Blog do Raul

Educação não é tudo… (?)

Poucos minutos antes do encerramento da votação, nas eleições deste ano, escrevi este texto para revelar as minhas primeiras impressões da campanha que ora encerrava. Os leitores sabem que concorri a uma vaga de deputado federal pelo PSDB, que fiz uma campanha como candidato temático da Educação e que consegui convencer apenas 31.468 eleitores. Porém, não vou culpar o tema pelo insucesso eleitoral, se bem que na hora do voto outros argumentos justificaram outras escolhas.

Nas ruas, durante os últimos 60 dias, a grande maioria dos eleitores pareceu mais preocupada com a disputa para a presidência da República, indiferente com a composição do próximo Congresso Nacional, que é a trincheira do povo perante os rumos políticos do país. Jamais escondi a minha preocupação com a possibilidade de vitória do lulopetismo no primeiro turno, que significaria a prorrogação do atraso político que ninguém quer, mas que timidamente reage para impedir que aconteça.

Hoje pela manhã, minha filha enviou um SMS enquanto estava em aula, preocupada comigo e justificando que não havia ligado de São Paulo porque “não sabia o que falar” para o seu pai, numa hora difícil da derrota. Minimizei, tranquilizando-a, e acho que exagerei. Disse que não ficaria bem na foto no Congresso Nacional ao lado do Tiririca e de outros sem qualificação.

Entenda que concorri a mais essa eleição para deputado, justamente porque ainda acredito na chance de limpar o Parlamento, com os mesmos ideais democráticos que sempre nortearam a minha militância social, política e partidária. Queria me eleger, mas, do lado de fora do Congresso, espero que os deputados federais e senadores eleitos e reeleitos iniciem uma discussão dentro e fora do seu âmbito, sobre reformas política, partidária e eleitoral reclamadas há muitos anos pela sociedade e pelas próprias instituições.

O espaço reservado ao debate temático ainda é muito restrito e menosprezado no atual sistema político. Não só pelas limitações dos meios de comunicação, exceto a Internet que neste ano protagonizou um grande avanço, mas também pela estratégia dos partidos políticos que optaram investir em nomes do cenário artístico, cultural e esportivo, que se respaldam apenas nas celebridades e não nas ideias para o país.

É preciso focalizar a divisão do Estado em distritos, ampliando o caráter de mobilização de lideranças regionais e a importância da segmentação das suas propostas, que fortaleçam a representação e as potencialidades durante o próximo mandato. A Baixada Santista, por exemplo, alvo da expectativa econômica e social, por causa dos anúncios de descobertas de gás e petróleo na Bacia de Santos, não aprofundou a discussão sobre os investimentos necessários e qual a atenção destinada à formação técnica de jovens e trabalhadores atuais para as novas demandas dos cerca de 50 mil empregos a serem criados.

O tema da minha campanha “Educação é tudo” motivou que eu fosse convidado a raras palestras em escolas e universidades. Fiquei pasmo com o desinteresse regional, enquanto o tema fragmentado estava incluído genericamente por outros concorrentes ou não ao mesmo cargo, quando deveria ser tratado como uma urgência para o país e, pela sua importância, motivar o envolvimento das pessoas em função da sua conexão com o futuro.

A campanha deste ano não priorizou temas e optou pelo atalho dos elevados custos, que tornam a disputa mais desigual. Participei com a consciência de um semeador. Estou confiante de que um dia os resultados frutificarão, apesar de contrariado com a atual posição predominante na política, do jeito como ela valoriza as ideias, que Educação ainda não é tudo!

Compartilhe

105 comentários em “Educação não é tudo… (?)”

  1. …Caro Raul,

    Educação e Saúde são tudo!!! Duas áreas que no Brasil seguem esquecidas há décadas, meu dileto amigo, companheiro,compadre.

    É fundamental Educação pública de qualidade e Saúde pública de qualidade. Sem Saúde, o homem não é nada, sem Educação ,ele não evolui, não constrói. Infelizmente sinto na pele o que é viver em um País que é necessário se “matar” para ter um plano de saúde pq. senão ,levam-se meses para um ultrassom, tomografia, etc. Há muito o que fazer nessas duas áreas vitais em nossas vidas.

    Fiquei triste por vc. não ter sido eleito, mas os 31.468 votos provaram que o Raul tem proposta séria, concreta, viável. Sim, precisava de mais, mas, todos sabemos, com o atual estágio eleitoral no País, quem não tem dinheiro sobrando, fica difícil se eleger, seja lá qual cargo dispute.

    Precisa haver uma reforma eleitoral urgente! Onde todos tenham chances iguais, não só os ricos ou os que já ocupem cargos eletivos.

    Outra coisa: são sempre os mesmos, na maioria das vezes, os que disputam os cargos, incluindo, os executivos. Cadê a renovação??? É sempre filho, neto, sobrinho de algum antigo cacique regional. Será que nunca saimos da República Velha???

    Segue a luta, companheiro! Em algum momento vc. chega lá.

    Abs.,

    David

  2. Caro amigo Raul!

    Estou com medo e inseguro diante dos acontecimentos em nosso país, da forma que o povo encara a política. Existe um segredo evidente para se ganhar uma eleição, manipulação do povo e descer do salto ética. Sei que você sabe como ganhar, mas também sei que você prefere perder com honra.
    O povo prefere ser enganado, ou seja, é como se fosse uma reforma de uma casa, preferem uma reforma rebouque de barro e uma tinta colorida por cima ao invés de começar uma reforma desde a estrutura da construção.
    Caro Raul, sinta-se um vitórioso, pois teus valores são bem maiores e saiba que você ganhou ainda mais a admiração e o respeito de 31.468 eleitores que acreditam que a educação é o fundamento dessa enorme construção.
    É lamentável ver o povo de olhos fechados.

    Um forte abreço e Deus o abençoe!!!

    José Luis

  3. ELENILDA PEREIRA

    RAUL, NÓS PERDEMOS MAIS DO QUE VC. EU ME SINTO ENVERGONHADA PELA FALTA DE SENSATEZ QUE GRANDE PARTE DO ELEITORADO BRASILEIRO TEM, PELA VISÃO MÍOPE. TEMOS O PODER DE TENTAR MUDAR MAS SEM EDUCAÇÃO DE NÍVEL, É ESTE RESULTADO QUE MAIS PARECE UMA COMÉDIA PASTELÃO, VOTO DE PROTESTO? QUE É ISTO! FALA SÉRIO! ISSO SÓ ME MOSTRA QUE AINDA TEMOS MUITO QUE APRENDER E A ENSINAR. COMO MUDAR ESTA VISÃO MÍOPE DO ELEITORADO? A EDUCAÇÃO SEMPRE SERÁ A SOLUÇÃO, NÃO DESANIME, A MEU VER VC CONCORREU DE FORMA LIMPA, E NÓS É PERDEMOS MAIS UMA VEZ A OPORTUNIDADE DE MUDAR LÁ EM CIMA. EU ACREDITO EM VC E SEMPRE CONTINUAREI ACREDITANDO.
    PIOR QUE ESTÁ AGORA VAI FICAR. ISSO NÃO É PENSAMENTO PESSIMISTA, ISTO É BEM CLARO DA PALHAÇADA QUE SERÁ E É ESTA DEMOCRACIA QUE NÃO IMPÕE CRITÉRIOS, POIS TODOS SOMOS IGUAIS, SERÁ QUE DÁ PARA SER ASSIM EM TODOS OS CAMPOS? POR QUE AO CONCORRER A UMA VAGA DE EMPREGO ISTO É DIFERENTE E FAZ A GRANDE DIFERENÇA PARA A ORGANIZAÇÃO OBTER ÊXITO, RESULTADOS?
    RAUL, NÃO DESISTA NUNCA, PRECISAMOS DE PESSOAS COMO VC.
    ACREDITO NA TUA LUZ.
    BEIJOS

  4. Claudia Tonella

    Parabéns Raul!

    Você venceu, quem não venceu mais uma vez foi o povo que independente do motivo não valorizou mais uma oportunidade…

    Abs, da Amiga Claudia

  5. RENATA RAMIRO

    Raul, e vc ainda acha que perdeu alguma coisa??? olha qtos amigos que vc tem, qtas pessoas que te amam. vc é um vencedor.

  6. Ana Lucia P Souza

    Oi, Raul, o importante é saber que vc tem muuuuuuuuuuuuitos amigos. Amigos que não dependeram de investimento financeiro nem de piadinhas na tv. Amigos que realmente acreditam em você, pelo que vc sempre foi e é e pela sua luta. Eu estou entre eles, pode contar, viu.
    A luta pela educação continua, Raul, dentro ou fora do parlamento. Lutamos pelo que acreditamos todos os dias e essa é uma luta que eu realmente acredito. Vamos erguer as mangas e pensar em outros modos de lutar, mas desistir nunca.
    Fique com Deus, sempre!!!

  7. Luiz Olyntho

    Caro amigo Raul.
    Quem perdeu fomos nos e o povo brasileiro pois, educação é a base e o inicio de tudo. Veja essa eleição como mais uma batalha dentre tantas lutas que estão por vir, para que possa vencer a guerra da ignorância. Você é um guerreiro não abandone suas crenças nem aqueles que necessitam da educação para tornar esse país melhor.
    Conte comigo, confio em você.
    Forte abraço.

  8. Raul. Aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias. Tenho certeza de que encontrará o seu lugar na política, não como deputado federal (pelo menos dessa vez), mas em outras circunstâncias. Educação é muito importante e acho que é a base de tudo. Jamais desista!

  9. Binho Guedes

    Tio Raul, fico indignado com a falta de cultura do povo, que elege candidatos famosos, envolvidos com escandalos e ver que no estado de São Paulo existem quase um milhão e meio de ABESTADOS (nome dado ao eleitores pelo Tiririca)! A educação torna as pessoas críticas e pensadoras, o que tem pouco no nosso país, por isso ocorrem votações bizarras de pessoas que pouco se interessam como funciona os cargos políticos e prejudicam quem realmente acredita num futuro melhor e democracia.
    Por você tenho grande adimiração e carinho, em sua primeira candidatura pude trabalhar ao seu lado quase que todo dia, foi uma experiência na qual aprendi muito e conheci o que é ser uma pessoa integra dedicada ao trabalho, a família e a luta pela cidadania!
    Beijão tio, estaremos sempre com você!

  10. Reynaldo Bechelli Monteiro

    Raul, pensei muito nestes dias sobre o que seria de uma pessoa que não se elege.
    Bem, chegue a conclusão que sem os carregadores de piano, o congresso nacional e as casas estaduais não são nada.
    Vc é o nosso homem de confiança, pois para onde quer que vc seja escalado para trabalhar todos sabemos que lá será realizado um trabalho sério, dedicado e acima de tudo, voltado para a coletividade.
    Meu amigo, embora distante, saiba que temos orgulho de tudo o que vc já realizou pelo nosso Brasil, e que certamente este trabalho não se encerra aqui, pois sei que vc ainda tem muito a realizar e o PSDB jamais vai dispesá-lo sabendo de toda a sua capacidade diante de todos estes anos de trabalho incasável.
    Fique com Deus meu amigo, cabeça erguida pois estamos todos com vc.
    Grande abraço.

  11. Mano Raul,

    Conferi na madrugada sua votação e torci por você, embora de tão longe não possa ter te dado o meu voto na urna.
    Mas saiba que voc~e tem meu voto de amizade e para isto já está eleito há décadas. que coisa, como o tempo passa,
    Não desista. Insista. Embora sua bandeira, a educação, a libertadora, a que nos traz evolução individual e social, parece que não interessa.
    Insista pois é uma luta digna. mas saiba que é uma luta para séculos.

    abraços do seu mano do Norte
    Alex Sakai

  12. Raul,
    Endosso o comentário de Milton Flávio!
    Olhe, trabalho de formiguinha sobre educação com povo mal educado..
    Acredito em você e na sua proposta,do contrário não teria apoiado.
    Mas do jeito que anda a política, você acaba saindo “descontaminado”. Uma Secretaria ou Ministério da Educaçâo daria muito mais espaço para seu trabalho!
    Afinal, pense bem, ter que brigar com Tiriricas no Congresso, ninguém merece!

    Bjs

    Lis
    ao

  13. Josué Vagner

    Acredito que, a diversidade de candidatos forasteiros, tenha tirado (mais uma vez), a oportunidade de fortalecermos o Congresso e a Assembléia, com gente como você, comprometida com as causas da educação. “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Provérbios 16:9

  14. Caro Raul,

    Seus 31468 votos, é uma amostragem de todo o Brasil, e representa exatamente a preocupação dos nossos “governantes”, com o tema educação. Entretanto, esses eleitores sabem que somente um povo educado, provoca a verdadeira reforma política e dos políticos.
    Grande abraço,

    Flamarion.´.

  15. Querido Raul,

    Você não perdeu nada. O povo é quem perde em não ter um representante de caráter, inteligente, educado, com projetos para a educação, saúde, habitação, etc. Se querem ser abestados, que sejam. Que colham os frutos e depois não se queixem. Se você chegou até aqui é por que bons frutos foram semeados e que Deus regou com bênçãos sua trajetória de vida. Isso é que importa. Parabéns pelas 31.468 pessoas amigas que confiam em você e que acreditam que educação é tudo. Parabéns pela sua vitória. Por ser competente honesto e carinhoso com todos. Tenho muito orgulho de você!!!

    Beijocas no seu ?

    Elizabeth e Cristina

  16. Magali (Primo)

    Raul, Realmente a perda foi nossa. Faço parte dos 31.468 votos que vc obteve e é espantoso como o povo brasileiro encara como “brincadeira” o seu próprio futuro. Acredite que és uma pessoa muito importante para a política brasileira e que não deves esmorecer. Vamos juntar a “turma do Primo” e “tomar as ruas”…rssssss….(desculpe…foi uma tentativa de descontrair, pois também fiquei surpresa com a sua votação e com a dos “demais” também)…Como diz a minha mãe, que não é eleitora (é portuguesa): “Cada povo tem o governo que merece”…Só que junto com “esses”, estamos todos nós que queremos melhorias…É uma pena !!!! O seu tema de campanha me faz lembrar muito da nossa “base”, em colégio estadual, onde haviam professores qualificados e engajados em, efetivamente, ensinar. E os alunos também queriam absorver, aprender, participar. Os pais ainda impunham limites aos filhos e ensinavam o que era ser honesto, patriota…É um momento de tristeza e reflexão, para pensarmos numa estratégia de atuação que possibilite “fazermos algo para melhorar TUDO ISSO QUE VEM POR AÍ”….Você sabe que pode contar comigo e, tenho certeza, com muitos Primos. Beijão e se cuida !!!

  17. Caro Raul.
    Infelizmente uma boa parcela da população está ligada na deseducação e não na educação.O pior é saber que nessa parcela estão muitos que se acham educados e educadores, no entanto elegem os “tiriricas” da vida e segundo dizem é um voto de protesto contra a situação predominante, mas não percebem ou não querem perceber que, na realidade, estão colaborando para a continuidade e piora da situação de descalabro que impera no nosso país.
    Não esmoreça, meu caro amigo, pois mesmo não ocupando uma cadeira no congresso, a sua participação é de extrema importância no processo político-educaional deste país-continente.
    Abraços.
    Edélcio

  18. Infelizmente a maioria das pessoas está cega ou tem a memória curta na hora de votar. Foram mais de um milhão de votos para Tiririca e mais de cem mil para Valdemar. Até Maluf foi bem votado: teve quase 500 mil votos, mas foi barrado pela lei da ficha limpa. De tanta banalização na política, as pessoas não se importam mais em quem vão eleger para decidir o futuro do nosso país. O mais importante nesse momento é saber que tem a consciência limpa e seguir em frente. Tudo tem seu tempo certo!

  19. Luiz Moncorvo

    Meu amigo Raul
    Perdemos uma batalha. Vamos continuar lutando. Educação é necessária! Educação é dignidade! Educação é respeito! EDUCAÇÃO É TUDO!!!!!!
    Abraços
    Luiz Moncorvo

  20. Katia Carvalho

    Querido Raul,

    Não se sinta tão consternado assim. Você se livrou daquilo que já é considerado pelos cientistas políticos como o pior Congresso da história desse país. Que bom que não verei sua foto estampada nos jornais ao lado de Antony Garotinho, Romário, Tirica e dezenas de outros, que se fosse um país mais sério, seriam impedidos de estarem lá.
    O desinteresse da maioria pela Educação, semeada por repetidos governos é o que gerou este povo que deu e que continuará dando votos para essa gente. Renan Calheiros está de volta, Roseana Sarney também, Collor, embora em terceiro lugar ainda respira, além dos candidatos artistas e jogadores de futebol que deslumbram o inconsciente do eleitor.
    Temos um Supremo incapaz de deliberar a tempo o que seria tão importante para sanear essa latrina que será esse Congresso Nacional.
    É isso aí. Um brinde a esse sistema democrático. Sejam benvindos os novos congressistas e que não esqueçam de dar a descarga diariamente.
    Parabéns Raul pela participação brilhante no pleito e parabéns por continuar na luta, mas longe disso tudo.

    Bjks

    Katia Carvalho – Rio

  21. Caro Raul, a propósito das eleições e para você, que é poeta, um tragicomicopoema:

    O circo tinha equilibristas/malabaristas,/ ilusionistas/ e animais/Faltava o palhaço.Agora não falta mais.

  22. Ana Stucchi

    Caríssimo,

    Só quem já foi um candidato cidadão, no sentido de querer mostrar como as coisas funcionam e a participação social, é que sabe a decepção ao ver as pessoas dizerem que votam em ti mas por um dinheirinho qualquer trabalham e votam em outro candidato. Sofri esse revés em 2000. Fico mais tranquila sabendo que estás triste, porém consciente que é necessário seguir em frente, e como disse Geraldo Alckmin “eleição se perde, eleição se ganha. é ter altivez na derrota e humildade na vitória”. É o que te desejo. Vou te ver no Congresso. Eu acredito que mesmo devagar nosso país vai mudar porque temos pessoas que acreditam. Como você.

    Com carinho em Cristo,

    Ana

  23. Prezado Raul…
    Acredite A EDUCAÇÃO É TUDO!!!!
    Se tivessemos uma população “realmente educada”,com cidadãos com pensamento crítico, capacidade de discernimento e análise, os resultados as Eleições 2010 seriam diferentes.
    Tirica não estaria eleito e tendo de provar que é
    alfabetizado. Com certeza você nao ficaria bem ao lado dele na foto, tão pouco com atletas e artistas que nao sabem o que vão fazer.
    Precisamos de Pessoas e Políticos sérios que trabalhem para o bem comum, para mim essa pessoa é VOCÊ!
    Seu trabalho e sua historia de vida provam isso.
    Acredite! EDUCAÇÃO É TUDO!!!!!!

    Abraços
    Nana SMota
    Bertioga – SP

  24. Caro Raul,
    Sou de Santos, tenho 21 anos, curso 2 faculdades, inglês fluente e gosto de ler sobre economia e assuntos do tipo (assino a revista Exame inclusive).
    Tenho VERGONHA de dizer que sou brasileira quando viajo para fora do país.
    Um dia antes da eleição fui conversar com a mãe de uma amiga de classe financeira bem inferior que disse que iria votar na Dilma e cia, tentei explicar algumas coisas, citei mensalão e etc. Ela se mostrou indiferente e aí eu pensei ”vou perder meu tempo pra que…. gente ignorante não vai aprender nem mudar”, desisti do debate.
    Depois querem reclamar de alguma coisa…
    Já dizia o ditado, ”o incomodado que se mude”, por isso que um dos meus planos é ir morar em outro país em breve, ja desisti desse aqui, e olha, eu tenho só 21 anos…..

  25. Vanessa Ratton

    Raul,

    Não desista nunca. Saber votar também é um aprendizado, por vezes demorado demais, por isso muitos políticos não investem em Educação preferem o povo de massa de manobra.
    Na próxima quero te ajudar de perto. Este ano estava compromissada. É a máxima: voto não tem preço, tem consequência. O povo vai aprender a duras penas.
    Comece sua próxima campanha já!
    Beijo

  26. Raul, bravo Raul.
    Ouvi ontem um comentário do consultor Eugênio Mussak, na Rádio Eldorado, que vale reproduzir aqui. Ele falava da democracia, um princípio que nasceu na Grécia e fundamentado no Direito. Aqueles que se candidatavam a alguma coisa, conquistavam esse direito somente depois de provar que sabiam por que se candidatavam. Os que votavam, só conquistavam esse direito depois de provar que sabiam por que votavam.
    Então, para aqueles que votaram em você, nunca houve dúvida de que você conquistou o direito de se candidatar porque sempre defendeu com verdade e conhecimento a sua causa. E nós conquistamos o direito de votar porque sabemos também exatamente o que queremos. Por isso, votamos em você. Isso significa que respeitamos e cumprimos o princípio democrático.
    É constrangedor que os tiriricas da vida e seus eleitores estejam totalmente apartados do que imaginam defender. Falta muito para eles conquistarem esse direito.
    Beijo.

  27. Luana de Medeiros Botelho

    Olá Raul,
    A política está muito além d um cargo público, embora passe necessariamente por isso. Portanto, fica aqui meu incentivo p/ que continue a exercer a política. Apesar de discordâncias q percebo em nossas visões, pelo pouco q acompanho do seu blog, RESPEITO SUA BUSCA.
    E espero profundamente q Flávia (comentário acima deste) consiga seu intento de morar fora do país. ñ há nenhuma forma d conseguirmos melhorar nosso lugar qdo o olhar crítico e comprometido com a mudança, que é muito saudável, se DEGENERA em sabotagem ao próprio país. Esse olhar “estrangeiro” q Flávia lança p/ o Brasil, essa maneira d se qualificar UNICAMENTE a partir de seus diplomas e conhecimentoS (cadê os laços humanos e os valores que a formam? Só vale diploma pra medir seu valor?), esse jeito desleal d desmerecer uma senhora + pobre, só pq ela provavelmente ñ cedeu à catequização empreendida pela Flavia e seu discurso “sobre a verdade” é que me deixam tristes por vezes. (“Como assim, aquela mulher pobre e ignorante ñ quer me ouvir, eu q sou diplomada, falo inglês fluente, leio Exame!”)
    Mas atitudes como essa, passada a tristeza, me fazem entender mto sobre parte da sociedade brasileira: somos colonizados em nosso próprio imaginário, e é por isso q há muito a se fazer. Pensamos q somos europeus… que o país q temos “ñ nos representa,ñ chega aos nossos pés”… hohoh… Mas se foi esse país que fomos capazes de produzir ao longo dos séculos!
    Felizmente, Raul, vc costuma ter um diálogo + respeitoso e fundamentado que alguns de seus admiradores q comentam aqui, o q me faz querer ler seus textos e compreender o pq de nossas diferenças.
    É no diálogo real com o diferente q me conheço melhor, por isso temos q p/ com essa bobagem de “gente ignorante ñ aprende nada… ai, eu q sei da verdade”.
    Raul, continue na busca!
    Flávia torço pela sua felicidade pessoal, p/ que esteja menos amarga e mais satisfeita em outro território, se assim for da sua vontade. A felicidade coletiva fica + viável desse modo, e por isso minha torcida é dobrada.
    Boa sorte a todos! Pela paz, pelo diálogo e pela transformação.
    Luana (neta da pernambucana Margarida, da paulista Antonia, está no segunda diploma via USP, inglês fluente, tupi básico, cabelos cacheados, educadora admiradora de Paulo Freire, artista admiradora de Brecht, frequentadora eventual do blog de Raul…)

  28. maria de lourdes santana fernanades

    Sinto muito , mas talvez esta derrota esteja ligado ao desprezo e á arrogância com que o candidato tucano deu aos professores e á educação de um modo geral no Estado de Saõ Paulo.Não podemos esquecer as borrachadas e bombas que o governo nos deu em nossa greve , não acitando nos receber , para negociar . Quem quer ganhar uma eleição, sabe o quanto é importante se discutir uma coisa tão primordial na vida de um ser humano , a educação .
    A dita progressão continuada (aprovação automática ) , assim como, a lambança feita o ano passado com tantas provinhas , provões , e a falta de oportunidade de reais continuadas qualificações aos professores, além da falta de investimentos em mais ferramentas para se trabalhar assim como os míseros salários , levaram muitas pessoas , que não só foram os profissionais na área da educação , além das lastimáveis condições da saúde pública , entre outras coisas , á fazer com que José serra e seus aliados tivessem descrédito nas eleições !
    O pior e que o continuismo , se dará ainda por quatro anos no Estado de São Paulo .Isto não Um retrocesso?

    Um abraço !

  29. Luana de Medeiros Botelho

    Pra continuar uma discussão q está surgindo aqui: Educação é fundamental SIM. Mas a questão é: que educação?
    Precisamos tomar cuidado, e fazer um debate mto + aprofundado – ñ essa conversa superficial do 1o. turno!).
    A educação formal tem seu valor, é estratégica sim p/ o “desenvolvimento” de um país, por isso é necessário conhecermos quais são DE FATO as reais e diferentes propostas de educação.
    Mas p/que tipo de desenvolvimento se pensa a educação? Aquele que ñ se compromete com justiça social? Aquele desenvolvimento predatório, que só analisa custo/benefício segundo indicadores economicistas, sem olhar para a situação do planeta?
    E qto à educação: vc quer formar quem? Mão de obra para o mercado? Seres humanos pensantes? Profissionais éticos? Cidadãos comprometidos com a mudança social? Gente comprometida com a manutenção do status quo?
    Algumas dessas propostas são inconciliáveis entre si… outras podem e devem andar juntas.
    E pra terminar: a educação pode muito, mas ñ pode tudo. Como educadora há 10 anos, e pedagoga em formação… tenho experienciado e estou estudando a fundo o poder EDUCADOR de outras instâncias de socialização além da escola formal. A família, a mídia, os grupos comunitários e religiosos também têm grande poder sobre a educação de um indivíduo e de grupos. Portanto… temos que ter esse cuidado para não pensarmos em políticas educacionais fragmentadas e deslocadas.
    Abraços!

  30. Luana de Medeiros Botelho

    EDUCAÇÃO FORMAL É MUITO, MAS NÃO É TUDO!!!! INSISTO, COMO EDUCADORA E PEDAGOGA EM FORMAÇÃO, FELIZMENTE, POR UMAS DAS MAIORES UNIVERSIDADES DESTE PAÍS – A USP: HÁ OUTRAS INSTÂNCIAS DE SOCIALIZAÇÃO QUE INFLUENCIAM MUITO E PROFUNDAMENTE A FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO E GRUPOS SOCIAIS!
    UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CONSEQUENTE PRECISA LEVAR ISSO EM CONTA – COMO SÃO AS FAMÍLIAS, O BAIRRO, AS RUAS, OS HOSPITAIS, A ROTINA, OS VALORES, A TELEVISÃO, A INTERNTE, A ALIMENTAÇÃO DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM AS ESCOLAS DO PAÍS???!!! QUAIS SÃO SEUS SONHOS E MOTIVAÇÕES??!!
    SEM LEVAR ISSO EM CONTA, FICA DIFÍCIL PENSAR UMA PROPOSTA EDUCATIVA QUE LEVE EM CONTA O ALUNO REAL!!! ESCOLA NÃO TEM QUE RESOLVER TUDO, TEM QUE DAR CONTA DAQUILO QUE DE FATO CONSEGUE DAR CONTA!! E ESTAR ARTICULADA A OUTRAS POLÍTICAS!!!
    ISSO SÓ É POSSÍVEL COM UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE, E COM O OLHO VIVO PARA O FUTURO QUE QUEREMOS CONSTRUIR!!! SE FICARMOS ACHANDO QUE SOMOS EUROPA, SÓ VAMOS CONTINUAR NO ERRO. QUAIS SÃO NOSSOS REAIS DESAFIOS??? QUAL A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS DE FATO? MENOS JULGAMENTO, E MAIS LUCIDEZ E INTELIGÊNCIA PRA OLHARMOS O BRASIL DE FATO, E FAZERMOS ALGO POR ELE.

  31. Caro
    Muitas vezes um resultado negativo nos mostra muita coisa.
    Mas não desanime o PSDB precisa muito de vc.
    Um grande abraço.
    Takashi

  32. jose ricardo di renzo

    Caro amigo,como um dos 31mil,te considero um tremendo vencedor-pela postura,pela tua historia,pela coragem.Hoje tenho certeza,que o futuro Congresso perde sem voce,mas embora exista gente que não entenda a luta continua as ideias tambem,e sempre tera valido a pena Abraços

  33. Raul, por ser a primeira vez que sai cand. a deputado federal, considerei (/amos) sua votação altamente expressiva. Vide os candidatos da Baixada não eleitos! Assim, considero-o um vitorioso. Tiriricas à parte, nosso Brasil e nosso estado ainda caminha a passos pequenos. Educação com certeza é tudo. Estou escrevendo “Educação & Mídia”, mostrando que nossos alunos aprendem na escola e “desaprendem” na mídia. Uma deve estar ligada à outra para não ficarmos nesse embate. Parabéns. Um grande beijo.

  34. marcia maria do sacramento

    Não votei no tiririca ,mas minha opinião de mãe com filhos no ensino médio do estado ,pois sou pobre,é a seguinte,Se os políticos pudessem dar acesso a universidade publica e ensino de primeira pros pobres ,pois são os ricos que conseguem isso apenas,talvez o povo vote certo ,pois sem estudo ,não sabe votar certo,´é lamentavel o que acontece na escola estadual dos meus filhos e os jovens que lá votam e não tem um ensino decente ,optaram pelo tiririca ,pois cansaram de ver pais e avós votando certo e não dando certo.EU PARTICULAMENTE CONVERSEI E ORIENTEI MINHA FILHA DE 16 ANOS NO SEU VOTO ,PORÉM NEM TODOS TEM ISSO E EU COMPREENDO QUEM VOTOU NO TIRIRICA ,ISSO É O REFLEXO DO POVO QUE SOFRE E QUE NÃO ACREDITA MAS EM NADA.

  35. “A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado.” Ghandi. Desde que li uma matéria em jornal de grande circulação classificando o projeto de um deputado para voltar a ser obrigatória aulas de OSPB, como um projeto inútil, tive noção do tamanho da ignorância em nosso país quando se trata de tentar melhorar a educação, seja a básica, ou sobre assuntos políticos, também muito importante. Felizmente ainda temos abnegados que lutam por esta bandeira como você e o Senador Cristovam Buarque. Não desista, continue na luta, continuaremos te apoiando, um dia a gente chega lá. Abraços e boa sorte na próxima.

  36. …Caro Raul,

    Segue o lema: ” Não sou tucano mas voto no Raul Christiano!”

    Abs.,

    David

  37. Lula Terras

    Caro Raul
    Não vejo motivos para desalentos. O Brasil é muito grande e por isto, injusto para os que atuam pelas idéias. Mais uma vez o poder econômico e o jogo de interesses mostraram sua força. Na condição de guerreiro tenho a certeza que você continuará nesta cruzada pela educação. Continuamos juntos, até a vitória.

  38. …OI AMIGO NÃO QUERO TRISTEZA!!!!…PERDEMOS A BATALHA MAS NÃO A GUERRA E CONTINUAREI NO PSDB SE VOCÊ ESTIVER…. CASO CONTRÁRIO TE SEGUIREI…VIREI SEU kARMA(+)É OBVIO RS..RS..RS…
    ….AGORA VAMOS Á UMA HISTORINHA: NÃO ESQUEÇA DOS ENSINAMENTOS DOS SEUS VELHOS E GRANDES AMIGOS MARIO COVAS E lARA CONTINUE COLOCANDO EM PRÁTICA O QUE APRENDEU ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS…QUANTO A SUA FILHA NEM Á CONHEÇO MAS É LINDA E ILUMINADA…EDUCAÇÃO É TUDO SIM…SÓ QUE POUCOS SABEM O VERDADEIRO SIGNIFICADO…EDUCAR É CULTIVAR NA CRIANÇA A CAPACIDADE DE SUPERAR DIFICULDADES. A VERDADEIRA EDUCAÇÃO CONSISTE EM CULTIVAR NA CRIANÇA A CAPACIDADE DE SUPERAR DIFICULDADES QUANDO OS PRÓPRIOS PAIS PROCURAM ANDAR NO CAMINHO FÁCIL, EVITANDO AS DIFICULDADES, O FILHO TAMBÉM PASSA A TER ESSA ATITUDE MENTAL, POIS A MENTE DA CRIANÇA REFLETE O PENSAMENTO DOS PAIS PORTANTO, É ESSENCIAL QUE OS PAIS MUDEM SUA ATITUDE MENTAL….
    …AOS QUE JULGAREM QUE SE TENHA DADO EXCESSIVA ÊNFASE AO ASPECTO MORAL DA EDUCÇÃO NESSA CAMPANHA, ALEGO QUE O DÉFICIT EVOLUTIVO DA HUMANIDADE, NESSE SETOR, JUSTIFICA PLENAMENTE ESSE EMPENHO. PELO ESTADO ATUAL DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, TÃO AVANÇADA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E TÃO DECADENTE E INFELIZ, PODE-SE AVALIAR FACILMENTE O QUANTO O INTELECTO PODE SE DESVIAR, SE O HOMEM NÃO SE ESFORÇAR EM RESPEITAR AS LEIS MORAIS NECESSÁRIAS E UNIVERSAIS, DIVINAS E ETERNAS. ALIÁS, QUEM COMPREENDER ESSA MENSAGEM SABERÁ QUE NÃO EXISTE EDUCAÇÃO VERDADEIRA SEM ELEVAÇÃO MORAL…O QUE É EDUCAÇÃO…EDUCAÇÃO É TODA INFLUÊNCIA EXERCIDA POR UM ESPÍRITO SOBRE OUTRO, NO SENTIDO DE DESPERTAR UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO. ESSA INFLUÊNCIA LEVA O EDUCANDO A PROMOVER AUTONOMAMENTE O SEU APRENDIZADO MORAL E INTELECTUAL. TRATA-SE DE UM PROCESSO SEM QUALQUER FORMA DE COAÇÃO, POIS O EDUCADOR APELA PARA A VONTADE DO EDUCANDO E CONQUISTA-LHE A ADESÃO VOLUNTÁRIA PARA UMA AÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO.
    …EDUCAR É POIS ELEVAR, ESTIMULAR A BUSCA DA PERFEIÇÃO, DESPERTAR A CONSCIÊNCIA, FACILITAR O PROGRESSO INTEGRAL DO SER. O PROCESSO EDUCATIVO É SEMPRE UMA RELAÇÃO DE INDIVÍDUO PARA INDIVÍDUO. E ISSO POR DOIS MOTIVOS: PRIMEIRO PORQUE UMA INDIVIDUALIDADE SÓ SE RECONHECE COMO INDIVIDUALIDADE E PROGRIDE COMO TAL, QUANDO É RECONHECIDA E POSTA EM CONTATO COM OUTRA. SEGUNDO, PORQUE SÓ OCORRE INFLUÊNCIA POSITIVA NÃO-VIOLENTA ATRÁVES DO AMOR E O AMOR SÓ SE DÁ ENTRE DOIS SERES.
    UM EDUCADOR PODE AMAR MUITOS EDUCANDOS, MAS COM CADA UM DEVE ESTABELECER UMA RELAÇÃO INDIVIDUAL. AMAMOS INDIVIDUOS E NÃO MASSAS OU GRUPOS. AMAR ALGUÉM É CONHECÊ-LO PROFUNDAMENTE, É INTERESSAR-SE PELA SUA FELICIDADE E PELO SEU PROGRESSO. POR ISSO, O AMOR VERDADEIRO É SEMPRE EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO VERDADEIRA É SEMPRE UM ATO DE AMOR. O AMOR NÃO É UM APETRECHO, UM ASPECTO DA EDUCAÇÃO. A RELAÇÃO ENTRE AMOR E EDUCAÇÃO É INTRISECA, INDISSOCIÁVEL E ISSO AMIGO SÓ ALMAS ILUMINADAS COMO Á SUA ENXERGAM NESSE MEIO POLÍTICO…PORTANTO NÃO ERA O SEU MOMENTO… ESSA EGRÉGORA QUE VAI REINAR MOMENTÂNEAMENTE NÃO FAZ PARTE DA SUA EVOLUÇÃO..VOCÊ É LUZ….MIL BEIJOS DA SUA ETERNA AMIGA LILI….

  39. Christina e Mauricio

    Oi Amigo Raul!
    Lamentamos pela eleição.
    O voto de nossa familia será sempre seu.Temos a certeza que você não desistirá do nosso País.Continuamos acreditando na educação e temos convicção que sempre contaremos com você.Muito do nosso carinho!

  40. Educação não e tudo, se deixarmos de levar tudo da vida real para as salas de aulas

    Precisamos por no ar um movimento em favor da reforma política

    Para servir como mais um motivador educacional

    Para ser político não precisa de nada
    Para concorrer a um cargo político precisa ter cursado uma faculdade, fazer uma especialização

    Se inscrever no primeiro concurso publico privado, passar fazer MB sobre o Brasil, para ficar habilitado a disputar um cargo publico na política

    Dar fim ao voto obrigatório, votar pela internet, com um sistema distrital, ai adeus aos futuros aventureiros amarrados pelo cabresto das velhas raposas

    Isso foi produzido fazendo entrevistas com alunos fora das salas das aulas durante o horário de aula, e aos moradores de ruas em especial aos viciados

    Foi perguntado por que não estavam estudando, disseram que para ser político não precisa de nem uma qualificação

    Existem as exceções, mas na medida em que o tempo vai passando a evolução vinda, vai diminuindo espaço

    http://www.aconteceuisso.blogspot.com e um perigo para educação se isso tiver no ar

  41. É, Raul, como já ouvimos tantas vezes: “ao povo, pão e circo”. Pão, nem que seja embolorado ou amanhecido. Circo, nem que seja em forma de “Tiriricas” ou estádios de futebol. Educação, prá quê? É melhor ter um povo analfabeto, porque assim eles não raciocinam e ignoram a política. Em lugares em que fiz o Projeto “Universidade Solidária, ouvi de uma mulher bêbada. “Meu voto vai ser prá fulan. Eu vou beber ele na cachaça que já me prometeu!!!!” Beijo, querido.

  42. Raul
    Educação é tudo sim, me identifiquei com você desde a primeira vez que nos encontramos. Sua campanha foi limpa, honesta, o resultado é que prova que a educação de um país é tudo, quando as pessoas tiverem um pouco mais de educação e cultura saberão escolher melhor seus candidatos, pessoas que defendam seus interesses e que as façam crescer e se desenvolver. Me sinto frustada por ver determinadas pessoas ocupando lugares em que não estão qualificadas e preparadas e que só enxergam recompensas financeiras, isso precisa acabar, e só através da educação isso ocorrerá. Gosto muito de você e te admiro muito. Um forte abraço da sua eleitora

  43. Carísimo Raul, tua filha tem razão no comentário. Fico triste com o que vem ocorrendo. Total falta de educação; falta de respeito…. Estão de “palhaçada”, não é não ???. Como já disseram lá atras: “O Brasil não é um país sério”.
    Saúde e Força. Bração.
    Silva / Santos

  44. Olá Raul.

    Não me ufano por ser brasileiro embora ame meu país.
    Considero sua votação muito boa pois tenho certeza que seus quase 35.000 eleitores o escolheram por conhecer sua história e acreditar em suas propostas.
    Não podemos nos esquecer que convivemos diariamente com pessoas jogando lixo na cidade com a maior naturalidade.
    Quando falamos em educação no Brasil o buraco é mais embaixo, bem mais.
    Vambora que a missão é árdua mas a causa é nobre.

    Abraços,

    Eduardo Santini

  45. Querido Raul

    Os mais de um milhão de votos jogados ao “léo” é a prova de que “Educação é tudo” se faz necessário e urgente!
    Vc é necessário!
    Grande Abraço

  46. Marcelo Torres

    Prezado Raul,
    Posso lhe garantir que um grande homem não se faz de urnas mas de ideias, e não tenho duvida que voce é um homem de ideias. Sua missão ainda não terminou até porque voce como disse tem ideais democráticos que sempre nortearam a minha militância social, política e partidária e não vai deixar de te-las. Não podemos deixar de considerar que se perde uma batalha mas nunca a guerra. Pode sempre contar comigo. Um forte abraço.

  47. Infelizmente os resultados das urnas mostraram o total descaso da população com a política, e esse descaso fez com que uma piada sem graça ficasse ainda pior, Tiririca eleito o Deputado Federal mais votado de 2010 e o Raul Christiano que merecia tal confiança e apoio ainda não teve o devido reconhecimento. As pessoas se esquecem que sem bons políticos não há boa política e que não dá pra crucificar todos em decorrência dos atos da maioria, o Congresso teria com o Raul mais um defensor da Educação, da Ética, do Povo e da Moral. Devemos agora nos unir e nos organizar para fazer a mudança acontecer, pois a educação só não é a prioridade daqueles que preferem manipular a massa desinformada e ignorante políticamente, como se fossem gado.

  48. Cara Luana,
    Me qualifiquei a partir de meus diplomas e conhecimentos pois se eu dissesse os trabalhos voluntários que já fiz país a fora, se eu citasse que já trabalhei como garçonete e camareira ou até mesmo que já passei fome, isso não mostraria que entendo mais de política do que a maioria dos jovens da minha idade. Se você soubesse o que já passei e tudo que consegui conquistar (faculdades e inglês são conquistas que me orgulho muito) você pediria de fato para que eu ficasse no Brasil e servisse de exemplo para a grande maioria de jovens que na primeira dificuldade resolvem optar por bebidas e drogas, algo que não fiz e não faço!
    Escrevi que desisti do debate com a mãe da minha amiga para encurtar o comentário, pois quando citei o mensalão e escandalos brasileiros ela simplesmente me disse: ”Ah deixa roubarem, vou ajudá-los a roubarem mesmo assim”
    você quer o que? que eu sente e bata palma?
    Citei que ela é de classe inferior pois esta é a classe com menos acesso às informações e em casos como esses ELES NÃO QUEREM SABER SOBRE POLÍTICA, foi isso que ela me respondeu, que ela não queria saber, e isso é o que mais me preocupa ou vc acha que o TIRIRICA foi eleito por qual tipo de eleitor? O que se preocupa com o futuro do Brasil ou o que ”não quer saber de política”? Que só quer saber de palhaçada?
    Se você está feliz em pagar 40% do seu salário para nem poder sair com uma correntinha de ouro na rua (para não ser assaltada e o que é pior correr o risco de ser assassinada por tão pouco), para ver o estado lamentável de estradas, para ver seu proximo passando fome morando em locais que nem animais deveriam morar, me desculpe, eu não estou!! por isso me revolto com o Brasil!!!!!!! Um país de ladrões (vide impostos) está realmente LONGE de me representar.. espero que o TIRIRICA (ele sabia o que fazia um deputado a dois anos atrás?) esteja te representando bem, pois a mim não está!

  49. Querido Raul,só me manifesto agora pois fiquei muito triste.Por vc,por mim ,por todos os que ainda acreditam em políticos como vc.Falar da sua integridade como homem e políco não se faz necessário(vide todos os comentários acima).Só teremos um Brasil possível com investimentos,reformas e ideiais pela educação.Os milhares de votos que vc recebeu reafirmam a ignorancia lamentável do nosso povo e o desinteressedos que detêm o poder em mudar essa trite realidade.Se para eles “Educação fosse tudo,nosso inacreditável presidente,não estamparia as páginas dos principais meios de comunicação internacionais.Não lamente,antes,agradeça à Deus por mais uma vez não fazer parte da canalha que forma nosso Congresso.O que ELE tem reservado para vc é muito maior,é proporcinal ao seu valor como pessoa:homem dos mais íntegros,maridoexemplar,pai dedicado,amigo fiel e políco sério.Vc faz política como faz poesia:com sensibilidade,compromisso e vocação.Vc fz políca como quem faz arte,botando toda sua emoção e é isso que o diferencia e o torna tão especial.O Brasil não esta proto para vc ainda.Continue,sem nunca se desviar de seus ideais.Todo meu carinho,respeito e admiração.Sua cunhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *