Blog do Raul

Educação não é tudo… (?)

Poucos minutos antes do encerramento da votação, nas eleições deste ano, escrevi este texto para revelar as minhas primeiras impressões da campanha que ora encerrava. Os leitores sabem que concorri a uma vaga de deputado federal pelo PSDB, que fiz uma campanha como candidato temático da Educação e que consegui convencer apenas 31.468 eleitores. Porém, não vou culpar o tema pelo insucesso eleitoral, se bem que na hora do voto outros argumentos justificaram outras escolhas.

Nas ruas, durante os últimos 60 dias, a grande maioria dos eleitores pareceu mais preocupada com a disputa para a presidência da República, indiferente com a composição do próximo Congresso Nacional, que é a trincheira do povo perante os rumos políticos do país. Jamais escondi a minha preocupação com a possibilidade de vitória do lulopetismo no primeiro turno, que significaria a prorrogação do atraso político que ninguém quer, mas que timidamente reage para impedir que aconteça.

Hoje pela manhã, minha filha enviou um SMS enquanto estava em aula, preocupada comigo e justificando que não havia ligado de São Paulo porque “não sabia o que falar” para o seu pai, numa hora difícil da derrota. Minimizei, tranquilizando-a, e acho que exagerei. Disse que não ficaria bem na foto no Congresso Nacional ao lado do Tiririca e de outros sem qualificação.

Entenda que concorri a mais essa eleição para deputado, justamente porque ainda acredito na chance de limpar o Parlamento, com os mesmos ideais democráticos que sempre nortearam a minha militância social, política e partidária. Queria me eleger, mas, do lado de fora do Congresso, espero que os deputados federais e senadores eleitos e reeleitos iniciem uma discussão dentro e fora do seu âmbito, sobre reformas política, partidária e eleitoral reclamadas há muitos anos pela sociedade e pelas próprias instituições.

O espaço reservado ao debate temático ainda é muito restrito e menosprezado no atual sistema político. Não só pelas limitações dos meios de comunicação, exceto a Internet que neste ano protagonizou um grande avanço, mas também pela estratégia dos partidos políticos que optaram investir em nomes do cenário artístico, cultural e esportivo, que se respaldam apenas nas celebridades e não nas ideias para o país.

É preciso focalizar a divisão do Estado em distritos, ampliando o caráter de mobilização de lideranças regionais e a importância da segmentação das suas propostas, que fortaleçam a representação e as potencialidades durante o próximo mandato. A Baixada Santista, por exemplo, alvo da expectativa econômica e social, por causa dos anúncios de descobertas de gás e petróleo na Bacia de Santos, não aprofundou a discussão sobre os investimentos necessários e qual a atenção destinada à formação técnica de jovens e trabalhadores atuais para as novas demandas dos cerca de 50 mil empregos a serem criados.

O tema da minha campanha “Educação é tudo” motivou que eu fosse convidado a raras palestras em escolas e universidades. Fiquei pasmo com o desinteresse regional, enquanto o tema fragmentado estava incluído genericamente por outros concorrentes ou não ao mesmo cargo, quando deveria ser tratado como uma urgência para o país e, pela sua importância, motivar o envolvimento das pessoas em função da sua conexão com o futuro.

A campanha deste ano não priorizou temas e optou pelo atalho dos elevados custos, que tornam a disputa mais desigual. Participei com a consciência de um semeador. Estou confiante de que um dia os resultados frutificarão, apesar de contrariado com a atual posição predominante na política, do jeito como ela valoriza as ideias, que Educação ainda não é tudo!

Compartilhe

105 comentários em “Educação não é tudo… (?)”

  1. PREZADO RAUL CRISTIANO:

    INFELIZMENTE, O POVO BRASILEIRO NÃO TEM NENHUMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA, NÃO SABE PARA QUE SERVE O CONGRESSO. ESTÁ MAIS PREOCUPADO COM O BOLSA FAMÍLIA E OUTROS QUETAIS. PIOR MESMO, É OUVIR DE PESSOAS QUE ATÉ SE DIZEM “EDUCADAS”, QUE VOTARAM NO TIRIRICA COMO VOTO DE PROTESTO. DEPOIS, QUEREM RECLAMAR DO QUÊ? EDUCAÇÃO E CULTURA, NESTE PAÍS, SÃO QUESITOS DE SEGUNDA ORDEM, ME PARECE. SÓ NOS RESTA LAMENTAR E ESPERAR, SEMPRE ESPERAR, QUE ALGUM DIA DEUS ILUMINE O POVO BRASILEIRO. AFINAL, MAIS DE TRINTA MIL PESSOAS CONFIARAM NO SENHOR. UM ABRAÇO, ECILLA BEZERRA

  2. Alfredo Karras

    Raul, a derrota não foi sua – foi nossa, dos cidadãos. Nós é que perdemos com a sua ausência como deputado…mas não desista! Nós não desistiremos de vc!

  3. Maria das Graças da Silva

    Boa tarde!
    Caro amigo Raul Cristiano, como estudante de Ciências Sociais. Ou nos politizamos ou vamos ser engolidos por corruptos ou por palhaços política não é circo e nem profissão ou abrimos os olhos para a realidade do que é processo democrático ou voltamos as ditaduras do feudalismo
    um abraço.
    De: MDGDSILVA

  4. Ricardo Muza

    Mais do que nunca a Educação continua sendo TUDO.
    E a prova está aí. Eleitos Tiririca em SP e o “Dólar na Cueca” no CE (irmão do José Genoíno).
    Lamento mesmo que, mais uma vez, a (DES) educação tenha vencido.
    Mas, continuemos com essa bandeira, meu amigo.
    Abração

  5. Fafi Pontes

    Raul,
    seu material de campanha chegou hj! dia 4….pelo Sedex, postado em 30/09. Nada justifica semelhante atraso.
    Fizemos boca-a-boca, dividimos nossas escolhas familiares,colocamos nossos amigos daí e daqui ao par de seu trabalho, mostramos seus livros e sua vida pública.Sei que o Bira, lá em São Sebá, fez muito mais! Teve mais tempo.
    Infelizmente, neste país de netinhos, tiriricas, mulheres-fruta é o que se apresenta para o momento.
    Educação? Raul, Caraguá está na mídia pq um professor, depois de um tormento em sala de aula, que durava um ciclo, meteu a mão num aluno e virou pauta. Conhecemos o professor e a escola e…os alunos…. Educação? Ah, amigo Raul, quem manda são os ‘manos’. Nada contra, freewill.Mas,meu neto Lucas verá um mundo muito difícil.
    Salvados do incêndio em que esta nação foi transformada por décadas de derrubada de valores, ideais e líderes, temos o Geraldo, o Aluysio e agora nos resta fazer o Serra
    subir ao Planalto.
    Não foi dessa? Será da próxima!!!! Sei do seu caráter, sua força e sua batalha! Temos 2 anos para uma nova eleição.Algumas semanas para a política tomar jeito de democracia, feitio de trabalho menos comprometido com a bandalha geral. Então, muita calma nessa (ou nesta?) hora! E não esqueça de que com educação alcançamos a alteridade e com ela o fim do preconceito, já que luto, sem fronteiras pelos direitos dos portadores de transtorno mental. Uma formiguina! E sem conotações, por favor!
    Você está no centro do poder. Continuará nele, certamente. Um não vive sem o outro. Portanto, prá frente é que se anda!
    Abraços, amigo!!!!! E 2 ou 4 anos não é tanto assim: nós somos muito jovens e a vida toda pela frente.
    Abraços e Picaré neles! E, p.f joga fora os paletós marrons!
    Fafi, always!

  6. Rosa Santos

    O que dizer a alguém que você viu lutar de forma tão aguerrida, como eu vi, após uma prova tão grande de descaso com o que está por vir…
    É Raul, Educação é sim tudo.. mas não é à toa que também a Educação é o grande problema desse País que ainda se rende a palhaçadas e devaneios de um falso voto de protesto…
    É a prova de qua ainda não estamos preparado para um futuro melhor. Boa sorte amigo… conte comigo e com minha família. Bj

  7. RENATA RAMIRO

    QUEM PERDEU , FOI O BRASIL, FOMOS NÓS.EU TENHO MUITO ORGULHO DE VC.
    NÃO SE PERCA DE MIM, E NEM DESAPAREÇA. BJ,BJ,BJ.

  8. Maisa Costa

    Então, nem sei o que dizer! Claro que Educação é tudo, infelizmente o despreparo também de quem faz educação contribui para esse cenário. Educadores repetindo discursos prontos sem embasamentos teóricos de sindicalistas.Culpando os 16 anos de PSDB, sem perceber que a transformação vem da disponibilidade interna de mudança. Sem entender que democracia é um regime de governo onde o poder de decisão política está com o povo, e o povo finge que não sabe! Eu acredito na Educação para tudo: para o voto, para álcool, para as drogas, para a convência, para tolerância, para cooperação… Segundo Freire, Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão. Eu acredito em você!

  9. Prezado Raul,

    Eu e minha família, estamos entre esses 31.468 que acreditam na educação e em você. Acredito em você porque conheço seu trabalho e seu caráter de longa data. Acredito na educação por muitas razões. Uma delas é o próprio resultado das eleições onde uma população de péssima escolaridade elege um… Tiririca. Mais um, mais uma vez…
    É irônico, mas é a prova mais contundente de que educação é tudo, assim como a fome é a mais contundente prova da necesidade de haver comida.
    Agora é continuar a jornada. Há muito pela frente. Sua filha pode não estar vivendo o sentimento de uma fugaz alegria, mas com certeza sente e sentirá o perene calor do orgulho pela estatura de seu pai.

    Vamos em frente, meu amigo, vamos em frente!

  10. Maria do Carmo Schmitz

    Prezado Raul,
    Não se lamente, nós é que perdemos,Educação não é prioridade,se fosse, não teríamos um palhaço eleito.
    Vamos aguardar as palhaçadas que vem por aí!Bj

  11. Vito E. Delfino

    Caro Raul,
    Estudei em uma escola cujo lema era “Não esmorecer, para não desmerecer”. Estudei nela dos 7 aos 9 anos e não esqueço dessa frase apesar já terem passados mais de 50 anos. Trago este ensinamento em meu coração e em minha mente por toda a vida.
    Caro Raul, sua batalha está apenas começando e o que passou fez parte de um aprendizado apenas.
    Você tem uma missão e tenho certeza que não será esta batalha que irá demovê-lo de seus ideais.
    Não esmoreça!
    Vito

  12. Raul…
    Eleição é um jogo pesado que precisa de cacife alto. Faltou grana para vc garantir visibilidade em todo o Estado. Aqui em São Paulo não vi nada seu e o único material que recebi foi ai em Santos, quando do lançamento do meu livro.
    Vc é um herói, candidatando-se com pouca grana para campanha e com poucas ‘dobradinhas’. Admiro vc.
    Vamos pensar na próxima eleição.
    Abração Grande
    Irineu Ramos

  13. Domingos Augusto

    Meu querido amigo, pela pouca experiência que tenho, não vi em nada de prejuizo ter como tema a educação, muito pelo contrário, sem educação, não se tem comprometimento, nem respeito por tudo e todos. Ao meu sentir, vc não sofreu nenhuma derrota, pelo que conheço vc Raul, vc é um VENCEDOR, um Homem do qual respeito muito, uma pessoa como poucos que não mede esforços para ajudar todos…estarei sempre junto(mesmo que a distância)de vc e sempre olhando e batendo palmas ás suas outras vitórias que ainda estão por vir!!!…conte sempre comigo e que Deus nos abençõe. Parabéns pela luta, pela sua HONESTIDADE, CARATER e por poder seu seu AMIGO!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Raul, o Alfredo tem razão. A derrota foi nossa que deixamos de ter no Congresso um deputado de qualidade, comprometido com a causa que realmente importa neste brasilzão: a educação. Vamos em frente, o país merece. bjs

  15. joao calabfria

    Raul, continuamos vivendo sobre um modelo político que não contempla o conteúdo e muito menos o debate ! Os partidos necessitam, pela atual estrutura eleitoral, de votos e representantes para sobreviverem. Eles próprios não tem competencia nem interesse para mudar o estado de coisas, sendo assim, escolhem os ´Tiriricas da vida´ para puxarem votos e conquistar mais e mais cadeiras para exercer uma atividade legistlativa deletéria e comprometida com interesses pequenos e nada republicanos. O tema da saúde, abordado por todos de forma superficial, bem como o da saúde, segurança, corrupção e demais assuntos que deveriam ser do interesse de uma sociedade, desde que a mesma não estivesse tão anestesiada ou embreagada por tantas mentiras e ´pegadinhas´,sejam do Estado, da mídia ou de uma estrutura ditatorial dos meios de pesquisa… Enfim, Raul, toda a sociedade é culpada por esse estado de coisas, desde os políticas corruptos e acomodados, passando pelo povo que se satisfaz em fazer piadinhas e não agir perante a podridão dos fatos de corrupção até, finalmente, os meios de comunicação que se alinham ao poder para não perder suas verbas de publicidade oficial ( podemos chamar de mensalão do quarto poder )…. Enquanto não entendermos que a educação é o único caminho para mudarmos esse estado geral das coisas, nada mudará em nosso país.. E espere, em breve teremos uma nova onda de imigração para o nosso país, que virá da Eurpoa, dos países em desenvolvimento, que se traduzirá na chegada de profissionais capacitados em diversas áreas em que o nosso país não se mostra competente em qualificar e preparar nossos jovens para atuar em um momento de crescimento nacional !!! A educação ou, a falta dela, trará ao nosso país esse novo tipo de imigrantes…

  16. Oi, Raul,
    Aqui você teve 134 votos, só com pedidos da família. Na fila ainda pediram seu numero. Pena que a política esta no sangue, gente boa como você é em outro lugar. Em finados nos reuniremos , grupo dos Oliveiras, venha para Brotas que nos encontraremos com Flaisa, Leila, Ricardo…Bjsss conte sempre comigo.

  17. Tive a sorte de trabalhar com Raul nessa campanha.
    Poucos tem essa sorte – a de seguir aquele em quem se acredita.
    Eu acredito no Raul. Acredito no que ele significa, no que nos trouxe, no que ele defende e como defende.
    Eu acredito em sua campanha, Raul – sim, porque, prá mim, como sua assessora, ela não terminou.
    Aprendi que campanha se faz todos os dias e que o dia da eleição pode ser o fim, pode ser o recomeço ou – o que eu acredito – a continuação de um trabalho, a defesa de uma causa, inserindo nela toda a sociedade.
    E não existe derrota quando se representa uma causa – e essa causa não é própria, é de todos nós, que temos em VOCÊ nosso representante.
    Eu estava triste ontem, porque vi tua tristeza. Mas agora respiro fundo, me olho no espelho e me sinto orgulhosa em te seguir. O trabalho apenas começou e o caminho é longo.
    Nós, da equipe, já vibramos, já rimos muito, já choramos, procuramos culpas mas estamos aqui – com você, professor.

    Portanto descanse uns dias, beije muito essa família linda que cuida tão bem de ti.
    Depois mande lavar as camisas azuis e arrume as costas – temos muito trabalho pela frente.
    Abraços,
    Jordana.

  18. Raul, não desanime. A derrota é dura, mas com ela que se tem que tirar maior motivação para o futuro. Não desista. Insista no seu ideal. Tenho certeza que estes mais de 30 mil eleitores, no qual eu me incluo, era se multiplicar para levar você ao cenário político nacional novamente.

    Força Raul! Educação é tudo!

  19. Caro Raul Christiano,

    Parabéns pela expressiva votação.

    Dei meu apoio ao Thame e Evandro Losacco, que são ilustres pessoas que você também conhece.

    Deu para perceber o seu esforço como candidato nessas eleições de 2010.

    Diga para sua filha que temos uma grande admiração por você, pelo seu esforço,trabalho e personalidade, e ainda, por acreditar que é preciso limpar o Congresso Nacional, e colocar a educação definitivamente em destaque para acabar com a pobreza e ignorância, rumo ao desenvolvimento perene.

    Um forte abraço.

    Eng. Ruy Bottesi
    São Paulo – SP

    PS.: Profissionalmente, já trabalhei com o Elias Hiss.

  20. Raul,

    Li suas palavras e lhe escrevo muito emocionado, em tom de desabafo, ainda sob o impacto de sentimentos contraditórios: a alegria pela vitória do Dr. Geraldo, do Aloysio, do Edson Aparecido e da ida de Josè Serra ao segundo turno, mas também com a profunda tristeza e frustração da derrota do Milton Flávio – e minha, como membro de sua equipe – na disputa por uma vaga na Alesp. Você sabe o quanto admiro sua pessoa e seus posicionamentos, Raul. Tantas aberrações políticas eleitas, tantas mediocridades triunfando! São Paulo com a chance de ter um Raul Christiano e um Milton Flávio representando sua população e anseios e a desperdiça assim… triste, triste demais, perdemos todos nós.

  21. milton flavio

    Raul,

    O importante não é o resultado eleitoral mas as boas ações que vc tem contruido por todos os lugares por onde passou.Tenho dificuldades semelhantes e um imenso orgulho da nossa amizade e do seu caráter irrepreensível. O PSDB precisa de vc e da sua lucidez e espirito público.Abraço do amigo,
    Milton Flavio

  22. Jose Luis Teixeira

    Raul tenha certeza que os 31.468 votos devem lhe mostrar o quanto você é querido e quantos sabem da sua luta pela educação do nosso povo. Só temos a agradecer pelo seu trabalho e saiba que temos orgulho de brasileiros como você.

  23. solange pimentel

    Querido Raul.
    Votei em você e conte sempre com o meu voto!!!
    Educação é a base de tudo!!! Continue na luta, não esmoreça, precisamos de você!!!
    Beijão,
    Solange Pimentel

  24. Miguel Feyo

    Caro Raul,
    Você não perdeu!
    Pessoas como você é que nos permitem ver os dois lados da nossa política. Pessoas idealistas serão sempre e sempre necessários. Continue a sua caminhada!
    Parabéns!

  25. Fafi Pontes

    Raul,

    vejo que somos muitos a querer você na vida pública!!!!!
    Fico feliz de ler tantos scraps!!!!!!
    Como Santos, o Santos, você pode tudo! Você pode mais!!!!!!
    Amamos vc!!!!!poeta!!!!!
    E já vamos nesse amor para a 3a. geração!
    Bracim!

  26. Peter Walker

    Raul, nossos parabéns aqui de Campinas!
    Leve em conta que 31468 pessoas sairam de suas casas para votar, convictos que iriam votar em uma pessoa correta, de bons principios e de ideais profundos pelo desenvolvimento de nosso país. Todos sem interesses pessoais mas que acreditam em você.
    Orgulho-me de ter um amigo com tantos 31466 amigos.
    Peter

  27. olá raul,

    não foi vc quem perdeu essa eleição e sim nós brasileiros, é uma derrota do povo, pois não teremos alguém nos representando que realmente queira mudanças urgentes nesse país e principalmente na educação. Lamentável e triste a situação que chegamos.
    abraço,

  28. Cida Novaretti

    Querido Raul, acho que nós não merecemos sua capacidade.Nós (os brasileiros ) que temos um presidente , que se orgulha de não ter nem o ensino fundamental ,podemos esperar o que? Ética, educação, nem pensar.Continue com sua luta pois estou entre as 31.468 pessoas que confiaram em vc e continuarei confiando e apoiando. Deus o abençoe. Abraços

  29. Raul

    A eleição é muito difícil, ainda mais para alguém que, como voce, trabalha com a ética. Apesar dos resultados, nós aqui em Peruíbe (Nadyr, Helinho, Sérgio, e muitos outros…) continuamos com vcs….nem que sobrem apenas alguns votos…
    O importante continua sendo a luta, com ou sem mandato. E a tua luta é maravilhosa.
    Abs…

  30. RAIMUNDO ROSA , BRASIL .

    RAUL MEU IRMÃO E AMIGO PARABÈNS PELA CORAGEM E INICIATIVA DE SAIR CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL COM UM TEMA DE SUMA IMPORTANCIA QUE E EDUCAÇÃO , VOCÉ PLANTOU UMA SEMENTE NO CORAÇÃO DE VARIAS PESSOAS , A COLHEITA VAI VIR DE DEUS NA HORA CERTA , SOU UM CARA MUITO FELIZ POR TER SUA AMIZADE , VOCÉ TRATA TODAS AS PESSOAS COM IGUALDADE E DIGNIDADE , VOCÉ TEM MUITO O ENSINAR PARA A NOSSA CLASSE POLITICA , VOCÉ COMO LIDER JUNTO COM BRUNO COVAS PRECISAR VALORIZAR E MOBILIZAR A MILITANCIA DO PSDB , O PSDB E DE TODOS E NÃO DE ALGUNS , SERRA DEVERIA ESCOLHER SEU SLOGAN EDUACAÇÃO E TUDO , PARA TODOS , DEUS TE ABENÇÕE POR TUDO .

  31. Klinger Sousa

    Caro Amigo:
    Temos visões distintas acerca do que venha a ser o melhor para o Brasil, ainda assim tenho por você uma profunda admiração e sou testemunha de sua dedicação sincera à causa da educação. Não lhe faltarão trincheiras para continuar lutando pela educação, sua pregação não foi ociosa nem seu esforço desperdiçado, tenho certeza que muitos ouviram sua voz e continuarão cobrando de você opiniões e atitudes lúcidas na defesa deste e de outros temas de interesse para o País.
    Assim que se sentir confortável estarei pronto para voltarmos a dialogar, divergir e convergir em ideais mantendo nossa sempre fraterna amizade.
    Um abraço a você e a sua família.
    K.

  32. Andréa Mano

    Raul, é uma pena que as pessoas não gostem dos políticos honestos, reclamam de tudo, porém quando existe a possibilidade de mundança, continuam votando nos mesmos.Por favor, não desista.

  33. Ana Beatriz R. Sant Anna

    Tio Raul, não desanime, não nos abandone, pois os fiéis e compromissados com nossa educação, estarão sempre com você, lutando junto, para que um dia o Brasil compreenda a importância de votar consciente, de fazer seu voto valer e não de apenas jogá-lo no lixo diante de escolhas engraçadas, despolitizadas e impesadas. Você é e sempre será nosso candidato, amigo, educador confiante e guerreiro.
    Como docente fico triste e preocupada com o rumo de nossa educação, mas não perco as forças em lutar por um pais melhor, letrado e compromissado com seu desenvolvimento.
    Estou aqui sempre, confio muito no senhor……

  34. Pedro Vidal Alvarenga

    Olá Raul,

    Nada é estranho! O povo só tem o que procura e mereçe!
    Aliás, após as eleições até é uma pena não termos outros “tiriricas”. Poxa, elejemos só um???
    E a culpa dessa desmoralização, dessa farra, dessa “orgia” política só chegou aonde chegou por CULPA da maioria que já estiveram e continuarão a estar lá.
    É o local apropriado: NO CIRCO!!

  35. Pedro Vidal Alvarenga

    Absolutamente nada é estranho! Cá estou procurando a listagem dos deputados eleitos. Procura mais não acha! Não existe! Na verdade AINDA NÃO ESTA DEFINIDA. Há vários com “pobrema” nas fichas fétidas e prescisamos aguardar a definição posterori. Viu? Não há seriedade em nada! O que fizerem os que antecederão os “tiriricas”? Nada!
    O que você esperava? Faça um curso teatral de palhaço que terá milhões de idiotas te aplaudindo e..ehehe vontando!!

  36. É meu amigo, educação é tudo sim! Os que protestaram erroneamente, com votos rídiculos, o fizeram pela falta da educação que tanto protegemos!

  37. Sérgio Guerreiro

    Raul. A Educação é tudo e você é maior exemplo disso. Tanto a sua educação formal quanto a sua outra educação (respeito ao próximo) nos deu a lição de que não se deve transigir com os valores morais e princípios éticos. Eu continuo seu aluno em política e estou pronto para outra. Mas nós temos ainda muitas lutas para travar, principalmente a de reforma do sistema eleitoral para que não produza esses frutos indesejáveis nas eleições proporcionais. Precisamos do voto distrital. No mais, desculpe não te ligar ontem, mas eu estava igual a sua filha, não sabendo o que dizer naquele momento triste, mas estava aguardando as suas brilhantes reflexões como a desse artigo para me alegrar novamente. Continue nos ensinando, pois “Educação é tudo”.

  38. Pedro Vidal Alvarenga

    Mais uma! eheheh essa política é uma fonte de inspiraação. Agora a pouco ouvi comentário na tv que o psdb vai oferecer o cargo de vice ao PV. E o Índio? Vão dar as COSTA para ele? Ou estão dando munição para a Dilma detenar o Serra? O psdb não sabe ném fazer oposição e “esconderam” o FHC, parecem envergonhados dele. Aliás a própria Marina que fazia oposição ao psdb era que sempre lembrava que o PT só chegou aonde chegou por ter seguido a política econômica de FHC! E o próprio psdb nada disse.
    Por falar em FHC grande apoio dele ao Aloysio Nunes Ferreira. Foi campeão de voto que somando o daquele cantorzinho e o da dama de vermelho ainda sobraram muitos votos.
    Eu, particularmente embora não fui eleitor dessa duplinha torcia para o apresentadorzinho chegar em segundo! Mesmo com remorso que poderia vir depois de ver uma pessoa capacitada como Aloysio sendo “amiguinho de classe” desse pagodeirinho que se irrita fácil fácil com o sexo oposto.
    Sou solidário com Indio da Costa, aliás inteligente e bom de briga. Aliás, foi assistindo debates que ele participou que o senhor Serra cresceu um pouco, ao resto deve-se ao PV, sem a subida de Marina bye bye brazil!

  39. Caríssimo!
    De fato, em tempos de tiriricas, mulheres pêra e romários fica difícil manter o entusiasmo e otimismo – tão necessários nessa jornada.
    Por outro lado, sou obrigado a lhe pedir – por favor – que não nos furte de suas contribuições. O debate está posto e não podemos nos ausentar.
    Parabéns pelos votos conquistados.
    Parabéns pela coragem e dedicação.
    Um abraço,
    Éktor

  40. Pedro Vidal Alvarenga

    Pois é senhor Leandro, o senhor está cheio de razões quando diz que a educação é tudo!Não fui ném me imaginaria em sonho ou pesadelo rsrsr, votando nos “tiricas da vida”. Agora quanto a essa “proteção que vossa senhoria apregoa na educação” vai indo de mal a pior! Deve ser a mesma proteção de certas polícias no combate ás drogas!Tá desguarnecido demais!
    Oposição também se faz na própria casa, temos que deixar desse “puxasaquismo”, desse “faz de conta”.
    Além da educação é presciso ter caráter!

  41. Raul, você sabe que somos especialistas nessa matéria de ganhar e perder com um bom conteúdo. Hoje, a política está empobrecida dentro dos próprios partidos. A democracia muito fragilizada, mais parecendo um etê na beira da morte. O povo não vota em conteudo, vota em oportunidades. A cultura como base de tudo isso , nem aparece nos programas dos partidos e quando aparece,surge em buscar simplesmente dinheiro para realizar projetos de filmes, teatro, etc. Ninguém propõe uma Cultura de valores e de resgate para uma nova sociedade. Estamos cada vez mais empobrecidos. Porque sabemos que só com uma revolução cultural é que pode mudar alguma coisa e não só construindo coisas e fabricando carros para andar em cima de uma realidade complexa e sem perspectiva. Justamente, porque nossas lideranças não oferecem rumos ou discussão deles. Incrível que na eleição de 2010 não se discutiu política e muito menos política cultural.
    Precisa-se muitas vezes morrer ou perder uma eleição para que as idéias possam frutificar no momento seguinte. Estou ao seu lado, chorando a derrota da política nessas eleições de 2010!!!!!
    Abraços aos santistas amigos que estão nessa mesma luta!!!

  42. Pedro Vidal Alvarenga

    O continuismo do PT ao governo sr. Falset vai acabar levando á morte essa tal democracia! Quem viver, se viver rsr verá!

  43. Meu amigo Raul…
    Infelizmente a derrota foi NOSSA….apenas NOSSA, que ainda acreditamos que temos de mudar a consciência desse País, e vc. seria um ótimo começo!!
    Mas existe um ditado que diz, depois da noite, vem um belo amanhecer, e vc. me faz acreditar nisso, pois se vc. desiste, ai sim, para nós nada sobrará!!
    Força meu amigo!!!! Vc. pode ter tido 31.468 eleitores, mas te garanto, valem mais que os 1.300 mil do Tiririca, graças a eles , esse País continua um circo!!
    Parabéns novamente meu amigo e receba um grande abraço dos seus 31.468 amigos e eleitores, afinal quem tem 31.468 amigos , não é mesmo?

  44. Pedro Vidal Alvarenga

    Essa eleição me fez lembrar do Zé Ito, pena que pessoas assim partem logo. Aonde ele estiver deve estar horrorizado!

  45. Luiz Flávio

    Boa Noite, Meu Deputado !!!

    Fiquei muito triste pela a sua derrota, ontem durante a apuração fique muito decepcionado ao ver que o seu nome e nem o do Milton Flávio estavam brigando por uma vaga, na mesma hora via um palhaço idiota, a filha de um prefeito que gastou fortuna na campanha da filha e um faz tudo na liderança.
    Os eleitores de São Paulo, provaram que não buscam qualidade em seus representantes e sim fatores midiaticos, não dando o valor devido a política legislativa, se muito dando valor ao execultivo.

    Grande defeito é do processo como um todo, falta maior divulgação do valor de um deputado e um senador, além da reforma política e do voto distrital, no qual a população de uma micro região irá escolher seus representantes.

    Um grande abraço !

  46. Adorei o texto, e percebi o quanto o Brasil perdeu sem vc… não desanime!

    Uma entre os 31.468

  47. gilberto elias

    Fiquei muito triste, òbviamente, como todos os outros 31.467 muitos deles aqui de casa.Mas tantas e tantas outras eleições não farão com que desista de estar ao seu lado. Você tem carater, é inteligente, tem conteúdo e é muito humano. Eleição a gente perde e ganha, mas suas qualidades permanecem sempre intocáveis. Levanta a cabeça porque você sai de mais esta com a dignidade que nela entrou. Valores menores levam as pessoas a escolhas equivocadas. Até por isso continuamos essa caminhada. Falta muito pra se chegar ao país que almejamos. Mas caras como você é que nos dão a certeza que a luta é boa! Abraço forte e fraternal. Gilberto Elias.

  48. Ana Victória Sanchez

    Paizinho, como eu disse hoje mais cedo, não vai ser esta ou qualquer derrota que vai fazer com que você deixe de ser o meu eterno herói. Educação é tudo sim, pois foi dentro de casa com pais cultos e que sempre nos incentivaram a ser muito mais do que nos julgamos capazes que eu e meus três irmãos somos quem somos hoje. Quando eu era pequena detestava a política, não ter meu pai presente no dia dos pais e não saber se continuaria a morar em Brasília ou voltaria para Santos… Hoje eu vejo que todo meu “trauma de infância” egoísta teve um tremendo resultado, enquanto passávamos dias e mais dias sozinhos com a mamãe em Brasília você estava lá lutando para proporcionar para a criança brasileira aquilo que nos parecia “o básico” que não passava de mais uma obrigação: o direito de ir à escola. E este era um pequeno passo para que este país possa um dia atingir um patamar europeu de analfabetismo beirando a zero e, consequentemente, diminuir a violência e aumentar a renda da população. E é por essas e outras que sim, a sua luta era pelo assunto de maior relevância para o desenvolvimento do país. Mas acontece que o povo brasileiro nada mais é que ignorante e infelizmente, a realidade de um Brasil educado não poderá ser vista nem pelos meus netos pois já não basta uma marionete-Lula ser duas vezes presidente, ainda temos que lidar com a desgraça de um Tiririca deputado (de pensar que ouvir o Bernardo cantando “Florentina” ia ser a única preocupação que este maldito me traria a cabeça…)! Mas retomando paizinho, que pena que o meu “papai-noel” não pôde passar para os filhos dos outros metade da cultura que tive em casa ou ao menos eleger-se agora para continuar essa eterna luta que é a da educação neste país tão subdesenvolvido intelectualmente! Eu te amo muito, obrigada por tudo, sempre! Da sua favorita, Ana Victória!

  49. Ricardo Peres

    Raul, 31.467 votso conscientes,
    são muito mais que milhares de votos inconsequentes !!!!!
    Vc venceu, Raul!
    Com certeza, vc venceu!
    Meus parabens.
    Ricardo Peres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *