Blog do Raul

A dengue do PT

O Ministério da Saúde no atual governo federal do PT confirmou que o país vive uma epidemia de dengue desde fevereiro, iniciada em Estados de menor densidade populacional – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás, avançando agora sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na Baixada Santista, de acordo com resultados divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz, o patamar que mantinha a região em situação de surto começa a ser ultrapassado, com a confirmação de 163 casos para cada 100 mil habitantes. O assunto é sério demais e serve para desorganizar o sistema de saúde de forma geral, porque as ações preventivas são frágeis, o atendimento hospitalar não está preparado para essa demanda e a população anda atormentada com os sintomas e o cerco da doença.

O crescimento do número de casos de dengue, sem dúvida nenhuma é provocado por causa da chuva e do calor, ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegipty. Em Santos, nos primeiros três meses deste ano, foram registrados 680 casos, um aumento de 389 por cento em relação a 2009. Na Baixada Santista, 18 pessoas morreram em razão da dengue. Em São Paulo, os casos mais que dobraram em apenas uma semana. No mesmo período tiveram aumento de 25% em Cuiabá e 15% em Campo Grande.

Todo cuidado é pouco e, ao buscar informações nos portais da União, constatei que os procedimentos atuais não são diferentes das medidas adotadas pelo governo FHC. A Política de Descentralização dos Serviços da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, ocorrida em 1999, garantiu o repasse aos Estados e municípios o trabalho de combate as endemias (dengue, febre amarela etc.) onde as respectivas secretarias de saúde passaram a ser as responsáveis pela tarefa, gerindo a prestação dos serviços e a atuação dos servidores.

Relembro que o PT, motivado pela pressão dos seus sindicatos e central sindical, contra a não renovação dos contratos temporários de guardas de endemia – conhecidos como mata-mosquitos – criou uma grande polêmica para tentar desmoralizar as três esferas de governo, também contra a descentralização dos serviços para quem pode cuidar localmente da solução dos problemas. Nessa época, José Serra era o ministro da Saúde e praticamente duplicou os recursos repassados para essa finalidade em benefício da saúde pública nacional. Hoje o problema é de gestão, desvio de recursos e falta de acompanhamento na execução dessas tarefas, carecendo de um choque de rumo e articulação pelo próprio Ministério de Saúde, a quem compete repassar os recursos específicos para controlar a ocorrência da dengue em todo o país.

Evito partidarizar temas de políticas públicas e raramente abordo o fracasso de iniciativas na área da saúde, por exemplo. Mas esse não é o comportamento semelhante ao do PT, que em 2002 tentou colar no governo FHC a imagem de privatista da saúde e de responsabilidade exclusiva pela epidemia da dengue. O candidato Lula tripudiou sobre a epidemia naquele ano e o PT incitou os mata-mosquitos a exibirem faixas e cartazes chamando Serra, então candidato do PSDB, de “Presidengue”.

E agora? Como o PT fez muito pouco na área da saúde em sete anos de governo e os números indicam que haverá uma preocupante epidemia de dengue, qual candidatura é de “Presidengue”? Quem com o mosquito pica, com o mosquito será picado!

Compartilhe

18 comentários em “A dengue do PT”

  1. E isso mesmo Raul, quero ver a Dilma em Debate responder ao Nosso Candidato Serra o que o Governo do PT fez em relação a Saude neste oito anos passados e digo mais, Quem é Dilma Roussef no Governo Lula? o que fez, ? ela ainda esta com as rodinhas quero ver a bicicleta andar sem as rodinhas
    abços e sds

  2. Ernesto Donizete da Silva

    A situação em toda a baixada santista é alarmante. A situação em Santos, por sua vez, preocupante, sobretudo após a divulgação dos números registrados no Hospital Ana Costa, que dão conta da notificação de 63 casos de DENGUE HEMORRÁGICA em um mês e meio.

    Segundo o secretario Odílio Rodrigues Filho, nem todos os casos estão sendo notificados e apesar de tecnicamente não estarmos em uma epidemia, a questão já é tratada como tal devido a realidade que se apresenta (o anúncio oficial somente poderá ser feito após os dados passarem pela Secretaria Estadual e pelo Ministério da Saúde).

    Já estamos em EPIDEMIA (na prática). Os números demonstram que até o final de fevereiro deste ano no país houve um aumento de 109%. Assim, o caos está instalado, as políticas de prevenção não foram adotadas com eficiência, inclusive com noticiais oficiosas dando conta que na nossa região, algumas prefeituras não utilizaram as verbas que tinham destinação para este fim e tiveram que efetuar a devolução. Isto é crime!!!

    O Governo Federal e os demais entes da federação, não tomaram as medidas profiláticas necessárias – tudo o que pode ser feito é o TRATAMENTO DOS DOENTES e ir ao funeral dos que morrerem por total inércia e descaso dos que deveriam se preocupar com o povo. Mas como sempre digo (lamentavelmente): O povo, ora o povo!!!

    Acorda Povo Brasileiro

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  3. Sergio Guerreiro

    Isso mesmo Raul. Transmissão de pensamento! Deixei no seu twitter um recado semelhante em alusão a greve política “copa do mundo” da APTEOESP..

  4. mauro haddad

    Raulzito… Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, já diria o filósofo.
    Nesse seu prisma vc está absolutamente correto. E é com esse rumo q devemos caminhar: apontar as incoerências e depois as soluções.
    Porém, acho q a culpa pela epidemia é, basicamente de falta. Falta de gestão pública e falta de vergonha e responsabilidade de quem deixa o tal mosquitinho procriar. Leis mais severas com proprietários relapsos são necessárias, por exemplo…!!! Mas vc foi muito bem trazendo a memória e metendo o dedo na ferida. Ou na picada…

  5. mauro haddad

    ps o q achou da marcia rosa ter mandado o secretario de saúde e depois reclamar q foram atendidos pelo secretário adjunto?? Foi a única prefeita dos 9 municípios q não foi…

  6. BOM DIA… É A PRIMEIRA VEZ QUE POSTO ALGO EM SEU BLOG, A EPEDEMIA SE DEUS QUISER IRÁ PASSAR. MÁS A PIOR É DOS POLÍTICOS LADRÕES, SAFADOS E POR AÍ VAI RS. NOSSO PAÍS ESTÁ PERDIDO, MÁS A FÉ REMOVE MONTANHAS. ABRAÇOS SOLANGE

  7. ademir cleto

    Caro Raul,
    Muito bem lembrado esse episódio em que o PT, no lançamento da campanha presidencial de 2002, inúmeros petistas fantasiados de mosquito da dengue invadiram o comitê de campanha em Brasília no dia da inauguração. Eu estava lá.
    Nós executamos ações para conter tal epidemia, mas eles silenciam sobre sua negligência, que é marca registrada do modo de administrar petista. Agora é hora de divulgar que “nunca na história desse país” tivemos tantos casos de dengue, uma situação incontrolável. Boa lembrança.

  8. Alfredo de Souza

    Parabéns, Raul. Mais uma vez você sacia o nosso desejo de de devolver aos petistas algumas verdades, Já estou cheio de ouvir e ler as bobagens ditas pelo “Presidengue Lula”, não só em terras tupiniquins como em outras plagas. Parece-me que os primeiros endeusamentos feitos por dirigentes de países estrangeiros estão caindo por terra. Lula acha que é Deus na terra (estará tomando o chá alucinógeno da seita Santo Daime???), porém, “alucigenia” dos presidentes estrangeiros para com Lula está acabando. Aos poucos caem na real e passam a ver que Lulinha Paz e Amor nada mais é do que um engodo na terra. Pena que um Aedes Aegipt ainda não tenha picado sua canela.

  9. Dengue e de quem pega

    Por relaxamento
    Por falta de informação
    Por falta de manutenção
    Por falta de prevenção
    Por falta de disposição
    Por excesso de preguiça
    Por falta de ensino básico com conteúdo de qualidade
    Por falta de salário alturas aos professores e atualizadas no banco de dados na cabeça de cada um

    Querer achar culpado e melhor pedir demissão de onda esta para ir na fila dos movimentos reclamar

    Se existem culpados somos todo nos, que não educamos nossos descendentes, altura da realidade da medida de previsão e prevenção necessária

    Faltando muita informação, para nos já nascido, para passar para os que vão nascer

    Na real mesmo chuva enchentes, não provocam nada, e falta de assistência ao lixo tratamento da águas, e informações a população que não devia beber água a não ser água potável

    Podia ter vários tipos usinas subterrâneas para triturar o lixo jogado nos esgotos de todos os tipos de lixos existentes

    Ponta de cigarro no ralo ou esgoto vira uma rolha alagando seu imóvel quando chove

    O que se vê por onde se anda muita gente adulta jogando xepa de cigarros e outros lixos nos ralos e bueiros, em vez de pegar e jogar no lixo que na maioria das vezes as lixeiras estão próximas

    Na ficção esta um projeto que foi reprovado, eram as lixeiras privadas com laboratórios de ruas sem conta para sociedade pagar, no presente pagam, no lugar dos empresários que iam patrocinar pagando publicidade nas lixeiras de ruas

    Para uma ONG do lixo que iria trabalhar em parcerias com os empresários fabricantes de lixeiras instalando em todas as esquinas servindo como uma boa medida de prevenção continua, isso ainda pode ser feito ficando mais barato perto dos prejuízos presentes
    http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/

    Ate passar os efeitos do vírus vindos do nosso relaxamento

    Link da receita vai expor as regras de funcionamento das coisas como deve ser todo o processo que permite incorporar empresas dentro de empresas ou para evitar falências

    http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2010/03/22/receita+investiga+fraude+em+15+fusoes+9435390.html

    Estamos-nos começando a ficar sabendo do poder que a internet tem a nosso favor

  10. Há muitas incoerências no atual governo, mas há que se ter
    cuidado com as manobras, que apoiam a candidata Dilma. É lastimável o que está acontecendo em nosso país.
    Abraço MHelena Barreiros.

  11. O QUE FAZER PARA ACABAR COM A DENGUE?

    (APELO)

    (Mirian Cavalcanti Prado)

    Se você não quer ter dengue,
    cuidado. Muito cuidado!
    Não deixe que um triste fado
    lhe tire de circulação.
    Não deixe que um mosquitinho
    mantenha um raio de ação.
    Basta você contribuir
    catando recipientes
    no seu e no quintal ao lado.
    Pois, se dependesse do vizinho,
    você já era um “finado”.
    Se muita ou pouca água,
    a tendência é a fatalidade.
    Não importa a quantidade.
    Até da casca do ovo,
    você deve abster-se.
    Embora não pareça,
    é um ponto de partida
    para acabar sua vida.
    Dali pode desencadear
    Foco e pandemia,
    fruto de muita ousadia,
    desses perigosos pulhas
    que trazem pronta a injeção,
    afiada na agulha.
    Se possível, arme de pesticida,
    até mesmo de tesoura.
    Dê veneno cortando as asas
    das seringas voadoras.
    Não dê o braço a torcer,
    a essa picada maldita.
    No seu quintal não a permita,
    nem que faça o escambau.
    Acabe com essa raça
    que em cima do seu nariz
    faz da água uma desgraça.
    Faça qualquer artimanha,
    disponha por antecipação.
    Muita campanha e ação
    você não perde, só ganha!

  12. Mírian,
    Como sempreVOCÊ com seus versinhos bem-rimados! Heim?
    Parabéns pelo talento. Amei…Amei…são adoráveis e oportunos. Vc como sempre ajudando o próximo.

  13. Leda Rickelme

    Aqui em Montes Claros já implorei o (0800) da dengue para tomar providência numa água represada em lage. Eles dizem que vem e nunca o fazem.Imagino que numa mesma água eles, os mosquitinhos já devem ter feito a festa.Enquanto eles(os vistas-grossas)nada fazem, só prometem.
    Será se eles não sabem que também estão no mesmo barco de risco em que nós achamos ?
    Pobres ingênuos, sonham!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *