos pela imprensa, inúmeras desculpas foram dadas – mas nenhuma convincente. Será que a d. Estela, queria ser chamada de “doutora” (rsrsrs). Mas o que desvela, é a personalidade da dita pessoa que se presta a um ato desta natureza… dentre outros que poderíamos comentar.

    A mãe do PAC – Plano de Aceleração da “CORRUPÇÃO” do PT, haja visto inclusive a destinação de verbas e realização de contratos, mesmo com manifestação contrário do TCU, denota o marketing feito pelo governo federal. O PAC do PT, está muito aquém do que foi estabelecido no cronograma.

    E a atual ministra chefe representa o que não deu certo, representa uma mente ardilosa com capacidade para efetuar ações como a que foi descrita acima. O PT de conchavo com vários políticos inescrupulosos mostra que é capaz de tudo para se manter no poder, mesmo que isto cuspe muito a sofrida sociedade brasileira e um rombo nos cofres públicos.

    O ato de utilizar o Sr. CIRO GOMES, como vaquinha de presépio, para insistentemente atacar o Governador José SERRA, mostra o quanto estão preocupados com os índices obtidos por SERRA na trajetória que esta por se iniciar oficialmente. O Sr. Ciro Gomes, deveria não se prestar a este papel e mostrar a sua importância – se é que a possui!.

    Assim, ficamos com a postura de que o PSDB, deve sim fomentar suas ações junto aos seus simpatizantes e filiados para que a consolidação da candidatura de SERRA ao Governo Federal seja uma realidade tangível, pois condições e competência sobram ao candidato. Prova cabal disto é que continua na frente nas pesquisas – 35%. Rumo a vitória!!!

    Cabe destacar que nesta construção todos somos co-responsáveis.

    Acorda Povo Brasileiro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  5. Mais O Jose Serra não precisa falar pelos cotovelos, prometer mundos e fundos usar bordões pois os brasileiros se cansaram disso:
    Minha Casa minha Vida!!!!!!
    Fome Zero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Vou da o Calote na Dívida Externa!!!!!!!!!!!!!!
    O Brasil Pais de Todos!!!!!!!!!(Banqueiros)
    Emfim um Brasil Sul Real ainda iremos alcançar com muito trabalho sem gastança mirabolante
    Comer tanta pimenta como o Planalto eu nunca vi!!!!!!!!!!!
    Devem tar com tudo ardendo, é porisso que a pressão do Home subiu Pimenta esquenta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Come muita Pimenta pra tu vê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Só não comem rapadura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O resto come!!!!!!!!!!!!

  6. Cesar Mucio

    É isso mesmo, Raul. O governador, novamente a frente da maioria dos tucanos, pauta corretamente o tempo das coisas, e não abandona São Paulo em momentos de crises – muito provavelmente desagradando alguns de seus adversários e desarmando armadilhas futuras.
    Saudações
    Cesar Mucio
    Ex-PSDB

  7. luiz freitas

    AINDA É CEDO PARA CANTAR QUEM SERÁ O VENCEDOR DESTE PLEITO.POSSO GARANTIR APENAS UMA COISA.SERÁ O LULA O GRANDE VENCEDOR.
    A PROPÓSITO…O SERRA VAI JOGAR A CHANCE DE FICAR NO PALACIO DE GOVERNO PAULISTA???? DUVIDAS????

  8. luiz freitas

    AINDA É CEDO PARA CANTAR QUEM SERÁ O CANDIDATO VENCEDOR DESTE PLEITO.POSSO GARANTIR APENAS UMA COISA.SERÁ O LULA O GRANDE VENCEDOR.
    A PROPÓSITO…O SERRA VAI JOGAR A CHANCE DE FICAR NO PALACIO DE GOVERNO PAULISTA???? DUVIDAS????

  9. Klinger Sousa

    Caro amigo:
    De pronto afirmo que tenho lado neste debate e vou de Dilma Rousseff para Presidente pois foi escolhida a candidata do PT pelo Presidente Lula e aclamada pelo Partido em seu último encontro nacional.
    Dito isto, aceito seu convite para o debate acerca do resultado das últimas pesquisas nacionais sob um ponto de vista diverso.
    É realmente surpreendente que uma pessoa que nunca fez campanha nem para vereadora de uma pequena cidade, que ocupou dois ministérios nem tão expressivos assim e que não se encontra em campanha (a despeito do tucanato insistir na tese de confundir ações de governo com ações de campanha)tenha índices de preferência do eleitorado tão consolidados.
    Não resta dúvida que o Governador José Serra é, dentre os postulantes, o político mais conhecido nacionalmente, porém isto não implica ser admirado e menos ainda vir a ser escolhido, pesa contra ele uma imagem não tão terna e afável para com os menos possúidos.
    O povo, a massa que decide uma eleição nacional, não quer correr o risco de ver conquistas sociais consolidadas a custa de um enfrentamento ideológico com os defensores da meritocracia serem perdidas. José Serra é um político identifcado com a ideia de que o mérito deve distinguir as pessoas, de que todos têm as mesmas oportunidades, de que não existem fatores estruturais que separam as pessoas em classes.
    Não estou afirmando que ele pensa exatamente assim ou mesmo que age com base neste pressuposto filosófico, mas, para o bem ou para o mal é esta sua imagem pública, ao passo que a Ministra Dilma Rousseff pode construir sua imagem pública com a herança de um governo que tinha a cara e teve as ações voltadas a desmontar esta lógica cruel para os mais pobres e excluídos de nossa sociedade.
    Será uma eleição difícil, seria bom que o Governador Serra assumi-se de vez a sua candiatura e fosse ao debate para que diferenças e semelhanças possam estar mais claras.
    Vamos as ruas!
    K.

  10. Raul, cada um tem o direito de escolher seu candidato, de acertar e até de errar com a sua escolha, agora dizer que a Dilma é mais competente que o José Serra para gtovernar o País já é demais.
    A Dilma não passa de um poste, e mesmo com a popularidade em alta, o Lula não conseguirá transferir votos.
    Serra será Presidente com Aécio Vice ou Aécio Senador.
    Só espero não ver o vaquinha de prezépio sr. Ciro gomes participando do governo do PSDB, Cazo ocorra essa aberração, confesso que mpeço prá sair do partido
    Com José Serra até a VIOTÓRIA.

  11. Luciano Araujo

    Brasil á frente…. Não podemos espelhar no momento político vivido pelo país, na organização politica partida dos diretorios atraves de estatutos e regimentos. Se indices multimidias garantem a eleição estes não garantem a governabilidade democratica da minoria.
    Estando parte de uma metropole, dentro de um estado produtivo chamado locomotiva, não posso jogar no lixo o peso desta região,levar-sea em consideração o fluxo de moeda ,mão de obra, existente hoje, reflito sobre o papel dado a cada qual instituição ou não no decisorio eletivo.
    Projetos como pAC 1,2 não tratam de abrangencias necessarias diante do quadro como um todo, apenas de um pingo dos acontecidos e necessarios como item meta-resultado, não estou sendo indireto ao programa “faz SP” veiculado na midia, o que muito bom adentrar no como afinal nem 1 se fez 2 não se poderá prometer. Emendo nesta data ,constituindo-me da cidadania o quão retificado precisa ser o pleito, para a conquista de mandatos partidarios, que atinjam a amplitude maxima, mesmo diante de um regramento obscuro, assim acordo para a importancia do voto….Lj.

  12. Está em andamento pesquisa IPEA com levantamento sobre os desembolsos realizados pelo governo Brasilerio para entidades e países internacionais, cuja unica finalidade é mostrar o que o governo está destinado a esses entes de caracter apenas social, excluidno-se portanto as doações e acordos de carater militar e de espionagem. A toque de caixa isso deverá estar pornto em outubro para ser divulgado pela candidata petista. Um ação da Casa Civil e da ABC, cujo finalidade é óbvia, no entanto os dados estão totalmente mascarados já que os orgãos e ministérios não terão tempo hábil para realizar esse levantamento de forma correta.

  13. Clineo M. França

    Estão usando meu nome para divulgar coisas com o intuito de me prejudicar, portanto cuidado com as informações obtidas de forma suspeita. Deve-se tomar o cuidado antes de divulgar as informações em esclarecer se a pessoa que se intitula com o nome requerido é a própria, já que evita-se problemas futuros com notícias cujo fundamento são impróprios e mal levantados.
    Obrigado

  14. serra por favor gostaria que sendo eleito presidente da republica ou como candidato ajude o brasil de verdade deixando o preço do nosso oleo diesol mais barato isso interfere diretamente na nossa vida no custo Brasil seremos muito mais copetitivo tanto para produçao para o mercado interno como externo ou para sermos mais copetitivos e o preço do transporte publico um preço mais justo e com o preço desse combustivel mais em conta que ganha e a populaçao de baixa renda e se o candidato comprometer tenho certeza da sua vitoria

  15. Fadlo Dualibi Neto

    .

    Uma faceta que ora se evidencia na propaganda eleitoral de SERRA é relativa a emissão de emails com fotos depreciativas da candidata DILMA, ora em poses estapafúrdias, ora descabelada, ora uniformizada, entretanto esta última que recebi mostra a candidata ainda nova, sentada numa escrivaninha, possivelmente num bunker tendo atrás de si um magnifico fuzil FAL 7.62, de propriedade do nosso glorioso EB, que muito gentilmente deve te-lo emprestado
    Uma belíssima montagem, gostei. Como essa vão surgir muitas outras. Lídimas, orquestradas, verdadeiras sinfonias infernais
    cuidadosamente elocubradas para nos comover e demover de patrióticamente bem votar.
    Mas afora isso, o que leva uma pessoa inteligente, prendada, de bons princípios, cristã, a acolher propagandas enganosas
    cujo único escopo é atingir a honra do oponente, vez que não o conseguem através do voto?
    Meu Deus, quanta falsidade, quanta hipocrisia.
    Nunca o Brasil esteve tão bem quanto agora.
    Nunca a população pobre deste país teve um mínimo de renda para sua sobrevivência, sim, porque até o SERRA que chamava pejorativamente o bolsa família de bolsa esmola, agora nas vascas do desespero, não só promete aumenta-lo, como ainda dará
    mais uma parcela como 13º , pode?
    E olhe, uma vez me pediram tão desespedamente pra votar no Alckmim que violando meus príncipios de só votar em candidatos patriótas, honestos, e de comprovada
    idoneidade, votei no homem, afinal era o pedido de uma amiga que achava que se LULA ganhasse , o marido ficaria sem sua
    polpuda e maharânica aposentadoria.. Ainda bem que perdeu. (só o candidato, o marajá não foi atingido graças ao Bom Deus, assim minha amiga suspirou aliviada)
    Com Lula, veio a continuidade dos escândalos que já existiam nos governos anteriores, mas que não apareciam,
    e o dinheiro público desaparecia aceleradamente a olhos vistos, e curiosamente ninguém o notava.
    Por isso não havia dinheiro para saúde, segurança e educação.
    Então se criavam mais impostos (lembra da CPMF), e elevavam os tributos. A luz tá cara? Foi o Serra ministro de FHC o culpado por ter privatizado as hidrelétricas.
    O Brasil era um país sem expresssão e sem respeito internacional, a ponto de o embaixador brasileiro
    ter de se submeter ao vexame de tirar os sapatos ao entrar nos estados unidos, porque desconfiavam de que todos
    os brasileiros eram traficantes e trambiqueiros.
    Com Lula ganhamos expressão e poder.
    Hoje somos uma potência economica respeitada, e pertencemos ao BRIC, formado por nações emergentes e poderosas como o brasil, Rússia, Ìndia e China.
    É pouco ou ainda quer mais?
    Com FHc e Serra éramos quase colonia submetidos ao controle do FMI, que ditava as normas de como deveríamos agir,
    de como nos comportar, de como gastar e sobretudo de como pagar a altíssima dívida externa.
    Talvez você não se lembre, mas todo nosso petróleo era importado, e pagávamos caro às cias americanas e inglesas, até que
    a petrobras foi criada para tentar achar petróleo no Brasil. Não tem petróleo no Brasil diziam os americanos, e até fizeram
    mapas de onde não sairia petróleo.
    A petrobrás foi lá e contrariando os geólogos americanos encontrou vastos lençois de
    petróleo na bacia de campos,e onde DIZAM NÃO HAVER PETRÓLEO.
    Aí eles se retrairam e não forneceram a tecnologia de refino, que a petrobrás teve de descobrir a própria custa e com muito
    esforço.
    Hoje eles mudaram a tática de dominação e graças a elementos apátridas como o SERRA compraram ações e direitos
    de prospecção que seriam da petrobrás e todo esse lucro ao invés de ser aplicado a bem do povo, se transforma em
    dividendos remetidos ao exterior.
    Se ele ganhar adeus Pré sal, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, e o que ainda resta pra ser vendido, porque
    energia elétrica e telefonia já pertencem aos estrangeiros. Olha o tamanho das tarifas.
    Olha o tanto de terra fertil adquirido por pessoas, empresas e até governos estrangeiros cuja ganância só foi barrada por um decreto de LULA limitando essa desmesurada compra. Gente, isso é perda de cidadania e possivelmente de território.
    Não se esqueçam de que uma cláusula da OTAN recentemente aprovada, diz que a aliança pode atuar em qualquer lugar
    do globo onde os interesse de um dos membros(USA/UK), forem ameaçados.
    E esse interesse pode estar no Brasil, ou vc acha que a poderosa UK(Inglaterra ) atacou a Argentina so pra defender a população das ilhas malvinas?
    Petróleo minha gente petróleo em abundância.
    Se houver uma guerra entre Irã e Israel/USA e o petróleo do oriente ficar indisponível
    onde vc acha que eles irão?
    Ao pré sal do Brasil, para tanto já reativaram a quarta frota do atlântico.
    E se faltar água e madeira??? Amazônia é claro. A reserva raposa do sol, considerada território indígena , passará a ser nação indígena
    independente e tutorada pela ONU(usa). Tem alguma dúvida? Ou vc se esqueceu da tentativa de invasão anglo/americana
    da reserva durante o governo de Itamar Franco, a partir da Guiana?
    Minha queridos amigos, não é brincadeira entregar o governO de nosso país a cidadãos comprometidos com
    o neoliberalismo e comprovadamente entreguistas.
    Ah, mas ele vai melhorar a saúde, a segurança e a educação….etc e tal.
    Voce se lembra das mão abertas de FHC enumerando os ítens
    que seriam beneficiados? Saúde, educação, moradia emprego e segurança…. foi sua plataforma de campanha e nós idiotas, caimos como patinhos.
    FHC e Serra tiveram oito anos de governo e a situação só piorou, porque tiveram apoio e tempo pra fazerem as mudanças
    pra melhor e não o fizeram. E agora dizem que vão fazer? Vão? Ainda no governo de São Paulo SERRA jogou a polícia montada em cima dos professores que pediam melhorias de salário e melhorias na educação. Um despautério.
    E agora eles querem nossos votos, e o pedem com a cara mais limpa deste mundo, enquanto vão forjando provas fictícias para
    incriminar os oponentes e tentar ganhar no grito.
    Meu Deus, eu não sei se eles contam com nossa conivente ingenuidade ou com nossa sacrossanta burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *