Blog do Raul

Regra eleitoral desigual para todos ?

O presidente Fernando Henrique Cardoso está certo quando diz que nem só de economia e políticas sociais vive uma Nação. Tomarei como ponto de análise um aspecto que precisa ser urgentemente considerado, a atual desmoralização do sistema eleitoral e partidário, que depende há muitos anos de uma reforma que pode acontecer logo no início do próximo governo ou com um mínimo de convergência entre as maiores correntes políticas. Mas nada justifica os abusos praticados pelo atual presidente do Brasil, ao lado da “candidata” do PT, e pelos “donos” de legendas partidárias que usam e abusam dos comerciais gratuitos para fazer promoção pessoal, sem qualquer advertência ou punição da Justiça Eleitoral em todas as instâncias, em evidentes campanhas antecipadas.

Desde que assumiu a presidência da República em 2003, Lula da Silva transformou os atos públicos do governo federal em espetáculos políticos. Os tablados mais próximos das pessoas cederam lugar a palanques imensos com uma infra-estrutura de mega-shows, ora para anunciar programas e investimentos, ora para simplesmente lançar pedras fundamentais de muitas obras que até agora não saíram do papel. A imprensa e os políticos de oposição ao atual governo passaram a comparar esses eventos a atos da campanha política que o elegeu e a criticar o presidente por manter o ritmo eleitoral, inclusive na forma de se dirigir ao povo, do mesmo jeito que sempre o caracterizou o PT.

Esses shows garantem a popularidade crescente de Lula, que não dispõe de um concorrente a sua altura, quando se compara a sua facilidade de se comunicar e de se fazer entendido pela população. Assim foi possível colecionar expressões, situadas entre piadas e provocações conforme a platéia ou o andar da carrugagem da conjuntura política nacional. Lula fala merda com a mesma naturalidade que atiça o povo com uma promessa demagógica ou que tenta desconstruir um opositor das suas atitudes.

Foi nesse embalo que Lula apresentou a sua ministra-candidata, Dilma Housseff, como a responsável pela coordenação e execução de uma longa lista de obras sob o guarda-chuva do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Não bastasse a expectativa de receber os benefícios, governos dos Estados e Municípios logo passaram a se alinhar com os parlamentares da base aliada de Lula, felizes identificados lulopetistas, em busca de emendas e facilitação de acesso aos ministros para inclusão das suas necessidades de infra-estrutura no Orçamento da União. A partir daí, tudo passou a ser chamado de PAC.

E com a palavra-chave PAC, a partir dos seus movimentos sempre de natureza política, Lula começou a chamar Dilma de “a mãe do PAC”, como forma de dizer em linguagem para bom entendedor, que somente ela poderia ou não viabilizar as ações em seu próprio nome. Faz dois anos, pelo menos, que Dilma percorre o Brasil a tiracolo de Lula, que sem meias palavras vem explicitando que ficará muito feliz se ela continuar o seu governo, porque ela isso e aquilo, sob o olhar indiferente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral que sucessivamente arquiva as representações contra o uso da máquina do governo federal e as evidências de antecipação da campanha eleitoral para 2010.

Um vale-tudo, que inspira os “donos” de partidos aliados do PT, como o PSB neste final de semana, com a leniência dos órgãos de fiscalização eleitoral. Lula com a sua Dilma e o PSB antecipando a campanha a reeleição do deputado federal Márcio França e a recomendação de Ciro Gomes para que os telespectadores “guardassem” o nome do empresário Paulo Skaf, preocupam em relação ao sentido das regras atuais. Qual será o comportamento da Justiça Eleitoral quando o clima político-eleitoral aumentar a partir do próximo dia 2 de abril ?

Imagino que denúncias partirão de todas as origens da Federação, mas com a “jurisprudência” lulopetista restará provar se há mesmo uma só lei igual para todos ou se devemos considerar que para dois pesos haverá sempre duas medidas… Nunca antes na história deste país, após os tempos dos coronéis, currais eleitorais e do voto de cabresto tivemos uma sinalização de tamanha desigualdade, que afrontam eleições limpas, transparentes e democráticas ! Campanha antecipada é crime ?

Compartilhe

11 comentários em “Regra eleitoral desigual para todos ?”

  1. ai,ai,ai,ai...

    Bom Raul, segundo Betão ele é o cara…rs

    Com 80 e tantos % de aprovacao…rs.

    Grande abraço,

    Hélio.

  2. PAULO MATOS

    Pô, Raul, os outros fazem o que FHC fez e Serra faz, não é por ai.A coisa é mais séria. A reforma política exige mudança sim, mas da da representatividade do voto, das listas partidárias, do financiamento público. O voto hoje hoje é contabilizado por estado, em um país dividido artificialmente que nunca foi federação de fato, causando desequilíbrios. Um deputado do Acre ou Amapá vale mil votos e outro de SP cem mil – com o mesmo poder. Em que um estadinho tem 3 senadores e um estadão também. Isto é um absurdo, ainda que contabilize para a direita, o DEM e o mal em geral – lugares atrasados, de pouca densidade e também consciência eleitoral. Dez pequenos estados nordestinos igualam-se a SP na representação, disforme, desigual, teratológica. Esta é a mudança necessária, não necessariamente a que prejudica determinado interesse neste momento, que mais tarde será usado pelos mesmos que criticam. Como diria FHC, assim não dá, assim não dá…

  3. Orlando Moreno

    Não é possível continuar esse discurso anti-lula Raul. É claro que pessoas esclarecidas sonham e até tem a consciência do que é um país mais justo , um Brasil melhor do que esse que está aí, mas algumas dessas pessoas de repente como o FHC tiveram sua hora e como o Lula mesmo diz não fizeram o óbvio o mais simples e u-lula-nte.Mesmo em tempos de crise…quando o mundo caia. Esqueçam o Lula ! Vcs tem um estado enorme e maravilhoso nas mãos e o que estão fazendo? Falem sobre isso? A Cultura ? A Educação no Estado?É um Deus nos acuda! Vc sabia que Minas tem uma Lei de Incentivo a Cultura semelhante ao do PAC ICMS aqui do Estado, só que o recurso empregado é duas vezes maior e nasceu bem antes do que a nossa? E olha que estamos há decadas sendo administrados pelo PSDB?

  4. Nicola Margiotta Junior

    Amigo Raul,
    Realmente nos últimos dias temos assistido campanha antecipada de forma descarada a diversos cargos em diversos meios de comunicação.
    Tudo isso graças a jurisprudência dominante no TSE que diz que não havendo referência a cargo e caracterização explita do pedido de voto, não esta configurada campanha antecipada,apenas promoção pessoal, ou seja, da um livre conduto aos oportunistas e caciques partidários que monopolizam os horários de “seus” partidos. REFORMA POLÍTICA JÁ.
    Abraços
    Nicola Margiotta Junior

  5. Letice Araujo Maluf

    Olá Raul

    É realmente revoltante a desfaçatez com que este presidente tem atropelado as regras de civilidade de uma eleição democrática e o TSE fazendo vista grossa.
    Mas em vez de ficar dando murro em ponta de faca o que a oposição a esta bandalheira deveria fazer é tentar aglutinar os pensadores sérios deste pais se posicionando contra este retrocesso do vale tudo para se obter ou manter o poder.
    Assim como,evitar falar o nome destes dois elementos que estão usurpando o nosso direito de informações corretas e honestas.
    Abraços
    Letice

  6. Raul, voce poderia mandar a maquete da ponte Santos- Guarujá que o Serra inaugurou, para o Helio do Vegetariano brincar com as crianças.
    Raul, o Helio é arquiteto de formação, então voce poderia mandar para ele todos os esboços, modelos , projetos, protótipos que o Serra tem inaugurado por este estado a fora,para ele ir se divertindo.
    Assim voce agradaria um eleitor seu, e não poderia ser processado por utilizar bem publico pois esses modelos,projetos, prototipos e marquises serão amontuados em alguma secretaria sem nenhuma utilização pratica.
    Abraço

  7. Dircursos anti-lula, anti FHC, anti Collor, isto ja esta ultrapassado., O povo sabe o que quer, e ele quer é as migalhas que é colocado para eles atraves destes programas vale gás, Bolsa Familia, o que tem de gente que adora um dinheirinho facil não é brincadeira. Brasileiro pode ser tudo de bom, mas é uma pena que é tudo de ruim em questão de mente politica, ou seja, o Povo nãop gosta de Politica, Gosta dos Politicos que joga Migalhas para eles…
    Quanto ao Lula tem coisas boas e ruim, igual a outros governos passados, Mas neste momento o que ele quer mesmo é ensinar a Ministra Dilma a Subir no Palanque e ser igual ele ( PALANQUEIRO, ou seja Politico Profissional), será que a ministra daqui a quarenta dias vai saber andar sem as rodinhas que a sustenta, e outra coisa Pesquisa não Ganha eleição, mas ver hoje/Sabado o resultado do IBOPE a corrida para presidencia.

  8. Fábio Rezende

    O Betão é um petista do tipo provocador. Vejo que ele acha o Serra, com uma grande folha de serviços e inaugurações de obras reais, igual a sua turma.
    Lula e sua ministra-candidata Dilma inauguram maquete, pedra fundamental, obra inacabada, telão, mais maquete… inauguram um monte de nada!
    Só para orgulhar esse tipo lulopetista, segue um vídeo que faz sucesso entre os maiores governos-pinóquios de toda história deste país:
    http://www.youtube.com/watch?v=La65m4BoQSc
    Não me leve a mal, Betão, mas vc precisa fazer uma terapia!
    abs
    Fábio Rezende

  9. Raul, há uns dias atrás meu filho falou rapidamente pelo telefone que o Cesar Maia disse que o Cristiano é nosso, o Cristiano fica. Não entendi nada. Pensei o Raul não tem nada a ver com esse cidadão a não ser essa aliança conjuntural, com os DEMOS/arruda/PFL. Hoje, domingão, lendo o Estadão, que está todo repaginado, está no caderno Aliás! a foto do Cristiano, que não é o nosso Christiano, autor deste blog. O Cristiano em tela é El Cristiano, canhão paraguaio apreendido pelo Brasil, em 1868, durante a Guerra do Paraguai. Aí entendi que era este o Cristiano que o bravo varão "democrata" se referia. Aproveitando o ensejo e dentro da série de inaugurações, o Serra poderia inaugurar aqui em Santos, histórica praça militar, a versão paulista desta campanha para manter este troféu de guerra em terras-pátria. Abraço

  10. ai,ai,ai,ai...

    rs…
    querido amigo Betao acredito q esse tipo de inauguracao nesta campanha vae ficar a cargo do grande nobre de uma linhagem pura , aquele que o presidente dos estados unidos chama de ESSE EH O CARA , quem eu acredito que tenha suas razoes para chama lo asim… abs. helio

  11. ai,ai,ai,ai...

    ps. gostaria sim de resceber projetos e maquetes de propostas do GOV. SERRA (serias e com real funcao) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *