Blog do Raul

Brasil paga mais campanha antecipada !

Os showsmícios das centrais sindicais na comemoração do Dia do Trabalho serviram para expor ainda mais que o Brasil precisa acordar e reconstruir a credibilidade nos seus representantes políticos, partidários, comunitários, sindicais e de governos. O fato de a Força Sindical ter convidado José Serra, maior representante da oposição neste país, para o seu evento no Campo de Marte, em São Paulo, não isenta os seus organizadores e patrocinadores das práticas de improbidade administrativa e de crime eleitoral. Faz um mês e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou evento custeado por entidade pública no ABC para lançar de novo a candidata do PT, Dilma Rousseff; sábado ele foi pela primeira vez e no último ano de seu governo, insinuar com lágrimas e cinismo, pedido de votos para a continuidade do seu projeto.

As entidades sindicais enfrentam esvaziamento político e não se atualizaram para as novas tendências do mundo. Por isso o caráter reivindicatório de melhores salários perdeu lugar faz tempo para as condições de trabalho e garantia do próprio emprego. Os sindicatos não mobilizam mais, exceto quando contam com uma estratégia política ou com o patrocínio de governos ditos populares, para erguer bandeiras mais próximas da realidade dos representantes do que dos representados. Sobra o sentimento de manipulação dos trabalhadores de todas as áreas, como foi o caso mais recente da Apeoesp – Sindicato dos Professores Estaduais de São Paulo, em que os seus dirigentes assumiram o caráter político e suspenderam a “greve” de mãos vazias, porque haviam cumprido o papel de fazer barulho contra o PSDB e o início do período de desincompatibilização de candidatos para as eleições deste ano.

E as centrais sindicais brasileiras são hoje o retrato da inércia, com um inesgotável espírito pelego, que as subordinam a governos oportunistas como os do PT, em qualquer nível. Os eventos faraônicos de primeiro de Maio, com grandes shows e sorteios de carros, imóveis, viagens, eletrônicos etc., nada mais são do que a representação artificial de uma força política que é manipulada e que no dia seguinte volta a depender dos recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador para tentar passar a idéia que assume o papel do Estado na qualificação dos jovens e trabalhadores para as oportunidades de emprego e trabalho. O déficit nesse quesito, nas estatísticas de nosso país, é tão grande que imagino fosse verdadeiras essas intenções a realidade seria outra.

Sem hipocrisia, mas fica impossível ignorar que os eventos das centrais não tiveram outra função, além do “pão e circo”, de anabolizar candidaturas a deputados, senadores, governadores e presidente da República, custeados com o dinheiro do povo brasileiro. Sim, porque nos eventos paulistas circularam candidatos do PT e de partidos aliados, ao custo de R$ 2,1 milhões, pagos pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Eletrobrás, BNDES e Petrobrás, à CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CTB. Todas as mídias noticiaram a campanha escancarada, e os lulopetistas já se utilizam das redes sociais com o contra-argumento de que uma pressão ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral e ao Ministério Público Federal refletem movimentos da “direita” política deste país.

Ora, a sorte está lançada. Se o processo que estamos iniciando é, como presumo, sério e importante para a transformação política do Brasil, TSE e MPF reúnem todos os elementos necessários para interpretar e punir como crime eleitoral e improbidade administrativa. Por fim, para refletir sobre a confiança da sociedade nas instituições representativas, em quem vamos confiar nossas reivindicações e lutas, fora do Poder Legislativo – vereadores, deputados e senadores -, se as entidades que sempre reconhecemos independentes, nunca antes na história deste país foram tão apequenadas, servis, subalternas e desacreditadas?

Minha singela homenagem ao Dia do Trabalho ou ao Primeiro de Maio do Trabalhador passa pela avaliação de elegermos no dia 3 de outubro, um verdadeiro projeto de país, sem desfaçatez e mais abusos. Ando muito cansado da hipocrisia, demagogia, imoralidade, impunidade! Salve, Brasil, salve!

Compartilhe

14 comentários em “Brasil paga mais campanha antecipada !”

  1. Boa noite amigo Christiano ,tudo bem ? ,Já foi se o tempo que os sindicatos representavam o trabalhador,hoje em dia viraram um meio de cabide eleitoral com funções mais politicas do que sociais,se vc perguntar a maioria dos trabalhadores não acreditam mais na credibilidade dos sindicatos,espero que isso um dia mude,que os trabalhadores saibam escolher seus lideres ,eu ainda acredito no nosso País .

  2. Parabéns pelas palavras. Infelizmente estamos vivendo segundo o mais atual do que nunca texto de Rui Barbosa, “Sinto vergonha de mim”.
    Faço parte daqueles que querem viver para resolver os problemas do Brasil e não para viver deles. Creio que fazendo isso, estarei fazendo minha parte para o coletivo, para nosso país e ajudando a transformá-lo em uma real Nação, estaremos também auxiliando na melhora de todo o planeta e da humanidade.
    Infelizmente falta a nós brasileiros a consciência de nosso papel político, ou seja, de nosso papel como cidadão nos assuntos coletivos, públicos.
    Pois é, participei de várias ongs, movimentos e que culminaram na idealização e auxilio na fundação do Instituto Acordem e Progresso, que trabalha para despertar, conscientizar a cada um de nós.
    Conheça um pouco mais em http://www.acordemeprogresso.org.br e estou a disposição nessa caminhada.
    Conte comigo.
    abraços,
    Fernando LUCAS

  3. Raul,

    Nosso modelo sindical é, provavelmente, um dos mais perversos ao homem trabalhador. Em que pese o fato de Lula haver saido do ABC e chegado a presidência, a verdade é que para o antagonismo patrão x empregado existente no sindicalismo transforma em paradoxo, qualquer tentativa de esquerda, um operário na presidência de uma república como o Brasil.

    Esta é talvez a maior idiossincrasia do atual ocupante do Palácio. Ainda mais revezando-se coms eu vice, empresário assumido e a condição de deixarem Lula, lá.

    Cidadão, como você usa a palavra, é o que nos define. Seja lá qual subtítulo venha depois. Cidadão trabalhador, cidadão empreeendedor (veja que substituí empresário por empreendedor).

    Estou agora navegando pelo “site” da ONG que Lucas recomenda. O positivismo de nosso dístico perdeu-se no tempo. Mas acordemeprogresso é interessante para acordarmos e vermos que a carta facista que rege nosso sindicalismo, como origem, só pode dar nisso. Marionetes de uma Ordem Mundial falida.

    Os tempos são outros.

  4. Bom dia Raul,

    Parabéns pelo artigo.

    Infelizmente Lula e o PT desrespeitam a legislação eleitoral, aproveitando todo e qualquer ato para antecipar a campanha eleitoral.

    Mesmo após ser multado pelo TSE, Lula e sua corja, continuar a afrontar as leis, tudo pela busca do poder.

    Com certeza os brasileiros irão responder na urnas ao Lula e o PT, elegendo nosso candidato José Serra a Presidente do Brasil!.

  5. Raul, o Serra não foi a nenhuma comemoração do Primeiro de Maio? O Primeiro de Maio tem uma importancia histórica para a classe trabalhadora. O que esta acontecendo? Abraço

  6. Excelente texto eu acrescentaria os nomes dessas figuras corruptas como Paulinho,Patah,Canindé Pegado,CAlixto,Antonio Neto(MR-8)Alemãozinho,Roberto SAntiago e outros.O q me irrita é q no proximo governo,e sera do Serra,esses mesmos estarão por la e serão tratados como lideranças e assim continuarãoa receber os seus milhões de $$ para nada fazer e pior,abafar qualquer tipo de oposição ou dirigente com poisões contrarias,comigo aconteceu isso.É tão simple sresolver isso uma simples consulta da Receita Federal para q eles comprovem pq são ricos sendo só dirigentes sindicais.

  7. Ernesto Donizete da Silva

    É lógico que o PT (Governo Federal), irá continuar a usar o erário para seus interesses.

    Raul, você está preocupado com o “singelo” valor gasto no evento de 1º de maio? Isso para o Sr. Inácio é balela.

    O PT, aumentou em 1.300 vezes a verba destinada a propagandas de governo, que na verdade fazem pré-campanha, para a fracassada mão do PAC. Somente nos primeiros meses deste ano, os gastos giram em torno de 196,4 milhões – tudo gasto em detrimento do povo.

    No mesmo momento, o Governo do PT, lutava para NÃO aprovar um aumento justo para os APOSENTADOS. E somente concedeu os 7%, por estarmos no período pré-eleitoral.

    Isto para não falarmos do RECORDE NO DEFICIT PÚBLICO, promovido pela gastança do Governo Federal:

    “Gastos crescentes no início do ano eleitoral, despesas elevadas de juros e o efeito da inflação na dívida fizeram com que as contas públicas fechassem março com o PIOR DESEMPENHO JÁ REGISTRADO PELO BANCO CENTRAL para o mês: déficit de R$ 216 milhões, na série histórica iniciada em 2001. Significa que a forte arrecadação, impulsionada pela economia aquecida, não foi suficiente para cobrir as despesas, ficando esse “rombo”.

    (Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100501/not_imp545449,0.php)

    Para finalizar, o cenário é sempre o de “pão e circo” para o povo. Isto devido ao fato da maioria estar preocupado em sobreviver e não tem tempo ou condições para se intelectualizar – assim, servem apenas de massa de manobra e somente interessam para a classe política (uma boa parte) nos períodos eleitorais.

    Acorda Povo Brasileiro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  8. Sugestão para os políticos corrigir, brechas

    Todos fazem igual a mesma coisa em todas as brechas

    E a mídia cobrar resultado

    Redes sociais não são as pragas, elas são a solução para acabar com as pragas

    Mas quem quer solução precisa produzir o argumento que convença ate as pragas deixarem de serem pragas

    Ficarem preocupados mais com as soluções certas e definitivas do que dos atalhos incertos

    Link Diz leis para lan houses “Lan houses vão ter regras de funcionamento” isso vai ser mais uma ficção do que propriamente uma solução, porque a solução não esta na lans houses e sim na educação dos nossos descendentes sem querer tampar o buraco com a peneira

    Essa lei só vem para atrapalhar a solução porque os políticos deviam aprovar a lei do cadastro nacional que iria proteger das malvadezas todos os nossos descendentes

    Porque a internet esta detonando todo tipo de situações entre elas a corrupção desvio etc.

    E quem enganava o IP não engana mais, porque identifica de onde enganou e identificado o telefone, mas também se sabe na praça que os internautas na maioria são a solução de tudo, porque meia dúzia não tem como controlar tudo para identificar certos desvios de comportamento

    Também e de conhecimento de todos nos no presente que as comunidades compartilham acesso a internet via conexão sem fio, superando as internets de acesso que cada dia esta diminuindo

    Se queremos solução devemos cuidar de quem não decide esta nascendo precisando aprender melhor que nos para não ficar igual a nos, deixando tudo correr solto

    Devemos criar e transformar tudo que funciona ainda no presente em videogames de aprendizado passo a passo desde a faxina de uma escola ate a finalização financeira

    Assim com tudo, e solução para as próximas gerações saber disso dos partidos políticos dos sindicatos de todas as categorias das igrejas de todas as crenças etc. ate tudo virar videogames educativo das coisas certas e positivas

    Esta bem claro e visível as intenções de certos eleitos e não eleitos mas que cutucam por debaixo dos panos sem aparecer o porque do travamento da liberdade de expressão verbal e eletrônica que esta curando as pessoas acomodadas e viciadas na moleza e na preguiça de tanto pegar agora todos nos queremos uma parte dessa pegada

  9. ai,ai,ai,ai...

    Raul conta para nosso amigo betao o pq. do GOV. licenciado de SAO PAULO nao ter comparescido a todas festancas do 1 de maio…

    Conta pra ele tambem que o programa religioso ao qual ele foi la em santa catarina , rescebe APOIO do governo e prefeituras local desde 2003, e que o tal APOIO eh de infraestrutura do tipo sanitarios publicos seguranca assistencia de saude etc… e NAO de CACHES pagos …. rs.

    E BETAO…

    grande abraco.

  10. Raul,
    Faz muito tempo que o 1º de maio, deixou de ser motivo de comemoração, por não se ter o que comemorar. E essa data só tem servido para os sindicalistas fazerem lobi e palanque eleitoral, atraindo a população com promessa de sorteio de carros, eletro-doméstico e até apartamento, doado por empresários, que com essa atitude, compram os sindicatos e na hora que precisam negociar reajustes salariais para as castegorias, ficam vendidos, e com isso se veem obrigados a aceitarem as migalhas oferecidas como reajuste para os trabalhadores.
    Somente os Betoes da vida conseguem enxergar de outra forma.
    Para com isso!!!

  11. Caro Raulk , devido ao tempo curto não me atrelarei a leitura nem revista dos colegas participantes com a escrita.
    Não se pode apedrejar o presidente por motivos democraticos , mas tambem esperar milagres ora lá, marionetismo a parte, a ficha suja não reforma (sic) o estado deprimente e acomodatório ,mas a fila anda e não joguemos nossas energias tentando alcançar indices, um tal de SIM SIM SIM, mesmo positivo se torna negativo na REAL.Falamos do estado eles vem com federação, e todos ficam barateando sem criterios como escolher o compromisso ‘tripartite’ diante de um ou esquerda ou direita, ou sim ou não? A massa diante de um individualismo governista sente as perdas a cada instante, mas diante de 1 janeiro se planta a expectativa de que entrara em vigor um governo serio e conprometido.
    Tirar de foco os legisladores não isenta o protagonismo esperado, mas como a liberdade de expressão se encontra , em juridiques, inconstitucional, melhor se “prender” neste curto periodo eletivo nacional, e listar nossas prioridades, lembrarmos dos ultimos anos como receita, para que possa crescer o futuro. E mesmo que não entendam as intensões , não podemos deixar politiqueiros confundirem reforma com revisão, e que o um sexto sentido possa acompanhar nossas necessidades sem que para isso nos enfiem goela abaixo o deixa que eu faço, o meu pirão primeiro…. até mais Raul. Lj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *