Blog do Raul

China ofende Cubatão !

Fiquei indignado na semana passada, quando li matéria no jornal “Folha de São Paulo” (22/06), classificando Cubatão como um dos “lugares mais horríveis do mundo”, num ranking elaborado pela Agência de Notícias Xinhua, da China. Ruim pela notícia falsa, pior porque foi baseada em informações dos anos 1970, divulgando que ainda hoje é a cidade mais poluída do mundo ou o “Vale da Morte”. A Prefeitura convidou os chineses a uma visita ao município, para testemunhar in loco as razões que justificam o título de exemplo de recuperação ambiental, recebido da ONU – Organização das Nações Unidas, durante a Eco-Rio em 1992.

Era o secretário municipal do Meio Ambiente, quando Cubatão viveu essa transformação. Por isso acho que os representantes na Prefeitura, Câmara Municipal, sociedade civil e setores produtivos do Pólo Industrial deveriam exigir uma retratação pública. Com a propagação desse ranking podem ressuscitar a velha imagem de cidade poluída afastada faz 20 anos.

Fiz este comentário porque a Agência Xinhua é uma instituição jornalística estatal da República Popular da China e mantém o site de notícias ( http://www.xinhuanet.com/english2010/ ) mais visitado da China e terceiro do mundo, com cerca de 800 milhões de acessos diários. As notícias veiculadas por eles repercutem porque eles têm a fama de garantir por uma questão de princípio, o compromisso com a realidade, objetividade, justiça e oportunidade.

Esse princípio foi desconsiderado e a Xinhua deve desculpas a Cubatão. Para conhecer melhor o tratamento da cidade basta digitar “Cubatão” e buscar as suas notícias relacionadas, vendo logo ilustrações de um cadáver cheio de formigas e do Pólo Industrial tomado pela fumaça “poluente”. “Ignoram” que há outra cidade após o programa de controle da poluição iniciado durante o governo Franco Montoro e concluído no começo dos anos 1990. E agora o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que atende às pessoas que vivem desde os anos 1930 nos chamados bairros Cota, removendo-as para áreas urbanizadas e seguras.

No texto de apresentação dos “lugares mais horríveis do mundo”, a Agência Xinhua introduz o ranking assim: “Em nosso grande mundo, há também cidades horrendas, habitadas por uma subcultura de poluição, pobreza e gângsteres. Aqui, você vai descobrir alguns dos lugares mais poluídos e violentos”. Em seguida eles listam duas cidades brasileiras: o Rio de Janeiro, pelas suas favelas, e Cubatão, por causa da poluição e das péssimas condições de vida, ao lado de Dharavi (Mumbai, Índia), Tchemobil (Ucrânia), Mogadíscio (Somália), Dzerzinsk (Rússia) e comunidades pobres do Quênia, Zâmbia e do Camboja

Essa matéria faz parecer que os “colegas jornalistas” chineses da Xinhua ignoram as suas próprias mazelas. Sem querer consolar a comunidade cubatense, um dos mais importantes institutos americanos especializados em poluição, o Blacksmith com sede em Nova York, aponta duas cidades chinesas entre as dez mais contaminadas do planeta – Linfen e Tianying, excluídas das mais “horríveis”. O Brasil deve ser respeitado pelas suas conquistas e mudanças. Não é possível aceitar que, por causa de uma política externa ideologizada do atual governo federal do PT, condescendente com ditadores, Cubatão fique sem essa reparação!

Compartilhe

4 comentários em “China ofende Cubatão !”

  1. Raul,

    Realmente Cubatão mudou sobremaneira. MAs percebemos que os gangsteres e a pobreza são realmente algo terrível que acontece lá. Com o PIB de Cubatão e a riqueza que circula na cidade tudoisso deveria ser o passado.

    Agora, agência de notícias de ditadura, só poderia dar nisso: preferível projetar para bem longe das mentes de seu povo do que retratar a própria realidade.

    Cubatão ainda carece de pessoas de boa vontade resolvendo aquilo que ainda deve ser feito, aquilo que deve ser melhorado.

    Maracangalha, apelidado de Jardim São Marcos, ainda está lá. Os bairros-cota. As favelas sobre os mangues invadidos. A prostituição infantil as luz do dia nos barracos ao longo das estradas, nas marginais e nas avenidas de penetração das favelas.

    O guará vermelho introduzido nos mangues após ser criado em viveiros.

    Se muito mudou lá ainda existe muito por mudar. Cubatão ainda é um avesso do avesso. Em que pesem os esforços hercúleos que sei você e outros amigos fizeram e ainda fazem.

    Os chineses são ridículos. Mas ainda precisamos melhorar muito, muito mesmo.

  2. Wanderli Marques Ribeiro

    Caro Raul: Bom dia!

    Será que os “jornalistas” chineses procuraram ouvir os comerciantes chineses que invadiram a Av. 09 de Abril e outros pontos em Cubatão, sobre tal matéria?

  3. O Itamaraty deveria ter se pronunciado de forma intepestiva. Permitir ou se calar frente a uma exposição sem dados atuais como esta é aceitar que sejamos tratados como servidores da China. Servidores sem direitos.

    A qualidade da informação mostra que faltam repórteres, revisão e qualidade no Portal Chinês.

    Mostra ainda que falta algo que sempre tivemos. Diplomatas atuando. Hoje continuam mas se calam devido ao nosso Ministro das Relações Exteriores nada fazer em casos como este.

    Saudades de Lafer

  4. Classificação em 12 julho: Segunda Divisão no 54-Jogos Regionais em Guarujá 2010:
    CLASS. MUNICIPÍOS PT
    1º Cubatão 141
    2º São Vicente 140
    3º Ribeirão Pires 110
    4º Mongaguá 108
    5º Mauá 99
    6º Embú 93
    7º Cotia 91,5
    8º Barueri 84
    9º Itanhaém 75
    10º Taboão da Serra 57,5
    11º Bertioga 42
    12º Peruíbe 42
    13º Itapecerica da Serra 40
    14º Embu-Guaçu 28
    15º Jandira 25
    16º Carapicuiba 24
    17º Pedro de Toledo 18
    18º Itapeví 17
    19º Itariri 9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *